Genocídio e cinema documentário. Abordagens para a representação de espaços de extermínio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v38.3381

Palavras-chave:

cinema documentário, genocídio, representação, espaços de extermínio

Resumo

No âmbito de um projeto de investigação em curso sobre a representação do genocídio no cinema documentário, este artigo tem como objetivo analisar os espaços de extermínio. A investigação propõe um diálogo entre os estudos sobre genocídio e os estudos sobre cinema documentário, apresentando assim uma série de modalidades para pensar o problema colocado. As modalidades sugeridas são: crônica, sobriedade, dialética e expressiva. Com elas, longe de encerrar os debates ou esgotar a filmografia sobre o tema, damos continuidade à proposta analítica iniciada em trabalhos anteriores para pensar quais estratégias de representação foram utilizadas pelo cinema documentário para tratar os diferentes casos de genocídio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agamben, G. (2017). Medios sin fin. Adriana Hidalgo.

Augé, M. (1998). Los no lugares. Gedisa.

Aumont, J., Bergala, A., & Vernet, M. (1996). Estética del cine. Paidós.

Bazin, A. (1966). ¿Qué es el cine?. Rialp.

Berger, P., & Luckmann, T. (2006). La construcción social de la realidad. Amorrortu.

Brann, E. T. H. (1991). The World of the Imagination: Sum and Substance. Rowman & Littlefield.

Cassirer, E. (1988). Antropología filosófica. Fondo de Cultura Económica.

Caswell, M. (2014). Archiving the Unspeakable. Silence, Memory and the Photographic Record in Cambodia. University of Wisconsin Press.

de Certeau, M. (2007). La invención de lo cotidiano. Universidad Iberoamericana.

Chalk, F., & Jonassohn, K. (2010). Historia y sociología del genocidio. Prometeo.

Colombo, P. (2017). Espacios de desaparición. Miño y Dávila.

Corner, J. (1996). The art of record. A critical introduction to documentary. Manchester University Press.

Desbois, P. (2008). The Holocaust by Bullets. Palgrave Macmillan.

Didi-Huberman, G. (2004). Imágenes pese a todo. Paidós.

Didi-Huberman, G. (2015). Fasmas. Ensayos sobre la aparición 1. Shangrila.

Ehrenburg, I., & Grossman, V. (Eds.). (2012). El libro negro. Galaxia Gutenberg.

Foucault, M. (2010). El cuerpo utópico. Las heterotopías. Nueva Visión. (Trabajo publicado originalmente en 1966)

Fuller, S. (2010). Los campos de concentración de Falkenau. Cahiers du Cinema—España, (35), 74-76.

Harvey, D. (2021). Espacios del capitalismo global. Akal.

Hilberg, R. (2005). La destrucción de los judíos europeos. Akal.

Höss, R. (2009). Yo, Comandante de Auschwitz. Ediciones B.

Insdorf, A. (2003). Indelible Shadows. Film and the Holocaust. Cambridge University Press.

Kogon, E. (1965). Sociología de los campos de concentración. Taurus. (Trabajo publicado originalmente en 1946)

Kracauer, S. (1989). Teoría del cine. Paidós.

Lefebvre, H. (2013). La producción del espacio. Capitán Swing.

Leñero, V., & Marín, C. (1986). Manual de periodismo. Grijalbo.

Levi, P. (1995). Si esto es un hombre. Muchnik.

Lindeperg, S. (2010). Night and Fog. Inventing a Perspective. En J.-M. Frodon (Ed.), Cinema y the Shoah (pp. 63-83). SUNY.

Lindeperg, S. (2014). Night and Fog: A Film in History. University of Minnesota Press.

Marchese, A., & Forradellas, J. (1986). Diccionario de retórica, crítica y terminología literaria. Ariel.

Michalczyk, J. J. (2014). Filming the End of the Holocaust. Allied Documentaries, Nuremberg and the Liberation of the Concentration Camps. Bloomsbury Academic.

Nichols, B. (1997). La representación de la realidad. Paidós.

Pena, J. (2020). El cine después de Auschwitz. Cátedra.

Plantinga, C. (2014). Retórica y representación en el cine de no ficción. UNAM.

Pudovkin, V. (1956). Argumento y montaje: Bases de un film. Futuro.

Real Academia Española. (s.f.). Sobrio, bria. Diccionario de la Lengua Española. https://dle.rae.es/sobrio

Ruffinelli, J. (2005). Documental político en América Latina: Un largo y un corto camino a casa (década de 1990 y comienzos del siglo XXI). En C. Torreiro & J. Cerdán (Eds.), Documental y vanguardia (pp. 285-347). Cátedra.

Sánchez-Biosca, V. (2006). Cine de historia, cine de memoria. Cátedra.

Sánchez-Biosca, V. (2014). Un archivo insomne. Producción y migración de imágenes cinematográficas del Ghetto de Varsovia. História: Questões y Debates, 61, 79-103.

Sánchez-Biosca, V. (2017). Miradas criminales, ojos de víctima. Imágenes de la aflicción en Camboya. Prometeo.

Schutz, A. (2003). El problema de la realidad social. Amorrortu.

Sofsky, W. (2016). La organización del terror. Los campos de concentración. Prometeo.

Struk, J. (2004). Photopraphing the Holocaust. I. B. Tauris.

Sucasas, A. (2018). Shoah. El campo fuera de campo. Shangrilá.

Świebocka, T. (Ed.). (1995). Auschwitz. A History in Photographs. Auschwitz-Birkenau State Museum; Indiana University Press.

Torner, C. (2005). Shoah. Cavar con la mirada. Gedisa.

Wachsmann, N. (2015). KL. Una historia de los campos de concentración nazis. Crítica.

Zylberman, L. (2018). Cine Documental y Genocidio: Hacia un abordaje integral. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, 45(50), 223-238. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.144075

Zylberman, L. (2020). Los victimarios en el cine documental. Una posible taxonomía. Kamchatka. Revista de análisis cultural, 15, 191-192. https://doi.org/10.7203/KAM.15.14114

Zylberman, L. (2022a). Genocidio y Cine Documental. EDUNTREF.

Zylberman, L. (2022b). ‘Nunca comprenderán que yo también tenía corazón’. Sobre el testimonio del victimario en el cine documental. Thémata Revista de Filosofía, (65), 104-132. https://doi.org/10.12795/themata.2022.i65.05

Filmes

Bernstein, S. (Director). (1945/2014). Memory of the Camps/German Concentration Camps Factual Survey [Película]. British Ministry of Information; Imperial War Museum.

Bloomstein, R. (Director). (2006). KZ [Película]. Docfactory.

Burger H. y Wilder. B. (Directores). (1945). Death Mills [Película]. Office of Military Government for Germany.

DeHart, G. (Director). (2002). S-21: Inside Pot Pot's Secret Prison [Película]. Bill Brummel Productions.

Depardon, R. (Director). (1996). Afriques: comment ça va avec la douleur? [Película]. Palmeraie et Désert.

Di Tella, A. (Director). (1989). Desaparición forzada de personas [Película]. Amnesty; Andrés Di Tella.

Farocki, H. (Director). (2007). Aufschub [Película]. Harun Farocki Filmproduktion.

Genoud, R. (Director). (1995). Rwanda, l'histoire qui mène au génocide [Película]. L'Harmattan; Zarafa Films.

Gerron, K. (Director). 1944) Der Führer schenkt den Juden eine Stadt. S/D.

Hersonski, Y. (Directora). (2010). A Film Unfinished [Película]. Belfilms.

Heynowski W. y Scheumann, G. (Directores). (1981) Die Angkar [Película]. Studio H&S.

Hippler, F. (Director). (1940). Der ewige Jude [Película]. Deutsche Film Gesellschaft.

Lacourse, D. y Patry Y. (Directores). (1996). Chronicle of a Genocide Foretold [Película]. National Film Board.

Lanzmann, C. (Director). (1985). Shoah [Película]. Historia; Les Films Aleph.

Loznitsa, S. (Director). (2016). Austerlitz [Película]. Imperativ Film.

Morley, P. (Director). (1979). Kitty: Return to Auschwitz [Película]. Yorkshire Television.

Munro, D. (Director). (1979). Year Zero: The Silent Death of Cambodia [Película]. Associated Television.

Ndahayo, G. (Director). (2010). Rwanda: Beyond the Deadly Pit [Película]. Ndahayo Films.

Ognjen, G. (Director). (2016). Dubina dva [Película]. Cinémadefacto.

Oppenheimer, J. (Director). (2012). The Act of Killing [Película]. Final Cut for Real.

Oppenheimer, J. (Director). (2014). The Look of Silence [Película]. Final Cut for Real.

Panh, R. (Director). (1989). Site 2 [Película]. Bophana Center.

Panh, R. (Director). (2000). La terre des âmes errantes [Película]. Centre national du cinéma et de l'image animée.

Panh, R. (Director). (2003) S-21, la machine de mort khmère rouge [Película]. Arte France Cinéma.

Panh, R. (Director). (2013). L'image manquante [Película]. Bophana Productions.

Panh, R. (Director). (2018). Les tombeaux sans noms [Película]. Anupheap Productions.

Perel, J. (Director). (2010). El predio [Película]. Jonatan Perel.

Resnais, A. (Director). (1956). Nuit et Brouillard. Argos.

Rossif, F. (Director). (1961). Le temps du ghetto [Película]. Les Films de la Pléiade.

Stevens, G. (Director). (1945) Nazi Concentration Camps [Película]. United States Counsel of the Prosecution of Axis.

Weiss, E. (Director). (1988). Falkenau, the Impossible [Película]. Michklan World Production.

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Zylberman, L. (2024). Genocídio e cinema documentário. Abordagens para a representação de espaços de extermínio . Dixit, 38, e3381. https://doi.org/10.22235/d.v38.3381

Edição

Secção

Artigos de pesquisa

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.