A Maquinária multimídia: o mundo do espetáculo na América Latina (1930-1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v38.3695

Palavras-chave:

América Latina, espetáculo, meios de comunicação

Resumo

A partir de 1930, a América Latina vive um momento muito particular, em função da situação política internacional e das transformações artísticas que têm consequências diretas no âmbito cultural. Soma-se a isso o auge e a consolidação dos meios de comunicação como meios de massa com enorme impacto nas sociedades latinas. Neste trabalho, analisa-se sucintamente como as indústrias culturais ligadas a esses meios de comunicação (imprensa, rádio, teatro, cinema, música) estabeleceram uma manobra multimédia e transnacional para retroalimentar os discursos em torno dos seus produtos e das suas principais figuras. Desta forma, foram atendidas as necessidades de um grande público além das fronteiras nacionais e foi gerada uma rede de intercâmbios entre os países latino-americanos, os Estados Unidos e a Europa. Esse movimento migratório ajudou a fortalecer os laços multimédia entre vários agentes (artistas, empresários, intelectuais, políticos) e gerou uma maquinaria capaz de reorganizar o espetáculo no continente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abellá, R. (Director). (1939). Radio Candelario [Película]. Empresa Cinematográfica Uruguaya.

Álvarez, J.T., & Martínez Riaza, A. (1992). Historia de la prensa hispanoamericana. Mapfre.

Bal, M. (2015). Documenting what? Auto-Theory and Migratory Aesthetic. En A. Juhasz & A. Lebow (Eds.), A Companion to Contemporary Documentary Film (pp. 124-144). Wiley Blackwell.

Buñuel, L. (Director). (1950). Los olvidados [Película]. Ultramar Films.

Buñuel, L. (Director). (1963). Viridiana [Película]. Films 59, Uninci.

Bustillo Oro, J. (Director). (1940). Ahí está el detalle [Película]. Grovas-Oro Films.

Christinsen, C. H. (Director). (1950). La balandra Isabel llegó esta tarde [Película]. Bolívar Films.

Defilippis Novoa, F. (Director). (1917). Flor de durazno [Película]. Patria Films.

Del Carril, H. (Director). (1952). Las aguas bajan turbias [Película]. Black & White.

Demare, L. (Director). (1951). Los isleros [Película]. San Miguel Films.

Ehrick, C. (2021). Radio femenina. Mujer, radiodifusión y paisaje sonoro en Buenos Aires y en Montevideo (1930-1950). Prometeo.

Espagne, M. (2013). La notion de transfert culturel. Revue Sciences/Lettres, 1, 1-9.

Espagne, M. (2023). Las transferencias culturales. Campos de aplicación y tendencias de investigación. En P. Birle, S. Carreras, I. Paap, F. Schmidt-Welle (Eds.), Producción de saberes y transferencias culturales: América Latina en contexto transregional (pp. 49-66). Iberoamericana Vervuert.

Fernández, E. (Director). (1944). María Candelaria [Película]. Films Mundiales.

Gidi, C. (2017). La figura del pelado en el teatro popular mexicano. En L. Beltrán Almería, C. Gidi & M. E. Munguía (Coords.), Risas y géneros menores (pp. 59-76). Diputación Provincial de Zaragoza.

Gil Mariño, C. N. (2019). Negocios de cine. Circuitos del entretenimiento, diplomacia cultural y Nación en los inicios del sonoro en Argentina y Brasil. Universidad Nacional de Quilmes.

Lema Mosca, Á. (2022). Migraciones artísticas: los escritores latinoamericanos frente al cine (1900-1940). En G. de Medina (Coord.), Literatura y cultura latinoamericanas: continuidad y ruptura, siglos XX y XXI (pp. 68-88). APLU.

Martín-Barbero, J. (2010). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Anthropos.

Monteagudo, L., & Bucich, V. (2001). Carlos Gardel y el primer cine sonoro argentino. Filmoteca de Andalucía.

Morin, E. (1964). Las estrellas del cine. Editorial Universitaria.

Nuñez Gorriti, V. (2021). El cine en América, 1896-1910: empresarios y rutas. En A. de los Reyes & D. M. J. Wood (Comps.), Las rutas del cine en América Latina, 1895-1910 (pp. 173-192). Universidad Nacional Autónoma de México.

Paranaguá, P. A. (2003). Tradición y modernidad en el cine de América Latina. Fondo de Cultura Económica de España.

Rama, Á. (1985). Las máscaras democráticas del Modernismo. Fundación Ángel Rama.

Ramos, J. (2021) Desencuentros de la Modernidad en América Latina. Literatura y política en el siglo XIX. Clacso.

Rocha, G. (Director). (1964). Dios y el diablo en la tierra del sol [Película]. Copacaba Films.

Rodríguez, I. (Director). (1950). Sobre las olas [Película]. Rodríguez Hnos Producciones.

Schelling, V. (2000). Through the Kaleidoscope. The Experience of Modernity in Latin America. Verso.

Tinayre, D. (Director). (1960). La Patota [Película]. Argentina Sono Films.

Torre Nilsson, L. (Director). (1959) La caída [Película]. Argentina Sono Films.

Valck, M. de. (2007). Film Festivals: from European Geopolitics to Global Cinephilia. Amsterdam University Press.

Walker, A. (2014). Stars: el fenómeno del estrellato en Hollywood. Torres de Papel.

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Lema Mosca, Álvaro. (2024). A Maquinária multimídia: o mundo do espetáculo na América Latina (1930-1965). Dixit, 38, e3695. https://doi.org/10.22235/d.v38.3695

Edição

Secção

Ensaio

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.