Autoridade pedagógica: Uma visão do treinamento inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.22235/pe.v15i1.2687Palavras-chave:
educação, autoridade pedagógica, formação inicial de professores, horizontalidadeResumo
O estudo aborda a construção da autoridade pedagógica do ponto de vista dos estudantes que estão em processo de formação inicial de professores em uma universidade chilena na região de Biobío. A fim de responder às perguntas e objetivos, trabalhou-se metodologicamente com uma abordagem abrangente, com o objetivo de alcançar uma perspectiva mais ampla e profunda do fenômeno. A fim de coletar dados, sete grupos focais foram realizados com estudantes que estão no período final de treinamento inicial de professores, que estão prestes a iniciar suas carreiras profissionais e que estão estudando um dos diplomas de ensino da Escola de Educação. Os principais resultados apontam para uma construção de autoridade a partir de um elemento relacional, baseado na horizontalidade e empatia, juntamente com um elemento técnico de conhecimento disciplinar. É relevante que a idéia de autoridade tradicional está em retirada.
Downloads
Referências
Antelo, E. (2008). Variaciones sobre autoridad y pedagogía. Primera parte. http://www.unter.org.ar/imagenes/Variaciones%20sobre%20autoridad%20y%20pedagog%C3%ADa.pdf
Araujo, K. (2021). ¿Cómo estudiar la autoridad? USACH.
Arendt, H. (1970). Entre el pasado y el futuro. Península.
Batallán, G. (2003). El poder y la autoridad en la escuela. La conflictividad de las relaciones escolares desde la perspectiva de los docentes de infancia. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 8(19), 679-704. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14001906
Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1996). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Laia.
Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. (2010). VIII Encuesta a actores del sistema educativo. CIDE, Universidad Alberto Hurtado. https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wp-content/uploads/2017/03/VIII_encuesta_web_2010.pdf
Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. (2012). IX Encuesta a actores del sistema educativo. CIDE, Universidad Alberto Hurtado. https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wp-content/uploads/2017/03/Informe_IX_Encuesta_CIDE_2012.pdf
Du, Y. (2020). The Transformation of Teacher Authority in Schools. Curriculum and Teaching Methodology, 3(1), 16-20. https://doi.org/10.23977/curtm.2020.030103
Dussel, I. (2012). Qué es la autoridad en la escuela. Le monde diplomatique, Cuadernos de discusión, 5. UNIPE.
Flores, R. (2013). Observando observadores: una introducción a las técnicas cualitativas de investigación social. Ediciones UC.
Flores, R., & Naranjo, C. (2013). Análisis de datos cualitativos: el caso de la grounded theory (teoría fundamentada) En M. Canales (Coord.), Escucha de la escucha. Análisis e interpretación de la investigación cualitativa (pp. 75-114). LOM.
Gil, P., Méndez, L., Pérez, J., Sáez, M., & Zamora, G. (2020). Scale of Pedagogical Authority Meanings in the classroom (ESAPA) for Ibero-America built on the opinions of teaching students. Teaching and Teacher Education, 93, 103079. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103079
Greco, M. B. (2007). La autoridad (pedagógica) en cuestión. Una crítica al concepto de autoridad en tiempos de transformación. Homo Sapiens.
Greco, M. B. (2011). Una autoridad emancipatoria: volver a pensar la autoridad en tiempos de transformación. En R. Maliandi (Comp.), Actas de las III Jornadas Nacionales de Ética y I Jornadas Interdisciplinarias UCES: sobre la Autoridad: perspectivas interdisciplinarias y prácticas sociales (pp. 85-90). FUCES.
Harjunen, E. (2009). How do teachers view their own pedagogical authority? Teachers and Teaching: theory and practice, 15(1), 109-129. https://doi.org/10.1080/13540600802661345
Harjunen, E. (2011). Students’ Consent to a Teacher’s Pedagogical Authority. Scandinavian Journal of Educational Research, 55(4), 403-424. https://10.1080/00313831.2011.587325
Lorca, M. (2019). Comprendiendo la autoridad docente. ¿Es el género del estudiantado y del profesorado relevante para reconocer la autoridad? (Tesis de Maestría). Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile, Chile.
Meza, M., Zamora, G., Cox, P. (2017). Ejercicio de la autoridad en profesores de educación secundaria de Chile. Estudios Pedagógicos, 43(2), 221-235.
Ministerio de Educación. (2008). Marco para la Buena Enseñanza. CPEIP. https://www.cpeip.cl/wp-content/uploads/2017/10/MBE.pdf
Ministerio de Educación. (2021a). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para Carreras de Pedagogía en Historia, Geografía y Ciencias Sociales. Educación Media. CPEIP. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2021/08/Historia-Media.pdf
Ministerio de Educación. (2021b). Efectos de la suspensión de clases presenciales en contexto de pandemia por COVID-19. Centro de Estudios MINEDUC. https://centroestudios.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/100/2021/05/EVIDENCIAS-52_2021.pdf
Quito, L. M. (2019). El desarrollo profesional docente. Un aprendizaje constante. Revista Illari, 8, 1-3.
Revault, M. (2008). El poder de los comienzos. Ensayo sobre la autoridad. Amorrortu.
Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases para la investigación Cualitativa: Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universitaria de Antioquía.
UNESCO. (2005). Primer Estudio Nacional de Convivencia Escolar: La opinión de estudiantes y docentes. http://www.ideaeduca.cl/descargas/convivencia_escolar.pdf
Zamora, G., & Pérez, G. (2012). Autoridad pedagógica en sectores de pobreza de Chile. Análisis desde las perspectivas de los estudiantes. Cultura y Educación, 24(2), 243-256.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Páginas de Educación
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.