Entre o mercado e o Estado: primeiros passos da radiodifusão na Argentina (1920-1946)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v39.4649

Palavras-chave:

comunicação de massa, história da mídia, sistemas de radiodifusão, história cultural, identidade nacional

Resumo

Este artigo explora o surgimento e a consolidação da radiodifusão na Argentina entre as décadas de 1920 e 1940, e destaca sua importância como fenômeno tecnológico, cultural e político. Longe de ser simplesmente uma nova forma de entretenimento, o rádio se tornou uma força dinâmica na construção da identidade nacional, do discurso público e do consumo de massas. Por meio de uma análise da inovação tecnológica, das práticas de escuta e dos marcos regulatórios, o artigo rastreia como o rádio argentino se desenvolveu como um modelo híbrido, combinando o empreendedorismo privado com uma crescente intervenção estatal. Dá-se especial atenção ao papel da mídia impressa na construção da figura do ouvinte de rádio, à expansão comercial dos dispositivos receptores e à influência dos modelos de radiodifusão mundial. Ao situar a Argentina dentro de um contexto transnacional mais amplo, o estudo contribui para uma compreensão mais profunda das implicações culturais e políticas do rádio em sua fase inicial na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adami, A. (2013). Comunicación y sociedad brasileña: radio y cultura en debate. Historia y Comunica¬ción Social, 18(N.o Esp. Dic.), 503-514.

Barnouw, E. (1972). The golden web: A history of broadcasting in the United States, 1933–1953. New York: Oxford University Press.

Burrows, A. (1935). Broadcasting outside the United States. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 177, 118-125.

Berman, M. (2018). La construcción de un género radiofónico: el radioteatro. Eudeba.

Calzón Flores, F. (2012). Hacia una reconstrucción de las revistas del espectáculo: el caso de Radiolandia en los cuarenta y cincuenta. Temas de Historia Argentina y Americana, 20, 41-63.

Cannistraro, P. V. (1972). The radio in Fascist Italy. European Journal of Communication, 2(2), 127-154.

Claxton, R. H. (2007). De Parsifal a Perón: La primera radio en Argentina, 1920-1944. Universidad de Florida.

Cramer, G. (2012). How to Do Things with Waves United States Radio and Latin America in the Times of the Good Neighbor. En A. Bronfman & A. G. Wood (Eds.), Media, Sound, and Culture in Latin America and the Caribbean. University of Pittsburgh Press.

De Certeau, M. (1980). La invención de lo cotidiano, Vol. 1: Artes de hacer. VGR.

Deihl, E. R. (1977). South of the border: The NBC and CBS Radio networks and the Latin American venture, 1930-1942. Communication Quarterly, 25(4), 2-12. https://doi.org/10.1080/01463377709369265

Ministerio de Hacienda de la Nación, Dirección General de Estadísticas. (1940). Estadística industrial de 1937: Resultados del relevamiento practicado al 31 de diciembre de 1937. Talleres de la S. A. Casa Jacobo Peuser.

Dirección General de Investigación, Estadística y Censos. (1948). Anuario estadístico de la República Argentina: Comercio exterior, 1947.

Gallo, R. (1991). La radio: Ese mundo tan sonoro. Corregidor.

Gil Mariño, C. N. (2015). El mercado del deseo: Tango, cine y cultura de masas en la Argentina de los '30. Teseo.

Gil Mariño, C. N. (2023). De percantas, otarios y guapos a la broadcasting: Ficciones de género y de la nación en las primeras décadas del cine argentino. En M. G. Menazzi & M. Palomino (Eds.), Tango que fuiste y serás (pp. 64-73). Biblos.

González Velasco, C. (2012). Gente de teatro: Ocio y espectáculos en la Buenos Aires de los años veinte. Siglo XXI.

Hayes, J. E. (2000). Radio nation: Communication, popular culture, and nationalism in Mexico, 1920-1950. University of Arizona Press.

Lindenboim, F. (2020). La radiodifusión privada deviene gubernamental: El proceso de adquisición de emisoras por el peronismo (1947-1949). Cuadernos FHyCS-UNJU, 28, 79-103.

Lindenboim, F. (2021a). Difundir y convencer: La propaganda radial durante el Plan de Emergencia Económica del peronismo (1952). Quinto Sol, 25, 1-21.

Lindenboim, F. (2021b). El desarrollo de la Subsecretaría de Informaciones (1943-1945). Los primeros ensayos de política mediática de Perón antes del peronismo. Boletín Del Instituto De Historia Argentina y Americana Dr. Emilio Ravignani, (55), 80-103. https://doi.org/10.34096/bol.rav.n55.10351

Luna, F. (1991). Perón y su tiempo. Vol. 1: La Argentina era una fiesta. 1946-1949. Sudamericana.

Maronna, M. (2022). Prendidos al dial: La radio en Uruguay, de la periferia al centro de la cultura (1922-1940). Uruguay.

Martín-Barbero, J. (1987). De los medios a las mediaciones: Comunicación, cultura y hegemonía. Gilli.

Masini, G. (1995). Marconi. Rai-Eri. https://archive.org/details/marconi0000masi

Matallana, A. (2006). Locos por la radio: Una historia social de la radiofonía en la Argentina, 1923 1947. Prometeo Libros

Matallana, A. (2013). Jaime Yankelevich: La oportunidad y la audacia. Capital Intelectual.

Merkin, R., Panno, A., Tijman, S., & Ulanovsky, C. (1994). Días de radio: Historia de la radio argentina. Espasa Calpe.

Montaldo, G. (2016). Museo del consumo. Archivos de la cultura de masas en Argentina. Fondo de Cultura Económica.

Pujol, S. (1995). “Años veinte y radiofonía en la Argentina”. Cuadernos Hispanoamericanos, 546, 73-88.

Pujol, S. (2016). Valentino en Buenos Aires. Los años 20 y el espectáculo. Gourmet Musical.

Radiotelefonía. (1935). Revista de Economía Argentina, 17(200-201), 70.

Rea, L. (2013). Argentine serialised radio drama in the Infamous Decade, 1930-1943: Transmitting nationhood [Tesis doctoral]. University of London.

Romero, L. A., & Gutiérrez, L. H. (2007). Sectores populares, cultura y política: Buenos Aires en la entreguerra (1ª ed.). Siglo XXI.

Saitta, S. (2016). Policías y ladrones en los comienzos del radioteatro argentino. ReHiMe Cuadernos, 4(3), 150-171.

Sarlo, B. (1992). La imaginación técnica: Sueños modernos de la cultura argentina. Nueva Visión.

Tobi, X. (2008). La presentación gráfica de la radio. En J. L. Fernández (Ed.), La construcción de lo radiofónico (pp. 231-244). La Crujía.

Torre, J. C., & Pastoriza, E. (2002). La democratización del bienestar. En J. C. Torre (Dir.), Nueva historia argentina. Los años peronistas (1943-1955) (Vol. 8, pp. 257-313). Sudamericana.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Matallana, A. (2025). Entre o mercado e o Estado: primeiros passos da radiodifusão na Argentina (1920-1946). Dixit, 39, e4649. https://doi.org/10.22235/d.v39.4649

Edição

Secção

Artigos de pesquisa

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.