Pensar em partir ou em voltar, nas alturas da Havana. Análise dos filmes Regreso a Ítaca (2014) e El techo (2016)
DOI:
https://doi.org/10.22235/d.v37i1.3247Palavras-chave:
cinema, Cuba, migração, identidade, transnacionalResumo
Um personagem sonha em partir e o outro pensa em voltar. Eles são separados pela idade, a experiência de vida e sua capacidade para habitar o passado ou o futuro. Eles estão unidos pela migração, o destino insular e um terraço. Este artigo pretende realizar uma análise dos filmes Regreso a Ítaca (Laurent Cantet, 2014) e El techo (Patricia Ramos, 2016) que contempla como certos aspectos narrativos, estéticos e de encenação contribuem para a configuração de imaginários relacionados a processos migratórios e identitários. Para tal, serão recuperadas algumas reflexões teóricas sobre questões como os imaginários sociais, o cinema e o transnacional, e se estudará a construção das personagens e a configuração dos cronotopos no texto fílmico.
Downloads
Referências
Alonso Tejada, A. (2006). El laberinto tras la caída del muro. Editorial de Ciencias Sociales.
Appadurai, A., & Stenou, K. (2001). El pluralismo sostenible y el futuro de la pertenencia. En Informe Mundial sobre la Cultura 2000-2001. Ediciones Mundi-Prensa; Ediciones UNESCO.
Arboleya Cervera, J. (2013). Cuba y los cubanoamericanos. El fenómeno migratorio cubano. Fondo Editorial Casa de las Américas.
Baczko, B. (2005). Los imaginarios sociales. Memorias y esperanzas colectivas. Ediciones Nueva Visión.
Bajtin, M. (1989). Teoría y estética de la novela. Taurus.
Caballero, R. (Coord.). (2006). Producción, coproducción e intercambio de cine entre España, América Latina y el Caribe. Fundación Carolina; CeALCI.
Casaña, Á., Martín C., & Aja, A. (2007). Perspectiva científica para el estudio del proceso migratorio externo y la identidad territorial en los países emisores. Anuario del Centro de Estudios sobre Migraciones Internacionales (CEMI). Universidad de La Habana.
Catálogo del 18.° Festival de Cine Francés en Cuba. (2015). Festival de Cine Francés en Cuba.
Catálogo del 36.° Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. (2014). Oficina del Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano.
Cuba. (2012, 16 de octubre). Decreto Ley n.º 302: Modificativo de la Ley No. 1312, Ley de Migración de 20 de septiembre de 1976. https://www.gacetaoficial.gob.cu/sites/default/files/ord_o_044_2012.pdf
Cuba. (2019, 27 de junio). Decreto Ley n.º 373/2019; Del Creador Audiovisual y Cinematográfico Independiente. https://www.gacetaoficial.gob.cu/sites/default/files/goc-2019-o43.pdf
Enciclopedia Digital del Audiovisual Cubano. (s. f.). ¿Qué es la ENDAC?. https://endac.org/que-es-la-endac/
Fano, L. (2018). Review of El techo, by Patricia Ramos. Chiricú Journal: Latina/o Literatures, Arts, and Cultures, 2(2), 223-224. https://www.muse.jhu.edu/article/697752.
García Borrero, J. A. (2021). El cuerpo audiovisual de la nación cubana. Temas, (106-107), 85-93.
García Canclini, N. (2008). La globalización imaginada. Paidós.
Imbert, G. (2010). Cine e imaginarios sociales. Ediciones Cátedra.
Levitt, P., & Glick Schiller, N. (2004). Perspectivas internacionales sobre migración: conceptualizar la simultaneidad. Migración y Desarrollo, (3), 60-95.
Levitt, P. (2010). Los desafíos de la vida familiar transnacional. En Grupo Interdisciplinario de Investigador@s Migrantes (Coords.), Familias, niños, niñas y jóvenes migrantes: rompiendo estereotipos (pp. 17-30). IEPALA-Caja Madrid Obra Social Casa Encendida.
López, A. (1993). Cuban cinema in exile. The ‘other’ island. Jump Cut, (38), 51-59.
López, A. (1995). Mapping the Revolution (and the Making of Exiles?). Revista Canadiense de Estudios Hispánicos, 20(1), 5-17.
López, A. (1996). Greater Cuba. En C. Noriega, & A. López (Eds.), The Ethnic Eye: Latino Media Arts (pp. 38-58). University of Minnesota Press.
Loynaz, D. M. (2000). Poema CI. En R. Sánchez Mejías (sel.), Nueve poetas cubanos del siglo XX. Mondadori.
Naficy, H. (2001). An Accented Cinema. Exilic and Diasporic Filmmaking. Princeton University Press.
Padura, L., & Cantet, L. (2018). Regreso a Ítaca. Tusquets Editores.
Pérez Villanueva, O. E., & Pons Pérez, S. (2013). Política tributaria y cuentapropismo. En O. E. Pérez Villanueva & R. Torres Pérez (Comps.), Cuba: la ruta necesaria del cambio económico (pp. 101-121). Editorial de Ciencias Sociales.
Planas, J. (2020). El monopolio de lo cubano en el cine contemporáneo. La Fuga, (24). http://www.lafuga.cl/el-monopolio-de-lo-cubano-en-el-cine-contemporaneo/1008
Ponce, M. (2013). El cine del post período especial ya está aquí. Aires de transición en el cine cubano. Entrevista a Rafael Hernández. Cine Cubano, (188), 86-88.
Rama, A. (2007). Transculturación narrativa en América Latina. Ediciones El Andariego.
Rivas, E. (2018, marzo 14). El Techo: Película nica-cubana nominada a los premios más importantes del cine iberoamericano. Niú. https://niu.com.ni/el-techo-pelicula-nica-cubana-nominada-a-los-premios-mas-importantes-del-cine-iberoamericano/
Sánchez, G. (2021, noviembre 23). Patricia Ramos: la cineasta que soñaba con ser flautista. Revista Cine Cubano. http://www.revistacinecubano.icaic.cu/patricia-ramos-la-cineasta-que-sonaba-con-ser-flautista/
Shaw, D. (2013). Deconstructing and reconstructing “transnational cinema”. En S. Dennison (Ed.), Contemporary Hispanic cinema: interrogating transnationalism in Spanish and Latin American film (pp. 47-66). Tamesis.
Tarrius, A. (2000). Leer, describir, interpretar. Las circulaciones migratorias: conveniencia de la noción de territorio circulatorio. Los nuevos hábitos de la identidad. Relaciones, estudio de historia y sociedad, 21(83), 37-66.
Visconti, M. (2017). Cine y dinero. Imaginarios ficcionales y sociales de la Argentina (1978-2000). Ediciones CICCUS.
Filmes
Álvarez, E. (Director). (1995). La ola. [Largometraje]. Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos.
Cantet, L. (Director). (2014). Regreso a Ítaca. [Largometraje]. Full House. En coproducción con: Haut et Court, Orange Studio, Funny Balloons, Panache Productions y La Compagnie Cinematographique. En asociación con: Backup Media. Con la participación de L'aide aux cinemas du monde, Centre national du cinema et de l'image animé, Ministere des affaires etrangeres y el Institut Francais.
Chijona, G. (Director). (2013). Esther en alguna parte. [Largometraje]. Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos y SONTRAC E.I.R.L. Con el apoyo de: Ibermedia
del Toro, B.; Trapero, P.; Medem, J.; Suleiman, E.; Noé, G.; Tabío, J. C. & Cantet, L. (Directores). (2012). 7 días en La Habana. [Largometraje]. Full House y Morena Films. Con la colaboración de: Habana Club Internacional S.A. En asociación con: Backup Films, Sofica Coficup, Palatine Etoile 8 & 9, Chaocorp Distribution y M&C Saatchi.gad. Con la colaboración de: ICAA. Con la participación de Canal + France.
Díaz Torres, D. (Director). (2012). La película de Ana. [Largometraje]. Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos, SK Films, Jaguar Films S.A. e Ibermedia.
Pérez, F. (Director). (1994). Madagascar. [Mediometraje]. Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos.
Ramos, P. (Directora). (2016). El techo. [Largometraje]. Mar & Cielo Producciones. Con el apoyo de Bread-for-the-world Protestant Development Service, Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos, Fondo noruego para el cine cubano y Jenova Pro.
Solás, H. (Director). (2001). Miel para Oshún. [Largometraje]. Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos. En coproducción con: El Paso Producciones. Con la participación de: Televisión Española y Canal +.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Dixit
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A partir da edição 32, todo o conteúdo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
As edições número 29-31 estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os conteúdos correspondentes às edições número 28 e anteriores estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.