A potência do olhar: a poética ética no cinema não ficcional de Agnès Varda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v37i1.3223

Palavras-chave:

cinema de não-ficção, estética cinematográfica, ética, análise cinematográfica, linguagem cinematográfica

Resumo

Ao longo deste texto são analisados alguns dos elementos constituintes da poética da diretora belga Agnès Varda. Parte-se da hipótese de que, nas suas obras não ficcionais, a diretora estabelece uma série de parâmetros éticos que permitem falar de uma poética-ética, mas também de uma prática política. Para levar a cabo dita análise, recorre-se à prática indisciplinar dos estudos visuais e são propostos três eixos conceptuais na tentativa de compreender as diferentes articulações de sentido nas obras analisadas. Esses eixos são: o olhar, o enquadramento e o afeto. Finalmente, conclui-se com uma recapitulação dos elementos que constituem a potência estética das obras da diretora, fincada na noção do encontro com o outro como ponto de partida da sua poética-ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amiel, M. (1975). Agnès Varda Talks about the Cinema. Cinéma, 75(204).

Arce, Y. (2016). Los Estudios Visuales y sus articulaciones críticas en trayectorias (des)centradas de historia(s) del arte. En O. Rodríguez (Coord.), Estudios de arte latinoamericano y caribeño (vol. 1, pp. 315-329). Universidad Iberoamericana.

Bal, M. (2016). Tiempos trastornados: análisis, historias y políticas de la mirada. Akal.

Breschand, J. (2004). El documental. La otra cara del cine. Paidós.

Butler, J. (2010). Marcos de guerra. Las vidas lloradas. Paidós.

Derrida, J. (2013). Artes de lo visible. Ellago.

Didi-Huberman, G. (2014). Lo que vemos, lo que nos mira. Manantial.

Gubern, R. (2019). Historia del cine. Anagrama.

Marcos, M. (2021). La mirada femenina a cine etnográfico documental. Reassemblage (Trinh T. Minh-ha, 1982). Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 29(1), 1-10.

Martínez. M. (2022a). Los reversos de la imagen: comentarios en torno a la historia, la memoria y la imagen en Cinévardaphoto. En A. Ortega & S. Anchondo (Eds.), La espigadora y la cineasta. El cine de Agnès Varda (pp. 315-329). Universidad Panamericana, Río Subterráneo.

Martínez, M. (2022b). ¿Qué puede una imagen? Algunos apuntes en torno a las potencias de la imagen a partir de Rostros y lugares (2017) de Agnès Varda y JR. En A. Ortega & S. Anchondo (Eds.), La espigadora y la cineasta. El cine de Agnès Varda (pp. 349-366). Universidad Panamericana, Río Subterráneo.

Mitry, J. (2020). Estética y psicología del cine 1: Las estructuras. Siglo XXI.

Niney, F. (2015). El documental y sus falsas apariencias. Universidad Nacional Autónoma de México.

Ortega, A. (2022). La espigadora, la feminista y la autora: Agnès Varda. En A. Ortega & S. Anchondo (Eds.), La espigadora y la cineasta. El cine de Agnès Varda (pp. 11-26). Universidad Panamericana, Río Subterráneo.

Ros, L. (2014, 15 de diciembre). Los daguerrotipos de Agnès Varda. The Lighting Mind. https://www.thelightingmind.com/los-daguerrotipos-de-agnes-varda/

Sontag, S. (2001). Against Interpretation and Other Essays. Picador.

Vilaró, A. (2013). En busca del rostro de Demy (1931-1990). Los últimos filmes de Agnès Varda. En A. L. Hueso & M.G. Camarero (Eds.), Modelos de interpretación para el cine histórico. Congreso Internacional de Historia y Cine. Universidad de Santiago de Compostela.

Filmes

Thi Min.ha, T. (Directora). (1982). Reassemblage: From the Firelight to the Screen [Cortometraje]. Jean-Paul Bourdier & Trinh T. Minh-ha.

Varda, A. (Directora). (1955). La pointe courte [Punto corto] [Película]. Ciné Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1967). Oncle Yanco [Tío Yanco] [Cortometraje]. Ciné Tamaris.

Varda, A. (Directora). (1976). Daguerréotypes [Daguerrotipos] [Película]. RFA, Ciné Tamaris, Institut National de l'Audiovisuel, ZDF.

Varda, A. (Directora). (2000). Les glaneurs et la glaneuse [Los espigadores y la espigadora] [Película]. Ciné Tamaris.

Varda, A. (Directora). (2002). Les glaneurs et la glaneuse... deux ans après [Los espigadores y la espigadora… Dos años después] [Película]. Commission Nationale du Débat Public, Canal+,Ciné Tamaris.

Varda, A. (Directora). (2008). Les Plages d'Agnès [Las playas de Agnès] [Película]. Ciné Tamaris, France 2.

Varda, A. (Directora). (2017). Visages, Villages [Rostros y lugares] [Película]. Ciné Tamaris, Arte France Cinéma, Social Animals.

Varda, A. (Directora). (2019). Varda par Agnès [Varda por Agnès] [Película]. Ciné Tamaris.

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Martínez Bonilla, M. (2023). A potência do olhar: a poética ética no cinema não ficcional de Agnès Varda. Dixit, 37(1), 72–81. https://doi.org/10.22235/d.v37i1.3223

Edição

Secção

Ensaio

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.