Responsabilidade social do treinamento pós-graduação: opinião de uma coorte de especialistas em disfunção funcional.
DOI:
https://doi.org/10.22235/pe.v13i2.2189Palavras-chave:
reflexión epistemológica, post título, kinesiología, necesidades educacionales, práctica profesionalResumo
Introdução: O estudo investiga a argumentação de uma coorte de estudantes no início de sua pós-graduação. No caso de profissionais que buscam maior validação, vale a pena conhecer o alcance que a reflexão epistemológica proporciona em um quadro institucionalizado que tradicionalmente é desfavorável para eles. Materiais e métodos: Com o consentimento dos alunos da Disfunção Ventilatória pós-título 2018 e através da construção de um estudo modificado que anteriormente recebia o apoio de conteúdos cognitivos, procedimentais e atitudinais relacionados ao assunto, foi realizada uma análise de conteúdo, que procedeu à identificação das categorias consideradas relevantes para a obtenção do status de perícia profissional. Resultados: Nas descobertas, o reconhecimento explícito das bases epistemológicas é atribuído e destacado aos fundamentos que organizam consequências e efeitos substantivos para o título do post em questão. Conclusões: são discutidas as variáveis relacionadas e necessárias para demarcar a especialidade e as conseqüências de sua responsabilidade social.
Downloads
Referências
Althusser, L. (1989). Ideología y aparatos ideológicos del estado (Notas para una investigación). En La filosofía como arma de la revolución (pp. 102-151). México D. F., México: Siglo XXI.
American Physical Therapy Association. (2015). Physical therapist practice and the movement system. Recuperado de https://www.apta.org/patient-care/interventions/movement-system-management/movement-system-white-paper
Artigas, A. (2012). Respiratory critical care HERMES syllabus: defining competencies for respiratory doctors. European Respiratory Journal, 39, 1294-1297. https://doi.org/10.1183/09031936.00056212
Atria, F. (2014). Derechos sociales y educación: un nuevo paradigma de lo público. Santiago de Chile, Chile: Ediciones LOM.
Emol. (2017). Escasas oportunidades: Conoce las carreras más saturadas en el mercado laboral chileno. El Mercurio Online. Recuperado de: https://www.emol.com/noticias/Nacional/2017/12/29/889184/Conoce-las-carreras-con-mayores-indices-de-saturacion-en-el-mercado-laboral-chileno.html
Bourdieu, P. y Passeron J. C. (1995). La reproducción: Elementos para una teoría de la enseñanza. Barcelona, España: Laia S.A.
Canales, M. (2014). Metodologías de investigación social: introducción a los oficios. Santiago de Chile, Chile: Ediciones LOM.
Chiappa, P., y Muñoz-García, A. L. (2015). Equidad y capital humano avanzado: Análisis sobre las políticas de formación de doctorado en Chile. Psicoperspectivas, 14(3), 17-30.
CONAKI. (6-7-8 septiembre 2018). Compartiendo conocimiento para una salud de calidad. Presentado en el XXI Congreso Nacional de Kinesiología. La serena-Coquimbo, Chile.
De Ibarrola, M., Sañudo L., Moreno, M. G., y Barrera, M. E. (2012). Los profesionales de la educación con formación de posgrado que México requiere. México D. F., México: IPN/Universidad Autónoma de Yucatán/Red de Posgrado en Educación/REDMIIE/ANEFEP.
Delgado-Domínguez, J. M., y Gutiérrez, J. (1999). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid, España: Editorial Síntesis.
Flick, U. (2007). Introducción a la Investigación Cualitativa. Madrid, España: Morata.
Gibbs, G. (2012). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Madrid, España: Morata.
Goldstein, M. S., Scalzitti, D. A., Craik, R. L., Dunn, S. L., Irion, J. M., Irrgang, J., Kolobe, T… Shields, R. K. (2011). The revised research agenda for physical therapy. Physical Therapy, 91(2), 165-174. https://doi.org/10.2522/ptj.20100248
Gramigna, A. (2005). La epistemología de la diferencia en la formación educativa. Perfiles Educativos, 27(1), 70-94. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982005000100005
Jara, J. (2019). Bioética: ¿Una estrategia biopolítica? (Tesis de Maestría). Universidad de Valparaíso, Chile.
Ley 725. Código Sanitario. (1967). Ministerio de Salud, Chile. Recuperado de https://www.minsal.cl/wp-content/uploads/2019/01/C.-Sanitario-Titulo-Preliminar-y-Libro-V.pdf
Maureira-Pareja, H. (2017). Síntesis de los principales elementos del Modelo Función – Disfunción del Movimiento Humano. REEM, 4(1), 7-24.
Medina-González, P., Muñoz-Cofré, R., Tapia-Gallardo, H., y Escobar-Cabello, M. (2014). Autonomía profesional del kinesiólogo: estrategias de problematización para el diagnóstico en contextos de un adulto mayor postrado. REEM, 1(1), 33-41.
Ministerio de Salud. (29 de enero de 2019). Proyecto: Modificación Código Sanitario, Libro V, “Del ejercicio de la medicina y profesiones afines”. Consejo Asesor [Presentación PowerPoint]. Recuperado de https://www.minsal.cl/wp-content/uploads/2019/01/Presentaci%C3%B3n-Consejo-Asesor-29012019.pdf
Muñoz-Cofré, R., Maureira-Pareja, H., Medina-González, P., Pinochet-Urzúa, R., Villarroel, G., Jalil, Y., Santander-Cabello, R., y Escobar-Cabello, M. (2017). El movimiento del sistema ventilatorio en la función-disfunción humana: Fundamentos de especialidad. Talca, Chile: Universidad Católica del Maule.
Organización Panamericana de la Salud. (2019). Salud Universal en el siglo XXI: 40 años de Alma-Ata. Informe de la Comisión de Alto Nivel. Recuperado de https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/50960/9789275320778_spa.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Pecarevic-Muñoz, M. (2017). DENAKE. Colegio de Kinesiólogos de Chile. Recuperado de: http://www.ckch.cl/colkine/denake/
Pitta, F., Mitchell, S., Chatwin, M., Clini, E., Emtner, M., Gosselink, R., Grant, K.M., Inal-Ince, D., Lewko, A., Oberwaldner, B., Williams, J., y Troosters, T. (2014). A core syllabus for post-graduate training in respiratory physiotherapy. Breathe, 10, 220 - 228.
Rodríguez, B. J., Moreno, V. C., Plaza, M. M., y Retamal, Y. C. (2017). Kinesiterapia Respiratoria en Pediatría. Revista Pediatría Electrónica, 14(1), 26-34. Recuperado de: http://www.revistapediatria.cl/volumenes/2017/vol14num1/pdf/KINESOTERAPIA_RESPIRATORIA_PEDIATRIA.pdf
Román, O., Señoret, M. (2008). Estado actual de las especialidades médicas en Chile: realidad en el sistema público no municipalizado. Revista Médica de Chile, 136, 99-106.
Schön, D. (2010). La formación de profesionales reflexivos: Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Madrid, España: Paidós/MEC.
Strauss, A. y Corbin, J. (2012). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín, Colombia: Universidad de Antioquía.
Vite-Pérez, M. (2000). La corrosión del carácter. Las consecuencias personales del trabajo en el nuevo capitalismo. Sociológica, 15(44), 229-232.
World Physiotherapy. (2020). Specialisation. Recuperado de https://world.physio/policy/ps-specialisation
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Páginas de Educación
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.