Liderança pedagógica em um período de educação à distância. Estudo de caso em universidades chilenas
DOI:
https://doi.org/10.22235/pe.v16i2.3237Palavras-chave:
liderança, educação superior, educação a distância, formação de professores para pré-escolares, currículo universitárioResumo
Com o objetivo de explorar as questões críticas e as ações de diretores e docentes para proteger o perfil do egresso dos estudantes de pedagogia da Educação Inicial na pandemia, foi realizado um estudo de caso qualitativo em duas universidades chilenas com características socioeconômicas diferentes. Por meio de entrevistas, grupos focais e análise de dados secundários, foram identificados nós críticos nas condições de ensino e novas necessidades estudantis, tanto no aspecto administrativo quanto pedagógico. Esses problemas foram superados com ações de liderança pedagógica colaborativas, inovadoras, e centradas no monitoramento da aprendizagem, sendo isso ainda mais relevante do que a realidade socioeconômica das instituições e dos estudantes. Além disso, destacam-se aprendizados, reflexões e inovações pedagógicas, curriculares e metodológicas que contribuem para qualquer disrupção futura. Da mesma forma, demonstra-se a necessária contextualização do aprendizado e o seu acompanhamento, o que é possível ao se fundamentar a liderança pedagógica nas relações humanas horizontais.
Downloads
Referências
Acevedo, A. (2020). Liderazgo pedagógico: Pensar y construir una mejor educación. Revista Boletín REDIPE, 9(11), 26-46. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i11.1105
Acosta, D., & Ponce, E. (2019). Estilos de liderazgo en la Educación Superior. Revista Conrado, 15(68), 175-179. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1002
Álvarez, J., Torres, A., & Chaparro, E. (2016). Diagnóstico del liderazgo educativo en las Instituciones de Educación Superior del Valle de Toluca. Revista de Investigación Educativa, 34(1), 51-68. https://doi.org/10.6018/rie.34.1.206881
Ausín, V., Abella, V., Delgado, V., & Hortigüela. D. (2016). Aprendizaje Basado en Proyectos a través de las TIC: Una Experiencia de Innovación Docente desde las Aulas Universitarias. Formación Universitaria, 9(3), 31-38. https://doi.org/10.4067/S0718-50062016000300005
Awidi, I. T., Paynter, M., & Vujosevic, T. (2019). Facebook group in the learning design of a higher education course: An analysis of factors influencing positive learning experience for students. Computers and Education, 129, 106-121. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.10.018
Bárcena, A., & Uribe, C. (Dirs.). (2020). Informe COVID-19 CEPAL-UNESCO: La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. CEPAL; OREAL/UNESCO. https://repositorio.cepal.org/handle/11362/45904
Bolívar, A. (2010). El liderazgo educativo y su papel en la mejora: una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones. Psicoperspectivas: individuo y sociedad, 9(2), 9-33. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol9-Issue2-fulltext-112
Cuéllar, C., Guzmán, M. A., Lizama, C., & Faúndez, M. P. (2021). Educational Continuity during the Pandemic: Challenges to Pedagogical Management in Segregated Chilean Schools. Perspectives in Education, 39(1). https://hdl.handle.net/10520/ejc-persed_v39_n1_a4
Díaz, J., Ruiz, A., & Egüez, C. (2021). Impacto de las TIC: desafíos y oportunidades de la Educación Superior frente al COVID-19. Revista Científica UISRAEL, 8(2), 113-134. https://doi.org/10.35290/rcui.v8n2.2021.448
Dirección de Transferencia y Desarrollo UC. (2020, 27 marzo). Webinar EduLab: Soluciones Digitales para el aprendizaje en Educación Superior [Video]. YouTube. https://youtu.be/-VBZ0UOTnE8?si=Us6jkgGmrTIs1t1X
Dussel, I., Ferrante, P., & Pulfer, D. (2021). La educación de pasado mañana. Notas sobre la marcha. En M. Bas Vilizzio, H. Camacho, D. Carabantes, M. de Luca, I. Dussel, A. Fairlie, P. Ferrante, G. Gallego, E. Herrera, P. Martínez, L. Leopoldo, J. Portocarrero, S. Yépez, F. Pedró, D. Pulfer, I. Sanabria, J. Sanahuja, & G. Xarles, La educación superior en Iberoamérica en tiempos de pandemia. Impactos y respuestas docentes (pp. 75-88). Fundación Carolina. https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2021/06/LibroLaeducacionSuperiorEnIberoamerica.pdf
Figueroa, D. (2020, 13 de abril). Nuevos desafíos de las prácticas pedagógicas en contexto de Covid. Portal Finis Terrae. https://facultadeducacion.uft.cl/blog-fepf/explorando-los-nuevos-desafios-de-las-practicas-pedagogicas-de-estudiantes-de-educacion-parvularia-en-el-contexto-de-la-pandemia/
Figueroa-Céspedes, I. (2020). La experiencia de aprendizaje mediado en la educación parvularia: criterios para el enriquecimiento de las interacciones pedagógicas. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 7(1), 107–131. https://revistas.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/1888/2396
García Ancira, C., & Treviño Cubero, A. (2020). Las competencias universitarias y el perfil de egreso. Estudios Del Desarrollo Social: Cuba Y América Latina, 8(1). https://revistas.uh.cu/revflacso/article/view/5631
González, O., & González, O. (2008). Percepciones de los estudiantes universitarios, frente al liderazgo del docente. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 5(13), 37-43. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-75272008000100008
Guzmán, A., Cuéllar, C., Faúndez, M., & Lizama, C. (2021). Universidad y educación no presencial en contexto de pandemia: Desafíos a la gestión pedagógica en un marco de continuidad formativa. Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho, 1(8), 325-346. https://doi.org/10.5354/0719-5885.2021.58153
Guzmán, A. (2022). Gestión curricular y continuidad de los aprendizajes: ¿Qué oportunidades generó la pandemia para fortalecer la formación en educación superior? [Webinario]. XX Jornadas Internacionales de Psicología Educacional, JIPSE, 2022: Desafíos, aprendizajes y proyecciones de la educación en contextos de pandemia y post pandemia: una mirada interdisciplinaria, Concepción, Chile.
Leithwood, K., Day, C., Sammons, P., Harris, A., & Hopkins, D. (2006). Successful School Leadership. What it Is and How it Influences Pupil Learning. University of Nottingham. http://www.nysed.gov/common/nysed/files/principal-project-file-55-successful-school-leadership-what-it-is-and-how-it-influences-pupil-learning.pdf
McKinsey & Company. (2020, 14 de mayo). El futuro de la educación [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=7Scw4m4GaNM
Merriam, S. (2015). Qualitative research: A guide to design and implementation. San Willey and Son.
Reimers, F., & Schleicher, A. (2020). Un marco para guiar una respuesta educativa a la pandemia del 2020 del COVID-19. Plan Ceibal; ANEP. https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/covid-19_brief_ocde_espanol_completo.pdf
Stake, R. (1998). Investigación con estudio de casos. Morata.
Stake, R. (2006). Multiple Case Study Analysis. The Guilford.
Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia.
Vera, F. (2021). Impacto de las plataformas de videoconferencia en la educación superior en tiempos de COVID-19. Revista Electrónica Transformar, 2(1), 41-57. https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/8/1
Villalobos Muñoz, K. (2021). ¿Cómo es el trabajo de los profesores de educación básica en tiempos de pandemia? Modalidades de aprendizaje y percepción del profesorado chileno sobre la educación a distancia. Perspectiva Educacional, 60(1), 107-138. https://doi.org/10.4151/07189729-vol.60-iss.1-art.1177
Yela-Pantoja, L. Y., Reyes-Jurado, D., López, A. Y. O., & Pérez, F. X. P. (2021). Desafíos educativos que enfrentan los estudiantes universitarios durante la pandemia COVID-19. Revista Paraguaya de Educación a Distancia (REPED), 2(1), 41-52. https://revistascientificas.una.py/index.php/REPED/article/view/2241
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Páginas de Educación
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.