A percepção dos estudantes chilenos sobre o direito à educação escolar em filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v15i2.2853

Palavras-chave:

ensino da filosofia, direito à educação, filosofia da educação, políticas educativas

Resumo

O presente estudo analisa a questão do ensino da filosofia como um direito no currículo atual a partir da perspectiva das disciplinas centrais do processo educacional: o corpo estudantil. A obtenção de dados sobre a percepção dos alunos contribui para uma melhor compreensão do espaço escolar para a filosofia e o acesso real ao direito à educação filosófica. Foi utilizada uma metodologia de estudo de caso qualitativo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados e foi utilizada uma análise de conteúdo para processamento de dados através de procedimentos de codificação abertos, axiais e seletivos, de acordo com o princípio de comparação constante da teoria fundamentada. Os resultados mostram que a percepção dos alunos sobre o ensino da filosofia escolar está inclinada a compreendê-lo como um fator formativo essencial no processo acadêmico, já que o identificam como um processo de transformação. As questões relacionadas à expectativa de conhecer e ter uma base para suas opiniões são destacadas e, neste sentido, valorizam a leitura de textos especializados e o questionamento filosófico. O ensino da filosofia é reconhecido como um direito, na medida em que transforma e impacta desde o âmbito individual, até o coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agencia de Calidad de la Educación. (2016a). Calidad educativa en educación media técnico profesional desde la perspectiva de los actores clave del sistema. https://hdl.handle.net/20.500.12365/4538

Agencia de Calidad de la Educación. (2016b). Estudio sobre la calidad educativa en la educación media científico humanista desde la percepción de los actores claves del sistema. https://hdl.handle.net/20.500.12365/4537

Arancibia, V. (1994). La educación en Chile: percepciones de la opinión pública y de expertos. Estudios Públicos, (54), 125-151.

Badiou, A. (2007). La filosofía como repetición creativa. Acontecimiento, 7(33-34), 123-131.

Bellei, C. (2015). El gran experimento. Mercado y privatización de la educación chilena. LOM Ediciones.

Cerletti, A. (1996). La Filosofía en la escuela. Caminos para pensar su sentido. Universidad de Buenos Aires.

Cerletti, A. (2008). La enseñanza de la Filosofía como problema filosófico (1° ed.). Libros del zorzal.

Cox, C. (2006). Construcción política de reformas curriculares: el caso de Chile en los noventa. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 10(1), 1-24. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42030

Cox, C. (2012). Política y políticas educacionales en Chile 1990-2010. Revista Uruguaya de Ciencia Política, (1), 13-42.

Derrida, J. (1997). Le droit a la philosophie du poin de veu cosmopolitique. UNESCO; Verdier.

Derrida, J., & Pericles, P. (2002). Ethics, institutions, and the right to philosophy. Rowman & Littlefield.

Díaz-Bravo, L., Torruco-García, U., Martínez-Hernández, M., & Varela-Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico. Investigación en Educación Médica, 2(7), 162-167. https://www.scielo.org.mx/pdf/iem/v2n7/v2n7a9.pdf

Donoso-Díaz, S., Castro-Paredes, M., & Alarcón-Leiva, J. (2015). Aspectos críticos en las propuestas sobre una nueva arquitectura de la educación pública chilena. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 41(2), 305-324. https://doi.org/10.4067/s0718-07052015000200018

Eyzaguirre, S. (2018). El rol de la filosofía en el desarrollo del pensamiento crítico. Puntos de Referencia, (485), 1-8. https://www.cepchile.cl/cep/site/docs/20180731/20180731093113/pder485_seyzaguirre.pdf

Gaete, M. (2019). La enseñanza de la filosofía como lucha por el pensamiento. Reflexiones a partir del texto “El rol de la filosofía en el desarrollo del pensamiento crítico” de Sylvia Eyzaguirre. Revista de Filosofía, (76), 263-267.

Gaete, M., Miranda, L., & Ramírez, M. (2007). Entre el desarraigo y el olvido. LOM.

Gómez, C. (2013). La percepción de los alumnos referido a la enseñanza de la Filosofía a través de debates, en el Liceo Polimodal Juan Agustín Morales González: Un estudio de caso [Tesis de maestría, Universidad Católica del Maule]. https://didactifilosofica.files.wordpress.com/2020/04/la-percepcic3b3n-de-los-alumnos-referido-a-la-ensec3b1anza-de-la-filosofc3ada-a-travc3a9s-de-debates-en-el-liceo-polimodal-juan-agustc3adn-morales-gonzc3a1lez.-un-estudio-de-caso.pdf

López Barraza, A., & García Reñasco, C. (2015). Percepciones acerca de la educación escolar en Chile de estudiantes egresados de enseñanza media y que participaron en un programa de talento académico. Pensamiento Educativo: Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 52(2), 4-17. https://doi.org/10.7764/pel.52.1.2015.2

López, J. (2017). Percepción de estudiantes y egresados de la Enseñanza Media Técnico Profesional acerca de la relación entre las habilidades comunicativas que promueve el curriculum y la movilidad social [Tesis de maestría, Universidad Católica de la Santísima Concepción]. UCSC Repositorio académico. http://repositoriodigital.ucsc.cl/handle/25022009/1273

Martínez Carazo, P. C. (2006). El método de estudio de caso Estrategia metodológica de la investigación científica. Pensamiento & Gestión, (20), 165-193. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64602005

Ministerio de Educación de Chile. (2017). Revisión de las Políticas Educativas en Chile desde el 2004 al 2016. https://hdl.handle.net/20.500.12365/4468

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2011). La filosofía, una escuela de la libertad: enseñanza de la filosofía y aprendizaje del filosofar; la situación actual y las perspectivas para el futuro. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000192689.locale=es

Red Chilena de Profesores de Filosofía. (2016). Declaración por el derecho de la filosofía en el colegio. Mutatis Mutandis: Revista Internacional de Filosofía, 1(6), 7-9. https://revistamutatismutandis.com/index.php/mutatismutandis/article/view/144

Rifo Melo, M. E. (2017). Historia de la transformación en la educación superior. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 19(28), 13–36. https://doi.org/10.19053/01227238.4925

Strauss, A., & Corbin, J. (1991). Basics of cualitative research. Grounded Theory. Procedures and technics. Sage Publications.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Pérez Rocha, P. A., & Rifo Melo, M. E. (2022). A percepção dos estudantes chilenos sobre o direito à educação escolar em filosofia. Páginas De Educación , 15(2), 44–67. https://doi.org/10.22235/pe.v15i2.2853

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.