Cinema e mal de arquivo em três horizontes latino-americanos: Arquivo Cordero, Tierra Sola e a utopia de Anarchivia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v36i2.3031

Palavras-chave:

cinema, memória, doença de arquivo, América Latina

Resumo

Este ensaio tem como objetivo estudar três experiências documentais latino-americanas que trabalham com a memória visual arquivada. Um antropólogo se fascina com um antigo arquivo fotográfico em La Paz, Bolívia. A história de um aspirante a pesquisador que encontra alguns filmes sobre uma ilha distante no Oceano Pacífico, viaja até ela e de lá escreve para um amigo. Por fim, o ensaio se encerra com a história de um cineasta que procurou The Life of General Villa (1914) e encontrou fragmentos dela em La venganza de Pancho Villa (1931). O cineasta apaixonado por sua história começou a comprar muita celulóide, equipamento de cinema mecânico antigo e todos os tipos de instrumentos visuais para viver em uma utopia chamada Anarchivia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguayo, F., & Roca, L. (2005). Imágenes e investigación social. Ciudad de México, México: Instituto Mora.

Benjamin, W. (2008). La obra de arte en la época de su reproducibilidad técnica. En Obras Walter Benjamin. Libro I. Volumen 2. Madrid, España: Abada Editores.

Benjamin, W. (2013). Libro de los Pasajes. Apuntes y materiales. Madrid, España: Akal.

Cappa, C. (1986). Yervant Gianikian y Angela Ricci Lucchi. IDIS. Recuperado de https://proyectoidis.org/yervant-gianikian-y-angela-ricci-lucchi/

Céspedes, A. (1995). El dictador Suicida: 40 años de historia en Bolivia. La Paz. Bolivia: Juventud.

Derrida, J. (1995). Mal de archivo. Una impresión freudiana (2a ed.). Madrid, España: Trotta.

Durán Castro, M., & Salamanca, C. (2016). Archivo, memoria y presente en el cine latinoamericano (1a ed.). Bogotá, Colombia: Pontificia Universidad Javierana.

Estrada Álvarez, A. (2021). Arte, cine y acción política. Breve revisión historiográfica de las ideas de los cineastas bolcheviques Dziga Vertov y D’Alexandre Medvedkine. Revista de Antropología Visual, (29), 1–22. https://doi.org/https://doi.org/10.47725/RAV.029.03

Forster, W. K. (1999). Introducción. En A. Warburg (2005), El renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia cultural del Renacimiento europeo (pp. 11-56). Madrid, España: Alianza Forma.

Freund, G. (2011). La fotografía como documento social. Barcelona, España: Gustavo Gili. (Trabajo publicado originalmente en 1974)

Fusco, J. (11 de julio de 2016). Watch: Take A Funky Trip Through Pop Culture with SODA_JERK and The Avalanches. Recuperado de https://nofilmschool.com/2016/07/watch-take-a-funky-trip-through-pop-culture-the-was-soda-jerk

Galindo, M. (2020). Cara de puta. Revista de la Universidad de México, (70), 68–73. Recuperado de https://www.revistadelauniversidad.mx/download/9b064373-825a-4dab-a9e4-1180f5f430fb?filename=cara-de-puta.

Galindo, M. (Ed.). (2004). Estudio Archivo Cordero Bolivia 19-1961. Madrid, España: Turner.

Garrido Díaz, M. (2016). El Kai kai: la cultura más allá de la lengua. Contextos: Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales, (29), 113–116. Recuperado de http://revistas.umce.cl/index.php/contextos/article/view/305.

Lanza, P. H. (2010). Usos del archivo en el cine documental latinoamericano contemporáneo: los documentos sobrevivientes. Cine Documental, (1). Recuperado de http://revista.cinedocumental.com.ar/1/articulos_03.html

Leyda, J. (1960). A History of the Russian and Soviet Cinema (1a ed.). Nueva York, NY: The Macmillan Company.

Miquel, A. (1997). Salvador Toscano. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara.

Montenegro, C. (2016). Nacionalismo y coloniaje (4ª ed.). La Paz, Boivia: Biblioteca Bicentenario Bolivia.

Mundo FAU. (19 de octubre de 2021). Traspasos 2021: Tierra Sola · Tiziana Panizza · Magíster en Arquitectura [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=Sxky54GJrUQ&ab_channel=MundoFAU

Orphan Film Symposium. (2001). Orphans of the Storm II: Documenting the 20th Century. Recuperado de https://www.sc.edu/filmsymposium/archive/orphans2001/programfr.html

Ricoeur, P. (2010). La memoria, la historia, el olvido. Madrid, España: Trotta.

Sánchez Biosca, V. (1991). Teoría del montaje cinematográfico (1a ed.). Valencia, España: Ediciones Textos Filmoteca de la Generalitat Valenciana.

Streible, D. (2009). The State of Orphan Films: Editor’s Introduction. The Moving Image, 9(1), 5-19. https://doi.org/https://doi.org/10.1353/mov.0.0024

Suárez, H. J. (2005). Archivo Julio Cordero (1900-1961). Relaciones, (104), 107–130.

Ultracinema. (13 de julio de 2022). Archivo Cordero. Recuperado de https://nadaesoriginal.ultracinema.x10.mx/mypodcast/archivo-cordero/

Vertov, D. (2011). Memorias de un bolchevique (1a ed.). Salamanca, España: Capitán Swing.

Wood, D. M. J. (2009). Memorias de una mexicana: La Revolución como monumento fílmico. Secuencia, (75), 147-170. https://doi.org/10.18234/secuencia.v0i75.1092

Filmes

Guzmán, P. (Director). (2010). Nostalgia de la luz [Película]. Chile-Francia-Alemania: Atacama Productions; Blinker Filmproduktion; Westdeutscher Rundfunk (WDR), Cronomedia.

Guzmán, P. (Director). (2015). El botón de nácar [Película]. Chile-España-Francia: Atacama Productions; Valdivia Film; Mediapro.

Guzmán, P. (Director). (2019). La cordillera de los sueños [Película]. Chile-Francia: Arte; Atacama Productions.

Guzmán, P. (Director). (2022). Mi país imaginario [Película]. Chile-Francia: Arte France Cinéma; Atacama Productions; Market Chile.

History Club. (10 de octubre de 2017). The Fall of the Romanov Dynasty 1927 [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=N-jz6Xr8SUc

Loznitsa, S. (Director). (2008). Revue [Película]. Recuperado de https://mubi.com/es/films/revue

Marker, C. (Director). (1953). Les statues meurent aussi [Película]. Francia: Présence Africaine, Tadié Cinéma.

Marker, C. (Director). (1957). Lettre de Sibérie [Película]. Francia: Argos Films; Procinex.

Marker, C. (Director). (1983). Sans Soleil [Película]. Francia: Argos Films.

Panizza, T. (Directora). (2017). Tierra sola [Película]. Chile: Domestic Films.

Rabinovich, D. L. (8 de julio de 2015). Yervant Gianikian & Angela Ricci Lucchi Imágenes de Oriente (2001) [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=W8LMM9iPbGg

Rocha, G. (Director). (1988). Sábado de mierda [Película]. México: Universidad Nacional Autónoma de México.

Rocha, G. (Director). (1995). Ferrocarril a utopia [Película]. México: Imagia.

Rocha, G. (Director). (2003). Los rollos perdidos de Pancho Villa [Película]. México: Archivia Films; Banff Center For The Arts; Universidad Autónoma de Guadalajara.

Rocha, G. (Director). (2006). Acme & Co. [Película]. México: Fondo para la Producción Cinematográfica de Calidad; Instituto Mexicano de Cinematografía.

Zamorano Villareal, G. (Directora). (2020). Archivo Cordero [Película]. Bolivia: Coproducción Bolivia-México.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Estrada Alvarez, A. (2022). Cinema e mal de arquivo em três horizontes latino-americanos: Arquivo Cordero, Tierra Sola e a utopia de Anarchivia. Dixit, 36(2), 82–96. https://doi.org/10.22235/d.v36i2.3031

Edição

Secção

Dossiê: Panorama do audiovisual documental latino-americano | Ensaios

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.