Tensões e desafios da liderança educacional escolar pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v17i1.3625

Palavras-chave:

administração educacional, diretores educacionais, desafios estratégicos, tensões sociais, pós-pandemia, treinamento em gestão escolar

Resumo

O texto se enfoca na análise de algumas tensões-chave na educação escolar latino-americana, com referência especial ao caso chileno, que surgiram após a pandemia da COVID-19 e que estão relacionadas a situações críticas prévias. A partir disso, são identificadas as tensões intrassistema, a saber, a queda significativa na aprendizagem, o aumento crescente da desescolarização e as situações críticas de convivência nas escolas, para em seguida abordar questões de macropolíticas, relacionadas à rigidez do Estado, à perda de valor social da escola, das autoridades e dos professores, e às novas demandas às quais a escola não sabe como responder. Esses elementos geram grandes desafios para a implementação de novos projetos e de práticas escolares que os líderes educacionais precisam considerar diante das crescentes e simultâneas tarefas que precisam cumprir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abizanda, B., Almeyda, G., Arias Ortiz, E., Berlanga, C., Bornacelly, I., Bos, M. S., Díaz, E., Dueñas, X., Elacqua, G., Elías, A., Fernández-Coto, R., Frisancho, V., García Moreno, V., Hernández Cardozo, J., Hincapie, D., Margitic, J., Marotta, L., Mateo-Berganza Díaz, M. M., Morduchowicz, A. … Zoido, P. (2022). ¿Cómo reconstruir la educación postpandemia?: soluciones para cumplir con la promesa de un mejor futuro para la juventud. Banco Interamericano de Desarrollo. https://doi.org/10.18235/0004241

Agencia de Calidad de la Educación. (2023). Informe de resultados educativos 2022. Gobierno de Chile.

Agencia de Calidad de la Educación. (2024). Informe de resultados educativos 2023. Gobierno de Chile.

Aguilar, L. (2022). Acerca del gobierno. Propuesta de teoría. Tirant lo Blanch.

Álvarez, D., & Trujillo, F. (2023). Transformación y plan digitales de centro: El reto de la escuela en el siglo XX. Editorial Grao.

Ávalos, B. (2009). Los conocimientos y las competencias que subyacen a la tarea docente. En C. Vélez Medrano, & D. Vaillant (Coords.), Aprendizaje y Desarrollo Profesional Docente (pp. 67-78). Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

Ávalos, B. (2010). Educational Change in Chile: Reform or Improvements? (1990–2007). En A. Hargreaves, A. Lieberman, M. Fullan, D. Hopkins (Eds.), Second International Handbook of Educational Change (pp. 383–396). Springer. https://doi.org/10.1007/978-90-481-2660-6_22

Ávalos, B. (2018). La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios Pedagógicos, 40(Especial), 11-28. https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000200002

Ávalos, B., & Valenzuela, J. P. (2016). Education for all and attrition/retention of new teachers: A trajectory study in Chile. International Journal of Educational Development, 49, 279-290. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2016.03.012

Banco Mundial. (2022, 19 de septiembre). El aprendizaje está en crisis: Dar prioridad a la educación y las políticas eficaces para recuperar el aprendizaje perdido. https://www.bancomundial.org/es/news/immersive-story/2022/09/16/learning-in-crisis-prioritizing-education-effective-policies-to-recover-lost-learning

Bellei, C. (2015). El gran experimento. Mercado y privatización de la educación chilena. LOM ediciones.

Bellei, C. (2020). Educación para el siglo XXI, en el siglo XXI. ¿Tomamos el tren correcto? En M. Corvera, & G. Muñoz (Eds.), Horizontes y propuestas para transformar el sistema educativo chileno (pp. 78 -103). Biblioteca del Congreso Nacional de Chile.

Canales, A., Claro, S., Cortés, F., Kuzmanic, D., Undurraga, E., & Valenzuela, P. (2022). Análisis de Resultados de Encuesta Nacional de Monitoreo de Establecimientos Escolares en Pandemia: Aprendiendo desde la realidad nacional. Informe de resultados del primer semestre. Ministerio de Educación; Universidad de Chile; Pontificia Universidad Católica de Chile. https://ciae.uchile.cl/index.php?page=view_recursos_ciae&langSite=es&id=716

Castro, E. (2023). Análisis de la oferta/demanda de vacantes en las carreras pedagógicas en las universidades chilenas de la macrozona sur 2013 -2022 [Tesis de Grado]. Universidad de Talca, Chile.

Centro de Estudios Mineduc. (2013). Medición la deserción escolar en Chile (Serie Evidencias N.º 15). Ministerio de Educación del Gobierno de Chile.

Centro de Estudios Mineduc. (2023a). Inasistencia escolar en el contexto de la pandemia COVID-19: Resultados de la consulta piloto aplicada a apoderados/as en el año 2022 (Serie Evidencias N.º 56). https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/19403

Centro de Estudios Mineduc. (2023b). Situación de la desvinculación y la asistencia, año 2022 (Serie Apuntes N.º 25). https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/19346

Centro de Estudios Mineduc. (2023c). Tendencias longitudinales de la matrícula escolar 2018-2022 (Serie Apuntes N.º 26). https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/19411

Centro de Investigación Avanzada en Educación, Centro de Investigación Educación Inclusiva, & EduGlobal. (2020). COVID-2019. Nuevos Contextos, Nuevas Demandas y Experiencia Docente en Chile: La Enseñanza vivida por 2.205 docentes de establecimientos educacionales del país. https://eduinclusiva.cl/wp-content/uploads/2020/10/CIAE-COVID-VFinal-1.pdf

Chile. (2011, 11 de agosto). Ley n.º 20.529. Sistema Nacional de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Parvularia, Básica y Media y su fiscalización. https://bcn.cl/2f7bt

Chile. (2015, 29 de mayo). Ley n.º 20.845 de inclusión escolar, que regula la admisión de los y las estudiantes, elimina el financiamiento compartido y prohíbe el lucro en establecimientos educacionales que reciben aportes del Estado. https://bcn.cl/2f8t4

Chile. (2016, 1 de abril). Ley n.º 20.903. Crea el Sistema de Desarrollo Profesional Docente. https://bcn.cl/3jdky

Chile (2017, 16 de noviembre). Ley n.º 21.040. Crea el sistema de educación pública. https://bcn.cl/2f72w

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2022). Estudio Económico de América Latina y el Caribe 2022. CEPAL.

Consejo para la Reactivación Educativa. (2023) Informe de Recomendaciones. https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2023/06/Informe_Recomendaciones_ConsejoReactivacionEducativa.pdf

Cortés, L., Egenau, P., Peters, H., & Portales J. (2020). Desafíos de la política pública en torno a la desescolarización y la exclusión educativa en Chile En M. T. Corvera, G. Muñoz (Eds.), Horizontes y propuestas para transformar el sistema educativo chileno (pp. 190-205). Biblioteca del Congreso Nacional de Chile.

Cox, C. (2012). Política y políticas educacionales en Chile 1990-2010. Revista Uruguaya de Ciencias Políticas, 21(1), 13-42. https://www.redalyc.org/pdf/2973/297325499002.pdf

Darling-Hammond, L., Schachner, A., & Edgerton, A. (2020). Restarting and reinventing school: Learning in the time of COVID and beyond. Learning Policy Institute.

Donoso-Díaz, S. (2021). Los nuevos Servicios Locales de Educación Pública en Chile: Desafíos del proceso de implementación inicial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(111), 378-398. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802691

Donoso-Díaz, S. (2023). Encrucijadas del modelo de desarrollo de la Educación Chilena en el primer cuarto del siglo XXI. DADOS, 66(1), e20200298. https://doi.org/10.1590/dados.2023.66.1.286

Donoso-Díaz, S., & Donoso, G. (2009). Políticas de Gestión de la Educación Pública Escolar en Chile (1990 -2010): Una evaluación inicial. Ensaio: Avaliaçao de Politicas Publicas em Educaçao, 17(64), 421-448. https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/506

Donoso-Díaz, S., & Reyes Araya, D. (2021). La Educación Chilena ante la Crisis Sanitaria del COVID-19: balance preliminar desde la política educacional. En J. Gorostiaga, J. Almada, & S. Flach (Orgs.), Educación, desigualdad y pandemia en América Latina: miradas desde el campo de la política educativa (pp. 12-42). CIEPP.

Donoso-Díaz, S., Arias-Rojas, Ó., & Reyes-Araya, D. (2021). Presupuesto de Educación Pública y macropolítica educacional chilena: Hallazgos y debates. Cadernos de Pesquisa, 51, Artículo e07557. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7557/4285

EligeEducar, Centro UC Estudios de Políticas y Prácticas en Educación, Centro de Investigación Avanzada en Educación, & Fundación Reimagina. (2020). Situación de docentes y educadores en contexto de pandemia: Necesidades y proyecciones para la labor docente en el marco del escenario sanitario vigente. https://eligeeducar.cl/content/uploads/2021/08/docentespandemia.pdf

España, A. (2022). Un terremoto educacional: estimación de la brecha que dejó el cierre de las escuelas. Horizontal Chile. https://horizontalchile.cl/assets/uploads/2022/04/Un-terremoto-educacional-estimacio%CC%81n-de-la-brecha-que-dejo%CC%81-el-cierre-de-las-escuelas.pdf

Figueroa, C., Straub, C., Villalobos, C., Araneda, S., & González, R. (2021). Situación de Docentes y Educadores en Contexto de Pandemia: Oportunidades para mejorar condiciones laborales y aprendizajes pedagógicos (Serie de Policy Briefs N.º 29). Centro UC Estudios de Políticas y Prácticas en Educación. http://ceppe.uc.cl/images/contenido/policy-briefs/policy-brief29.pdf

Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. (2022). Estado Mundial de la Infancia 2021: En mi mente: Promover, proteger y cuidar la salud mental de la infancia. https://www.unicef.org/es/informes/estado-mundial-de-la-infancia-2021

Fundación Escuela Nacional de Evaluación E-Valuar; Fundación Compartir. (2014). Estudio sobre las motivaciones de los docentes, incentivos al mejoramiento y Premio Compartir al Maestro. https://www.compartirpalabramaestra.org/documentos/invescompartir/estudio-sobre-las-motivaciones-de-los-docentes-incentivos-al-mejoramiento-y-premio-compartir-al-maestro.pdf

Gaete, A., Castro, M., Pino, F., & Mansilla, D. (2017). Abandono de la profesión docente en chile: motivos para irse del aula y condiciones para volver. Estudios Pedagógicos 43(1), 123-138. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000100008

González, M. (2018). La deserción docente a la luz de las políticas públicas de Chile. Entramados: Educación y Sociedad, 5, 91-96. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6732498

González, M., Silva, I., Prech, A., KelchtermanS, G. (2020). Abandono docente en América Latina: revisión de la literatura. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 592-604. https://doi.org/10.1590/198053146706

Ibáñez, L. (2022). Análisis de las principales dinámicas intrafamiliares del trabajo educativo durante la pandemia. El caso del Liceo Bicentenario Pablo Neruda Parral [Tesis de Grado]. Universidad de Talca, Chile.

Izquierdo, S., & Ugarte, G. (2023). Crisis educacional escolar pospandemia. Puntos de referencia, (641). https://static.cepchile.cl/uploads/cepchile/2023/01/pder641_izquierdo_ugarte-1.pdf

Izquierdo, S., Granese, M., & Maira, A. (2023). Efectos de la pandemia en el bienestar socioemocional e los niños y adolescentes en Chile y en el mundo. Punto de referencia, (647). https://static.cepchile.cl/uploads/cepchile/2023/03/pder647_granese_etal.pdf

Jofré, G. (1988). El sistema de subvenciones en educación: la experiencia chilena. Estudios Públicos, (32), 193-237.

Juma, J. J., Ndwiga, Z. N., & Nyaga, M. (2021). Instructional leadership as a controlling function in secondary schools in Rangwe Sub County, Kenya: Influence on students’ learning outcomes. Educational Management Administration & Leadership, 51(1), 174114322110152. https://doi.org/10.1177/17411432211015228

Kauhanen, L., Wan Mohd, Y., Lempinen, L., Peltonen, K., Gyllenberg, D., Mishina, K., Gilbert, S., Bastola, K., Brown, J., & Sourander, A. (2023). A systematic review of the mental health changes of children and young people before and during the COVID-19 pandemic. European Child & Adolescent Psychiatry, 32(6), 995-1013. https://doi.org/10.1007/s00787-022-02060-0

Larraguibel, M., Rojas-Andrade, R., Halpern, M., & Montt, M. E. (2021). Impacto de la pandemia por COVID en la salud mental de los prescolares y escolares en Chile. Revista Chilena de Psiquiatría y Neurología de la Infancia y la Adolescencia, 32(1), 12-21. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1377551

Leithwood, K., & Duke, D.L. (2009). Mapping the conceptual terrain of leadership: A critical point of departure for cross-cultural studies. Peabody Journal of Education, 73(2), 31-50.

Masschelein, J., & Simons, M. (2014). En Defensa de la Escuela. Una Cuestión Pública. Miño y Dávila.

Mazzucato, M., & Penna, C. (2020.) La Era de las Misiones. Banco Interamericano de Desarrollo.

Ministerio de Educación. (2022). Política de Reactivación Educativa Integral "Seamos Comunidad”. https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2022/05/PoliticaSeamosComunidad.pdf

Moorhouse, B., & Wong, K. (2022). The COVID19 Pandemic as a catalyst for teacher pedagogical and technological innovation and development: Teachers' perspectives. Asia Pacific Journal of Education, 42(sup.1), 105-120. https://doi.org/10.1080/02188791.2021.1988511

Moreira-Arenas, A. (2021). Una respuesta a la pandemia: innovación educativa en las escuelas chilenas. Revista Saberes Educativos, (7), 60-72. https://doi.org/10.5354/2452-5014.2021.64184

Muñoz, E. (2022). Cambios experimentados en las dinámicas intrafamiliares durante la pandemia muestra Liceo Politécnico Pedro Aguirre Cerda de Cauquenes [Tesis de Maestría, Universidad de Talca]. DSpace. http://dspace.utalca.cl/handle/1950/13086

Núñez, I. (2015). Educación chilena en la República: Promesas de universalismo y realidades de inequidad en su historia. Psicoperspectivas, 14(3), 5-16. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol14-Issue3-fulltext-617

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia, Banco Mundial, & Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. (2022a). De la recuperación del aprendizaje a la transformación de la Educación. https://www.unicef.org/es/blog/de-recuperacion-aprendizaje-a-transformacion-educacion

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia, & Banco Mundial (2022b). Where are we on Education Recovery? https://www.unicef.org/reports/where-are-we-education-recovery

Peñafiel, L. (2021). Panorama económico, político y sanitario de América Latina y el Caribe al comienzo de la pandemia del COVID-19. Lecturas de Economía, 95, 11-44. https://doi.org/10.17533/udea.le.n95a344608

Portales-Olivares, J., Cortés-Rojas, L., & Peters-Obregón, H. (2019). Desescolarización, exclusión educativa y el desafío del reingreso escolar en Chile. Revista Saberes Educativos, (3), 143-151. https://doi.org/10.5354/2452-5014.2019.53792

Salvo, C. (2022). Dinámicas intrafamiliares del proceso educativo en el hogar durante la crisis sanitaria en la escuela José Matta Callejón de Parral [Trabajo de grado]. Universidad de Talca, Chile.

Sandel, M. (2021). La tiranía del mérito ¿Qué ha sido del Bien común? Random House Mondadori.

Schiefelbein, E. & Farrell, J. (1982). Eigth Years of their lives. International Development Research Center.

Terigi, F. (2009) Las trayectorias escolares. Del problema individual al desafío de la política educativa. Ministerio de Educación de la Nación.

Trucco, D., & Palma, A. (2020). Infancia y Adolescencia en la era digital: un informe comparativo de los estudios de Kids Online del Brasil, Chile, Costa Rica y el Uruguay. CEPAL. https://www.cepal.org/es/publicaciones/45212-childhood-and-adolescence-digital-age-comparative-report-kids-online-surveys

UNICEF Office of Research Innocenti. (2021). Life in lockdown. Child and adolescent mental health and wellbeing in the time of COVID-19. https://www.unicef.org/innocenti/reports/life-in-lockdown

Villegas, E. (2022). Análisis de las principales dinámicas intrafamiliares del trabajo educativo durante la pandemia. El caso del liceo Claudina Urrutia de Cauquenes [Tesis de Maestría, Universidad de Talca]. DSpace. http://dspace.utalca.cl/handle/1950/13088

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Donoso-Díaz, S. (2024). Tensões e desafios da liderança educacional escolar pós-pandemia. Páginas De Educación , 17(1), e3625. https://doi.org/10.22235/pe.v17i1.3625

Edição

Secção

Dossier: Imaginando un liderazgo educativo para un mundo nuevo

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.