Concentração da indústria audiovisual no Cone Sul: Um estudo dos mercados de streaming de vídeo, TV por assinatura e TV aberta na Argentina, Brasil e Chile (2018-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22235/d.v37i2.3344Palavras-chave:
concentração, serviços audiovisuais, streaming de vídeo, televisão, Cone SulResumo
Este trabalho estuda a concentração da indústria audiovisual em três países do Cone Sul (Argentina, Brasil e Chile) no período 2018-2020. São analisados os mercados de televisão por assinatura (provedores e sinais), serviços audiovisuais sob demanda de subscrição (subscription video on demand services, SVOD) e canais de televisão aberta. A metodologia é baseada em estudos de Economia Política da Comunicação, que analisam a concentração com base no índice CR4 para detectar os atores economicamente mais relevantes dentro de cada subsetor. O trabalho conclui que existem altos níveis de concentração no setor audiovisual: as quatro principais empresas detêm entre 80 % e 90 % dos mercados nos três países. Além disso, observa-se a tendência crescente do faturamento de SVOD e a queda da TV por assinatura e aberta. Adverte-se a tendência à centralização e à internacionalização dos atores globais que captam as receitas do sistema.
Downloads
Referências
Baker, E. (2007). Media Concentration and Democracy: Why Ownership Matters. Cambridge University Press.
Banco Mundial (s.f.-a). Población total. Recuperado el 29 de agosto de 2023, de https://datos.bancomundial.org/indicator/SP.POP.TOTL
Banco Mundial (s.f.-b). Crecimiento del PIB (% anual). Recuperado el 29 de agosto de 2023, de https://datos.bancomundial.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG
Becerra, M. & Mastrini, G. (2017). La concentración infocomunicacional en América Latina (2000-2015): nuevos medios y tecnologías, menos actores. Universidad Nacional de Quilmes.
Becerra, M. (2021). Accesos TIC 2000-2020 en Argentina ¿20 años no es nada? Conectividad y brechas en telecomunicaciones, Internet y TV paga en el siglo XXI. https://martinbecerra.files.wordpress.com/2021/06/accesos-tic-argentina-2000-2020-mb-jun2021.pdf
Becerra, M. & Mastrini, G. (2009). Los dueños de la palabra: acceso, estructura y concentración de los medios en la América latina del siglo XXI. Prometeo Libros.
Bizberge, A. (2020). Convergencia digital y políticas de comunicación en Argentina, Brasil y México (2000-2017). IEALC; Editorial El Colectivo.
De Moragas, M. (2011). Interpretar la comunicación. Estudios sobre medios en América y Europa. Gedisa.
Global Media and Internet Concentration Project. (s. f.). Methodology. How we do media concentration research. Recuperado el 17 de julio de 2023 de https://gmicp.org/about/methodology/
Gómez, R. & Birkinbine, B. (2021). Nuevos métodos para cartografiar la concentración de medios: Un análisis de redes de “joint ventures” de las compañías globales de medios. En F. Sierra Caballero (Ed.), Economía política de la comunicación. Teoría y Metodología (pp. 273-293). Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.
Instituto Nacional de Estadística y Censos. (2022). Resultados provisionales del Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2022. https://www.indec.gob.ar/indec/web/Nivel4-Tema-2-41-165
Iosifidis, P. (2010). Pluralism and Concentration of Media Ownership: Measurement Issues. Javnost - The Public, 17(3), 5-21. https://doi.org/10.1080/13183222.2010.11009033
Just, N. (2009). Measuring Media Concentration and Diversity: New Approaches and Instruments in Europe and the US. Media Culture Society, 31(1), 97-117.
Kirchheimer, M. & Rivero, E. (2021). Argentina: Pandemia, aislamiento y parálisis de la producción audiovisual. En Anuario OBITEL 2021: Ficción Televisiva Iberoamericana en Tiempos de Pandemia (pp. 65-99). Ed. Universidad Católica de Chile. https://doi.org/10.7764/obitel.21.S.3
Labate, L., Lozano, L., Marino, S., Mastrini, G., & Becerra, M. (2013). Abordajes sobre el concepto de concentración. En G. Mastrini, A. Bizberge & De Charras (Eds.), Las políticas de comunicación en el siglo XXI (pp. 139-174). La Crujía.
Llorens Maluquer, C. (2001). Concentración de empresas de comunicación y el pluralismo: la acción de la Unión Europea [Tesis Doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona]. CORA TDX. http://hdl.handle.net/10803/4095
Mastrini, G. (2013). Las industrias culturales en Argentina [Tesis doctoral inédita]. Universidad Complutense de Madrid.
Mastrini, G. & Becerra, M. (2006). Periodistas y Magnates. Estructura y concentración de las industrias culturales en América Latina. Prometeo Libros.
Mastrini, G. & Krakowiak, F. (2021). Netflix en Argentina: expansión acelerada y producción local escasa. Comunicación y Sociedad, Año 18, 1-23. https://doi.org/10.32870/cys.v2021.7915
Mattelart, A. (1977). Multinacionales y sistemas de comunicación. Siglo XXI.
Miège, B. (2006). La concentración en las industrias mediáticas (ICM) y los cambios en los contenidos. Cuadernos de Información y Comunicación, 11, 155-166.
Miguel de Bustos, J.C. (1993). Los grupos multimedia: estructuras y estrategias en los medios europeos. J.M. Bosch Editor.
Muraro, H. (1974). Neocapitalismo y comunicación de masa. Eudeba.
Noam, E. (2009). Media Ownership and Concentration in America. Oxford University Press.
Noam, E. (2016). Who owns the world's media? Media concentration and ownership around the world. Oxford University Press.
Pasquali, A. (1963). Comunicación y cultura de masas. UCV.
Quirós Fernández, F. (2021). La concentración de las empresas mediáticas. Una revisión de las metodologías para su estudio. En F. Sierra Caballero (Ed.), Economía política de la comunicación. Teoría y Metodología (pp. 189-225). Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.
Rahman, K. S. (2018). The New Utilities: Private Power, Social Infrastructure, and the Revival of the Public Utility Concept. Cardozo Law Review, 39(5), 1621-1689. https://cardozolawreview.com/the-new-utilities-private-power-social-infrastructure-and-the-revival-of-the-public-utility-concept/
Thierer, A. (2005). Media Myths: Making Sense of the Debate Over Media Ownership. Progress & Freedom foundation.
Wasco, J. (2005). Studying the political economy of media and information. Comunicação e Sociedade, 7, 25-48.
Winseck, D. (2019). Media Concentration in the Age of the Internet and Mobile Phones. En M. Deuze, & M. Prenger (Eds.), Making Media: Production, Practices, and Professions (pp. 175-192). Amsterdam University Press.
Zallo, R. (2011). Retos actuales de la economía crítica de la comunicación y la cultura. En L. Albornoz (Comp.), Poder, Medios, Cultura. Una mirada crítica desde la economía política de la comunicación (pp. 17-60). Paidós.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Dixit
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A partir da edição 32, todo o conteúdo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
As edições número 29-31 estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os conteúdos correspondentes às edições número 28 e anteriores estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.