La disrupción de lo presencial a lo virtual. Percepciones de los directores de docencia sobre el uso de plataformas digitales en contexto de pandemia en una universidad del norte de Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v14i2.2607

Palavras-chave:

Ensino remoto de emergência, prática educacional, educação virtual, ensino superior, covid-19

Resumo

Como resultado da pandemia global Covid-19, a prática educacional em diferentes níveis do sistema foi alterada e submetida a uma situação de contingência que obrigou os professores a usarem ferramentas e estratégias tecnológicas para o ensino em um contexto virtual. O objetivo deste estudo é descrever a transição do ensino presencial para uma emergência remota e as dificuldades que este apresenta para os acadêmicos da Universidade Arturo Prat, em termos da utilização das tecnologias disponíveis para o desenvolvimento da atividade docente em o contexto da pandemia. Atendendo ao objetivo anterior, optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa, para caracterizar a disposição e os problemas que os acadêmicos apresentavam diante do ensino a distância. Os resultados mostram que os acadêmicos transferiram o formato de suas aulas presenciais para a virtualidade, o que está impactando no desenvolvimento da aprendizagem e na aquisição de competências dos alunos. Da mesma forma, demonstra-se um uso diferenciado das tecnologias digitais disponíveis em função das faixas etárias dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Badia, A. (2020). La mediación pedagógica y tecnológica para el desarrollo de competencias. En A. Sangrà (Coord.), Decálogo para la mejora de la docencia online. Propuestas para educar en contextos presenciales discontinuos (pp. 138-149). Editorial UOC.

Bentes, J., Ortiz, L., & Cuadra, F. (2017). Las TIC en la integración curricular transversal del quehacer educativo. Conhecimento & Diversidade, 9(17), 48-60. https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/3736

Buckingham, D. (2006). La educación para los medios en la era de la tecnología digital. Trabajo presentado en el congreso del décimo aniversario de MED La sapienza di comunicare. Roma, Italia.

Cea, F., García Hormazábal, R. A., Turra Chico, H., Moya Figueroa, B., Sanhueza Jara, S., Moya Sobarzo, R., & Vidal Hernández, W. A. (8 de junio de 2020). Educación online de emergencia: Hablando a pantallas en negro. CIPER-Chile. https://www.ciperchile.cl/2020/06/08/educacion-online-de-emergencia-hablando-a-pantallas-en-negro/

Delgado, K. (2020). La conectividad como recurso de aprendizaje durante la emergencia en los países de América Latina. En I. Aznar, M. Cáceres, J. Marín, & A. Moreno (Coords.), Desafíos de la investigación educativa durante la pandemia Covid-19 (pp. 70-77). Editorial Dykinson.

Goodyear, P. (2005). Educational design and networked learning: Patterns, pattern languages and design practice. Australasian journal of educational technology, 21(1), 82-101. https://doi.org/10.14742/ajet.1344

Gutiérrez, A., & Tyner, K. (2012). Educación para los medios, alfabetización mediática y competencia digital. Comunicar, 19(38), 31-39. https://doi.org/10.3916/C38-2012-02-03

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). La diferencia entre la enseñanza remota de emergencia y el aprendizaje en línea. En A. Cabrales, A. Graham, P. Sahlberg, C. Hodges, S. Moore, B. Lockee, T. Trust, A. Bond, D. Lederman, J. Greene, J. Maggioncalda, L. Soares, G. Veletsianos & J. Zimmerman (Coords.), Enseñanza de emergencia a distancia: textos para la discusión. (pp. 12-22). The Learning Factor.

Jiménez, I. (2020). Rasgos y tendencias de la Didáctica con TIC: retos a partir de la nueva ecología del aprendizaje. Estudios Pedagógicos, 46(2), 215-229. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000200215

López, M., & López, A. (2013). Los enfoques de aprendizaje, revisión conceptual y de investigación. Revista Colombiana de Educación, 64, 131-153. https://doi.org/10.17227/01203916.64rce131.153

Maina, M. (2020). E-actividades para un aprendizaje activo. En A. Sangrà (Coord.), Decálogo para la mejora de la docencia online. Propuestas para educar en contextos presenciales discontinuos (pp. 81-98). Editorial UOC.

Ministerio de Educación de Chile. (2020). Mineduc lanza nueva oferta formativa para apoyar a la comunidad docente en el contexto de emergencia sanitaria. https://www.mineduc.cl/desarrollo-docente-en-linea/

Ministerio de Salud de Chile. (2020). Plan de acción Corona virus Covid 19. http://epi.minsal.cl/plan-de-accion-coronavirus-2019-ncov/

Organización Mundial de la Salud. (2019). Brote de enfermedad por coronavirus (COVID-19). https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019?gclid=CjwKCAiAu8SABhAxEiwAsodSZNX2YF0X3dggMvYEpLEaKgPymQzifZuFKgZMdOCrtp1rzDQxo5uE2RoCe9YQAvD_BwE

Palacios, A., & Barroso, J. (2020). Innovación y uso de la tecnología digital. Estudio de la Competencia digital docente. En I. Aznar, M. Cáceres, J. Marín, & A. Moreno (Coords.), Desafíos de la investigación educativa durante la pandemia Covid-19 (pp. 196-206). Editorial Dykinson.

Pardo, H., & Cobo, C. (2020). Expandir la Universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia. Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Outliers School.

Rodríguez, B. (2020). Entornos virtuales de aprendizaje y aprendizaje colaborativo en una sociedad que avanza. En B. Rodríguez (Comp.), Docencia Colaborativa Universitaria: planificar, gestionar y evaluar con los entornos virtuales de aprendizaje. Ediciones de la Universidad Castilla de la Mancha.

Romeau, T. (2020). Cinco estrategias claves para la docencia en línea. En A. Sangrà (Coord.), Decálogo para la mejora de la docencia online. Propuestas para educar en contextos presenciales discontinuos (pp. 138-149). Editorial UOC.

Sangrà, A. (Coord.). (2020). Decálogo para la mejora de la docencia online. Propuestas para educar en contextos presenciales discontinuos. Editorial UOC.

Sierra, J., Romero, B., & Palmezano, Y. (2018). Causas que determinan las dificultades de la incorporación de las TICS en las Aulas de Clases. Revista Panorama, 12(22), 32-41. https://doi.org/10.15765/pnrm.v12i22.1064

Soriano, I. (2015). El Ser Docente digital en el Siglo XXI. ¿Hacia dónde vamos?. Revista Educación y Tecnología de la Sociedad Mexicana de Computación en la Educación (SOMECE),3(8), 46-66.

Stephenson, J., & Sangrá, A. (s.f.). Fundamentos del diseño técnico-pedagógico en elearning. Modelos pedagógicos y e-learning. Editorial UOC.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC (Versión 3). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Rivera Olguin, P., Sánchez Espinoza, E., & Cortés Díaz, B. (2021). La disrupción de lo presencial a lo virtual. Percepciones de los directores de docencia sobre el uso de plataformas digitales en contexto de pandemia en una universidad del norte de Chile. Páginas De Educación , 14(2), 77–95. https://doi.org/10.22235/pe.v14i2.2607

Artigos Similares

<< < 17 18 19 20 21 22 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.