Representações dos papéis e estereótipos de género em Why Women Kill (Marc Cherry, 2019): transgressão e evolução
DOI:
https://doi.org/10.22235/d.v37i2.3348Palavras-chave:
gênero, estereótipos, papéis, televisão, ficçãoResumo
Este artigo reflete, com base na série Por que as mulheres matam (Why Women Kill, Marc Cherry, 2019), sobre a evolução dos estereótipos de gênero e dos papéis assumidos pelas personagens femininas. Assim, é analisada a representação desses estereótipos e papéis por meio das protagonistas da série, cujas histórias se passam em três épocas diferentes, o que permite traçar claramente essa evolução. Com base em estudos de gênero, estudos culturais e estudos visuais, propõe-se uma análise dos personagens mencionados em termos de suas características físicas e psicológicas e das relações que mantêm com outros personagens. Assim, apesar de ser um produto específico, nos permitirá desenvolver uma visão geral da evolução dos papéis e estereótipos de gênero ao longo das décadas e da influência das diferentes ondas do movimento feminista e dos avanços sociais nessa área.
Downloads
Referências
Blanco, N. (2015). Evolución y revolución de género en las series de ficción contemporáneas. La última salida: la comedia. [Disertación doctoral, Universidad de Salamanca]. Gredos https://gredos.usal.es/handle/10366/128846
Carrión Domínguez, A. (2019). La Quality TV y la edad de oro de las ficciones seriadas. Zer. Revista de Estudios de Comunicación, 24(46), 111-128. https://doi.org/10.1387/zer.20386
Cascajosa Virino, C. (2016). La cultura de las series. Laertes.
Castillo-Mayén, R., & Montes-Berges, B. (2014). Análisis de los estereotipos de género actuales. Anales de psicología, 30(3), 1044-1060. https://doi.org/10.6018/analesps.30.3.138981
Cherry, M. (Creador y productor ejecutivo). (2019-2021). Why Women Kill [Por qué matan las mujeres] [Serie de TV]. Black Lamb; Acme Productions; Cherry Productions; Imagine Television Studios; CBS Studios.
Contreras, K., & Alfaro, L. (2021). Género y ficción televisiva: ¿Nuevas feminidades y masculinidades en la serie mexicana Club de Cuervos?. Cuadernos.info, (51), 288-309. https://doi.org/10.7764/cdi.51.27299
De Lauretis, T. (1989). La tecnología del género (A. Bach & M. Roulet Trads.). En Technologies of Gender. Essays on Theory, Film and Fiction (pp. 1-30). Mcmillan Press. https://www.uepc.org.ar/conectate/wp-content/uploads/2015/03/Tecnologias_del_Genero-De-Laurentis.pdf
Galán Fajardo, E. (2006). Personajes, estereotipos y representaciones sociales. Una propuesta de estudio y análisis de ficción televisiva. ECO-PÓS, 9(1), 58-81. http://hdl.handle.net/10016/9475
García Fanlo, L. (2017). El lenguaje de las series de televisión. Eudeba.
Gavilán, D., Martínez-Navarro, G., & Ayestarán, R. (2019). Las mujeres en las series de ficción: el punto de vista de las mujeres. Investigaciones Feministas, 10(2), 367-384. https://doi.org/10.5209/infe.66499
López Gutiérrez, M. L., & Nicolás Gavilán, M. T. (2016). El análisis de series de televisión: construcción de un modelo interdisciplinario. ComHumanitas: Revista Científica de Comunicación, 6(1), 22-39. https://www.comhumanitas.org/index.php/comhumanitas/article/view/20154
Lotz, A. (2001). Postfeminist Television Criticism: Rehabilitatin Critical Terms and Indetifying Postfeminst Attributes. Feminist Media Studies, 1(1), 105-121. https://doi.org/10.1080/14680770120042891
Malquín Robles, A., Crespo Pereira, V., & Díaz Gutiérrez, D. (2021). Análisis de la representación de roles de género en los personajes femeninos de las series de televisión Juego de Tronos y Vikingos. Comunicación y género, 4(2), 173-182. https://doi.org/10.5209/cgen.75773
Marín Ramos, E. (2019). Abrazar nuestra conflictividad: la lección del feminismo mainstream. pArAdigmA. Revista Universitaria de cultura, (22), 42-47. https://hdl.handle.net/10630/17691
Martín Varela, M. (2021). Apuntes para pensar la cuarta ola feminista y la Tercera Edad de Oro de las series de televisión desde los estudios de comunicación y género y los estudios culturales. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, (16), 348-368. https://doi.org/10.18002/cg.v0i16.6925
Menéndez, M. I. (2017). Entre neomachismo y retrosexismo: antifeminismo en industrias culturales. Prisma social. Revista de Ciencias Sociales, (número especial 2), 1-30. https://revistaprismasocial.es/article/view/1544
Menéndez, M. I., & Zurian, F. A. (2014). Mujeres y hombres en la ficción norteamericana hoy. Anagramas, 13(25), 55-72. https://www.redalyc.org/pdf/4915/491548259004.pdf
Millett, K. (1995). Política sexual. Cátedra.
Pérez Rufí, J. P. (2016). Metodología de análisis del personaje cinematográfico: una propuesta desde la narrativa fílmica. Razón y Palabra, 20(95), 534-552. https://www.redalyc.org/pdf/1995/199550145034.pdf
Simons, J., & Rich, L. (2013). Feminism ain’t Funny: Woman as “Fun-Killer”. Mother as Monster in the American Sitcom. Advances in Journalism and Comunication, 1(1), 1-12. https://doi.org/10.4236/ajc.2013.11001
Thompson, R. J. (1996). Second Golden age: From Hill Street Blues to ER. Continuum.
Zaptsi, A. (2018). La criminalidad femenina en las series televisivas: una perspectiva psicosocial. [Disertación doctoral, Universidad de Sevilla]. Idus. https://idus.us.es/handle/11441/80690
Zecchi, B. (2014). La pantalla sexuada. Cátedra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Dixit
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A partir da edição 32, todo o conteúdo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
As edições número 29-31 estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os conteúdos correspondentes às edições número 28 e anteriores estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.