O documentário autorreferencial de Agnès Varda: à deriva de um “eu” com o mundo e sua história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v39.4300

Palavras-chave:

película documental, directora de cine, biografía, historia del cine, artes visuales

Resumo

O texto apresenta uma análise cinematográfica e contextual de três documentários da cineasta belga Agnès Varda: L'opéra-Mouffe (1958), Uncle Yanco (1968) e Daguerréotypes (1975) que representam a uma abordagem autorreferencial no cinema. A hipótese sustenta que, com base de reflexões feitas a partir de narrativas autorreferenciais, a diretora realizou uma série de filmes que exploram sua própria individualidade pessoal ao mesmo tempo em que apreendem e expõem elementos significativos de seu contexto social. São exploradas as circunstâncias que influenciaram a realização dos filmes, bem como os elementos de forma e conteúdo que deram origem a estas expressões criativas em três documentários pouco referenciados em textos académicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arfuch, L. (2013). Memoria y autobiografía. Exploraciones en los límites. Fondo de Cultura Económica.

Bellamy, A. (2023). El cine como ensayo entre lo literario y lo fílmico. ENAC.

Bénézet, D. (2014). The cinema of Agnès Varda. Resistance and eclecticism. Columbia University Press; Wallflower Press.

Bonner, V. (2013). The gleaners and “us”. The radical modesty of Agnes Varda´s Les Glaneurs et la glaneuse. En B. Keith & J. Sloniowski (Eds.), Documenting the documentary. Close readings of documentary film and video (pp. 494-506). Wayne State University Press.

Bruzzi, S. (2006). New Documentary. Routledge.

Cortés Solís, T. (2007). La autobiografía como narrativa. Tramas, (5), 267-278. https://tramas.xoc.uam.mx/index.php/tramas/article/view/95

Cuevas, E. (2005). Diálogo entre el documental y la vanguardia en clave autobiográfica. En C. Torreiro & J. Cerdán (Eds.), Documental y vanguardia (pp. 219-250). Cátedra.

Dilthey, W. (2014). Obras VII. El mundo histórico (Eugenio Ímaz, Trad.). Fondo de Cultura Económica.

Gasparini, P. (2012). La autoficción. Reflexiones teóricas. Arco Libros.

Geroulanos, S. (2017). Transparency in postwar France. A critical history of the present. California University Press.

Gleizer Salzman, M. (1997). Identidad, subjetividad y sentido en las sociedades complejas. Juan Pablos Editor.

Kline, T. (Ed). (2014). Agnès Varda. Interviews. University Press of Mississippi.

Lagos Labbé, P. (2011). Ecografías del “Yo”: documental autobiográfico y estrategias de (auto) representación de la subjetividad. Comunicación y Medios, (24), 60-80. https://doi.org/10.5354/rcm.v0i24.19894

Méndez García, R. (2024). La autorrepresentación en la obra documental de Agnès Varda: autorretrato y autobiografía cinematográfica en la Francia de la posguerra [Tesis de Grado, Universidad Nacional Autonóma de México]. TESIUNAM. https://tesiunam.dgb.unam.mx/

Merino, I. (2019). Agnès Varda. Espigadora de realidades y de ensueños. Filmoteca Vasca.

Minh-Ha, T. T. (1992). Framer Framed. Routledge.

Obrist, H.U., & Schorr, C. (2018, 5 de setiembre). The life and times of international treasure Agnès Varda. Interview Magazine. https://www.interviewmagazine.com/film/the-life-and-times-of-international-treasure-Agnès-varda

Puliu J., R. (2011). Women and mass consumer society in Postwar France. Cambridge University Press.

Rascaroli, L. (2017). How the essay film thinks. Oxford University Press.

Rascaroli, L. (2019). Cinewriting the self: The letter-film as self-portrait. En M. Tinel-Temple, L. Busetta, M. Monteiro (Eds.), From self-portrait to selfie. Representing the self in the moving image (pp. 23-46). Peter Lang.

Rodríguez Cascante, F. (2000). El género autobiográfico y la construcción del sujeto autorreferencial. Revista de Filología y Lingüística de la Universidad de Costa Rica, 26(2), 9-24. https://doi.org/10.15517/rfl.v26i2.4514

Sarlo, B. (2012). Tiempo pasado. Cultura de la memoria y el giro subjetivo. Una discusión. Siglo XXI.

Silva Carreras, A. (2016). Literatura del yo: reflexiones teóricas. Perspectivas de autor en el género autobiográfico. Káñina. Revista de Artes y Letras, 40(2), 149-158. https://doi.org/10.15517/rk.v40i2.26179

Tinel-Temple, M., Busetta, L., & Monteiro, M. (Eds.). (2019). From self-portrait to selfie. Representing the self in the moving image. Peter Lang.

Tranche, R., & García, N. (Ed.). (2006). De la foto al fotograma: fotografía y cine documental, dos miradas sobre la realidad. Ocho y Medio Libros de Cine.

Weintraub, J. K. (1975). Autobiography and Historical Consciousness. Critical Inquiry, 1(4), 821-848. https://www.jstor.org/stable/1342851

Filmografía

Morin E., & Rouch. J. (Directores). (1961). Chronique d´un été [Crónica de un verano] [Film]. Argos Films.

Rogosin, L. (Director). (1957). On the Bowery [En el Bowery] [Film]. Rogosin Films.

Rouch, J. (Director). (1958). Moi, un noir. [Yo, un negro] [Film]. Films de la pléïade.

Varda, A. (Directora). (1957). Ô saisons, Ô châteaux [Oh estaciones, oh castillos] [Film]. Films de la pléïade.

Varda, A. (Directora). (1958). Du côté de la côte [De costa a costa] [Film]. Argos Films; Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1958). L´opéra-Mouffe [La ópera Mouffe] [Film]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1961). Cléo de 5 à 7 [Cleo de 5 a 7] [Film]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1964). Salut les cubains [Saludos a los cubanos] [Film]. Pathé cinéma.

Varda, A. (Directora). (1965). Elsa la rose [Elsa la rosa] [Film]. Pathé cinéma.

Varda, A. (Directora). (1965). La bonheur [La felicidad] [Film]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1968). Uncle Yanco [Tío Yanco] [Film]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1969). Lions Love (…and lies) [Film]. Cinema Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1970). Black Panthers [Panteras negras] [Film]. Agnès Varda.

Varda, A. (Directora). (1975). Daguerréotypes [Daguerrotipos] [Film]. Cine Tamaris; L’institut de l’audiovisuel et la ZDF (Mainz).

Varda, A. (Directora). (1980). Murs murs [Film]. Cinema Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1981). Documenteur [Film]. Cinema Tamaris.

Varda, A. (Directora). (2007). Introduction from 2007 [Film; introducción para DVD de Uncle Yanco]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (2008). Les plages d’Agnès [Las playas de Agnès] [Film]. Cine Tamaris.

Varda, A. (Directora). (2019). Varda par Agnès [Varda por Agnès] [Film]. Cine Tamaris.

Publicado

2025-04-24

Como Citar

Méndez García, R. (2025). O documentário autorreferencial de Agnès Varda: à deriva de um “eu” com o mundo e sua história. Dixit, 39, e4300. https://doi.org/10.22235/d.v39.4300

Edição

Secção

Artigos de pesquisa

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.