Configurações de significado do corpo acadêmico de educação superior com relação aos princípios de inclusão e diversidade
DOI:
https://doi.org/10.22235/pe.v17i2.4006Palavras-chave:
educação superior, corpo acadêmico, diversidade, inclusãoResumo
A compreensão dos princípios de inclusão e diversidade é um processo dialógico e recursivo que os sujeitos constroem e reconstroem ao longo de suas trajetórias de vida. Os dissensos críticos sobre inclusão são entendidos a partir das relações de alteridade, vista como um processo interpelativo. Por sua vez, a diversidade é entendida como um processo de reconhecimento das diferenças e diversidades dos sujeitos. O objetivo da pesquisa é desvendar a configuração de significado em relação à inclusão e à diversidade a partir dos discursos ativos do corpo acadêmico que forma educadores com base nas experiências vividas. A pesquisa foi enquadrada em um paradigma interpretativo de natureza qualitativa, com um delineamento fenomenológico hermenêutico. Foi utilizada uma amostra de conveniência de dez participantes e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os participantes configuram o significado de inclusão e diversidade como um espaço multifatorial para a expressão da singularidade, no qual o corpo acadêmico e os estudantes podem expressar sua diversidade como elemento enriquecedor do processo educacional. Isso ocorre por meio da construção de experiências formativas que respondem a um desenho universal de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
Álvarez, G., & Álvarez Díaz, A. (2021). Feminización de la lengua y lenguaje inclusivo. Una mirada interdisciplinaria. Atenea, 26(523), 381–392. https://doi.org/10.29393/atat523-430gafl10430
Álvarez-Castillo, J. L., Hernández-Lloret, C. M., González-González, H., Espino-Díaz, L., & Fernández-Caminero, G. (2021). Exploring the status of diversity in policies and practices of Spanish universities. An asymmetric dual model. Heliyon, 7(3), e06450. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06450
Arias, A. (2020). Diferencia y diversidad encarnada en la discapacidad. Las diferencias como experiencia de conocimiento pedagógico en la escuela. Editorial Santillana.
Armijo-Cabrera, M. (2018). Deconstruyendo la noción de inclusión: un análisis de investigaciones, políticas y prácticas en educación. Revista Electrónica Educare, 22(3), 151-176. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.8
Bárcena, F., & Mèlich, J. (2000). La Educación como acontecimiento ético. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Paidós.
Berger, P., & Luckmann, T. (2003). La construcción social de la realidad. Antropología del dolor. Cultura Libre.
Bisquerra, R. (2009). Metodología de la Investigación Educativa. La Muralla.
Booth, T., & Ainscow, M. (2000). Índice de Inclusión. Center for Studies on Inclusive Education.
CAST. (2008). Universal Design for Learning Guidelines version 1.0. Wakefield
Castro, R., & Contreras, P. (2021). Co-enseñanza y Relaciones de Alteridad en Educación. Ediciones UCSC.
De la Cruz, G. (2016). Justicia Curricular: Significados e implicaciones. Sinéctica, 46, 1-23. https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/616
Derrida, J. (2020, 23 de junio). ¿Qué es la deconstrucción?, un texto de Jacques Derrida. Malsalvaje. https://malsalvaje.com/2020/06/23/que-es-la-deconstruccion-un-texto-de-jacques-derrida/
Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Reis-Jorge, J. (2023). Percepciones de los profesores sobre los desafíos de la educación inclusiva en Portugal. Páginas de Educación, 16(2), 212-231. https://doi.org/10.22235/pe.v16i2.3314
Ferreira, M., & Reis-Jorge, J. (2022). Implementation of the legal framework for inclusive education in Portugal (Decree-Law 54/2018) – A qualitative assessment by primary and secondary school teachers. Journal of Pedagogy, 13(2), 55-76. https://doi.org/10.2478/jped-2022-0008
Fiuza-Asorey, M., Losada-Puente, L., Sierra-Martínez, S., & Baña, M. (2023). Luces y Sombras en la percepción del alumnado universitario acerca de la inclusión y diversidad. Educación XX1, 26(2), 141-164. https://doi.org/10.5944/educxx1.34475
Flick, U. (2015). El diseño de la investigación cualitativa. Morata.
Flores, R. (2009). Observando Observadores: Una introducción a las técnicas cualitativas de investigación social. Ediciones Universidad Católica de Chile.
García-Cano, M., Buenestado, M., Hinojosa, E. F., & Jiménez, A. (2022). Innovación docente para la igualdad y para la diversidad en las políticas universitarias de España. Aula Abierta, 51(1), 75–84. https://doi.org/10.17811/rifie.51.1.2022.75-
Gimeno Sacristán, J. (2010). La función abierta de la obra y su contenido. En J. Gimeno Sacristán (Ed.), Saberes e incertidumbres sobre el currículum (pp. 11-17). Ediciones Morata.
Green, J. (2012). Bajo la misma estrella. Dutton Book.
Jacobo, Z. (2008). Al encuentro con la diferencia-alteridad. Novedades Educativas, (210), 15-21.
Jacobo, Z., & Hernández, M. (2021). El carácter de interpelación de la “discapacidad”: Política y prácticas emergentes. Revista de Educación Especial, 34, e68. https://doi.org/10.5902/1984686X67662
Ketcham, C. (2019). Levinas on Forgiveness. Journal of Philosophy and Ethics, 1(1), 20-24. https://doi.org/10.22259/2642-8415.0101003
Lacan, J. (2010). El Seminario 5. Las Formaciones del Inconsciente. Paidós.
Martín, S. G., & Castiblanco, R. A. (2024). Identidad y relaciones de alteridad entre adolescentes: disquisiciones acerca de su construcción en el escenario digital. Contratexto, (41), 166-182. https://doi.org/10.26439/contratexto2024.n41.6640
Maxwell, J. (2019). Diseño de investigación cualitativa. Gedisa.
Mejía-Elvir, P. (2022). Estrategias inclusivas: atención al estudiantado con diversidad en educación básica, experiencia del profesorado hondureño. Innovaciones Educativas, 24(36), 131-145. https://doi.org/10.22458/ie.v24i36.3913
Ocampo, A. (2014). Consideraciones epistemológicas para una educación inclusiva. Investigación y Postgrado, 29(2), 83-111. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65848281005
Ocampo, A. (2024). Educación inclusiva: Un territorio de múltiples errores de aproximación. Revista Boletín Redipe, 13(1), 35-50. https://doi.org/10.36260/rbr.v13i1.2064
Packer, M. (2013). La ciencia de la Investigación Cualitativa. Universidad de los Andes.
Paz-Maldonado, E. (2018). La formación del profesorado universitario para la atención a la diversidad en la educación superior. IE Revista de investigación educativa de la REDIECH, 9(16), 67-82. https://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/ie_rie_rediech/article/view/108
Paz-Maldonado, E., Silva-Peña, I., & Shilling, C. (2023). Desafíos y reflexiones en la formación de docentes universitarios inclusivos: una indagación narrativa autobiográfica. Revista Brazileña de Educación Especial, 29(08), 473-488. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0008
Sandín, M. P. (2003). Investigación cualitativa en educación: fundamentos y tradiciones. Mc Graw Hill.
Seguel Arriagada, A., & Vera Sagredo, A. (2023). Sexual Identity: Configurations of meaning from active and prescriptive discourses of academics. RELIEVE, 29(1), 1-17. http://doi.org/10.30827/relieve.v29i1.26799
Seguel Arriagada, A., Torres-Valderrama, S., & Jiménez-Pérezz, L. (2024). Experiencias formativas en Ingeniería basadas en metodologías activas: Una Revisión Sistemática de la Literatura. Innovaciones Pedagógicas, 26(41), 261-281. https://doi.org/10.22458/ie.v26i41.5073
Skliar, C. (2007, 3-4 de mayo). La pretensión de la diversidad o la diversidad pretenciosa [Presentación de congreso]. Las perspectivas, los sujetos y los contextos en investigación educativa: VI Jornadas Institucionales, II Regionales y I Nacionales de Investigación Educativa, Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina. https://educacion.uncuyo.edu.ar/upload/skliar-pretensiondiversidadodiversidadpretenciosa.pdf
Skliar, C., & Larrosa, J. (2009). Experiencia y Alteridad en Educación. Homo Sapiens Ediciones.
Stryker, S. (2002). Symbolic Interactionism: A social structural version. Blackburn Press.
UAMVIDEOS. (2020, 2 de septiembre). Conferencia Magistral - La “discapacidad” y la digitalidad [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=0Dc12VyGw8s
van Manen, M. (2003). Investigación Educativa y Experiencia Vivida. Idea Books.
Vieyte, R. (2004). Metodología de la Investigación en Organizaciones, Mercado y Sociedad. Editorial de las Ciencias.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Páginas de Educación
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.