O papel dos supervisores escolares no processo de implementação de regulamentos acadêmicos orientados ao acompanhamento das trajetórias escolares de ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v16i2.3068

Palavras-chave:

ensino secundário, regulamento acadêmico, supervisão, ensino obrigatório

Resumo

Este artigo recupera a perspectiva dos supervisores escolares sobre os regulamentos acadêmicos produzidos no contexto da pandemia para acompanhar e sustentar as trajetórias escolares no nível secundário. Em particular, examina os resultados de uma pesquisa sobre as interpretações e traduções feitas por um grupo de supervisores com relação a esses regulamentos e as condições que, de sua perspectiva, dificultam sua recepção e apropriação por parte de diretores e professores de escolas secundárias. Os dados empíricos são provenientes de entrevistas semiestruturadas com oito supervisores que trabalham em diferentes regiões educacionais da Província de Chaco (Argentina). As entrevistas foram realizadas entre março e junho de 2021, durante o período de distanciamento social, preventivo e obrigatório (DISPO). O estudo mostra que, dentro da burocracia educacional, os supervisores de nível secundário são atores-chave, pois, a partir da tradução dos regulamentos acadêmicos, avaliam modos de trabalho com as equipes diretivas para orientá-las na interpretação desses regulamentos e na transmissão que poderiam propor às suas escolas e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almandoz, M. R., & Vitar, A. (2008). Caminos de innovación: las políticas y las escuelas. En M. Almandoz, F. Beltrán, C. Ferretti, F. Jódar, G. Lobo, a. San Martín, L. Sinisi, A. Vitar, D. Zibas, Gestión de innovaciones en la enseñanza media (pp. 15-47). Santillana.

Argentina. (2006, 14 de diciembre). Ley n.° 26.206 de Educación Nacional. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/ley-de-educ-nac-58ac89392ea4c.pdf

Ball, S., Maguire, M., & Braun, A. (2016). Como as escolas fazem as políticas. Editora UEPG.

Barnet-López, S., Arbonés-García, M., Pérez-Testor, S., & Guerra-Balic, M. (2017). Construcción del registro de observación para el análisis del movimiento fundamentado en la teoría de Laban. Pensar en Movimiento: Revista de ciencias del ejercicio y la salud, 15(2), e27334. https://doi.org/10.15517/pensarmov.v15i2.27334

Bocchio, M. C., & Miranda, E. M. (2018). La escolaridad secundaria obligatoria en Argentina. Política para la inclusión socioeducativa en la escuela. Revista Educación, 42(2), 629-644. https://doi.org/10.15517/revedu.v42i2.27103

Castro, A. (2022). Escuela secundaria y pandemia: testimoniar sobre los procesos de escolarización y habilitar la mirada a la novedad. Revista del IICE, (51), 113-130. https://doi.org/10.34096/iice.n51.10677

Delgado, P., & Amud, C. (2019, 14-15 de noviembre). La importancia del vínculo entre docentes y estudiantes en la configuración de sus experiencias escolares en la escuela secundaria [Ponencia]. V Seminario Nacional de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente (Red ESTRADO), Córdoba, Argentina.

Dufour, G. (2008). El rol de los supervisores e inspectores en el gobierno del sistema educativo argentino. Aique Grupo Editor.

Fuentes, S., Bianchini, M. L., Fernández, N., Ochoa, A., & Tavella, M. E. (2022, 17-19 de agosto). Somos el jamón del sándwich: el trabajo de los/as supervisores/as en la reorganización del nivel secundario en la pandemia [Presentación de resumen extendido]. IV Coloquio de Investigación Educativa en Argentina, Buenos Aires, Argentina.

Fuentes, S., Bianchini, M. L., Fernández, N., Ochoa, A., & Tavella, M. E. (2023). La supervisión del nivel secundario argentino durante la pandemia: saberes expertos, conducción y regulaciones en contextos desiguales. Espacios en blanco. Espacios en Blanco. Serie Indagaciones, 1(33), 45–60. https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB33-359

Fontana, A. (2015). Políticas socioeducativas y formación docente. Ministerio de Educación de la Nación.

Fontana, A., & Garay, A. (2015). Inclusión y calidad: una apuesta de las políticas socioeducativas. En A. Fontana (Coord.), Problemas, estrategias y discursos sobre las políticas socioeducativas (pp. 182-208). Ministerio de Educación de la Nación.

Guevara, A., Márquez, F., & Videla, R. (2021). La supervisión educativa: una mirada sobre los nuevos desafíos profesionales [Tesis de Grado, Universidad Católica de Córdoba]. Sistema de Bibliotecas UCC. http://pa.bibdigital.ucc.edu.ar/2978/1/TF_Guevara_Marquez_Videla.pdf

Gvirtz, S. (2010). Los horizontes de la investigación en políticas educativas: los niveles intermedios y la ampliación del campo. En C. Wainerman & M. Di Virgilio (Comps.), El quehacer de la investigación en educación (pp. 67-80). Manantial.

Hirschberg, S. (2013). La supervisión educativa en nuestro país: el trabajo del supervisor en cinco jurisdicciones (Serie La Educación en Debate, número 12). Ministerio de Educación de la Nación. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL006494.pdf

Marchesi, A., Blanco, R., & Hernández, L. (Eds.). (2014). Avances y desafíos de la educación inclusiva en Iberoamérica. OEI. http://www.oei.es/historico/noticias/spip.php?article13613

Ojeda, M., & Nuñez, C. (2009). El trabajo docente del profesor de secundaria en contextos escolares y sociales diversos. Características asumidas y sentidos atribuidos por los propios actores. Revista Digital del Instituto de Investigaciones en Educación, 1(1). https://doi.org/10.30972/riie.014255

Oszlak, O., & O’Donnell, G. (1995). Estado y políticas estatales en América Latina: hacia una estrategia de investigación. Redes, 2(4), 99-128. https://www.redalyc.org/pdf/907/90711285004.pdf

Pinkasz, D. (2019). El régimen académico como llave del cambio a la organización institucional de la escuela secundaria: análisis de las normativas y aportes de la investigación. FLACSO.

Puerta Gil, C. A. (2016). El acompañamiento educativo como estrategia de cercanía impulsora del aprendizaje del estudiante. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (49), 1-6. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/794/1314

Quecedo, R., & Castaño, C. (2002). Introducción a la metodología de investigación cualitativa. Revista de psicodidáctica, (14), 5-39. https://ojs.ehu.eus/index.php/psicodidactica/article/view/142

Real Academia Española. (s.f.). Acompañar. En Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/acompa%C3%B1ar

Rivera Hernández, C. (2017). Propuesta de un sistema de formación especializada en supervisión educativa: análisis comparativo de 13 sistemas de supervisión escolar en el mundo. Innovación educativa, 17(74), 165-179. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732017000200165

Sagastizabal, M. A., & Perlo, C. (2002). La investigación-acción como estrategia de cambio en las organizaciones. Editorial Stella; Ediciones La Crujía.

Solís Hernández, I. (2003). El análisis documental como eslabón para la recuperación de información y los servicios. https://www.monografias.com/trabajos14/analisisdocum/analisisdocum

Sverdlick, I. (2019). Inclusión educativa y derecho a la educación. La disputa de los sentidos. Education Policy Analysis Archives, (27), 26-41. https://doi.org/10.14507/epaa.27.3197

Tamayo-Pupo, A., Del Toro-Prada, J., & Valiente Sandó, P. (2022). Supervisión educativa y formación permanente del director escolar. Acercamiento al estado del arte. RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 6(1), 59-73. https://doi.org/10.32541/recie.2022.v6i1.pp91-103

Ziegler, S. (2011). Entre la desregulación y el tutelaje: ¿hacia dónde van los cambios en los formatos escolares?. En G. Tiramonti (Dir.), Variaciones sobre la forma escolar. Límites y posibilidades de la escuela media (pp. 71-88). Homo Sapiens.

Ziegler, S., & Nobile, M. (2014). Escuela secundaria y nuevas dinámicas de escolarización. Personalización de los vínculos en contextos escolares desiguales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(63),1091-1115. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/105308

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Delgado, P. M., Acuña, M. M., & Ojeda, M. C. (2023). O papel dos supervisores escolares no processo de implementação de regulamentos acadêmicos orientados ao acompanhamento das trajetórias escolares de ensino secundário . Páginas De Educación , 16(2), 39–61. https://doi.org/10.22235/pe.v16i2.3068

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.