Quem vai filmar a história? Artifício e heterocronia em El Movimiento de Benjamín Naishtat

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v36i1.2790

Palavras-chave:

cinema argentino, cinema latino-americano, artifício, heterocronia, espacialidade

Resumo

El movimiento (2015), de Benjamín Naishtat, faz parte de uma constelação de filmes recentes argentinos e latino-americanos que abordam o passado histórico, mas longe de se basear em uma representação plausível da época, coloca em crise o caráter ilusionista da narração clássica. Com o objetivo de pensar os vasos comunicantes que El movimiento estabelece com a História e o presente da Argentina, este artigo contempla não apenas as construções discursivas, mas também a superfície material de suas imagens e sons. O filme de Naishtat, através de uma série de operações formais que exacerbam o artifício, compõe um espaço abstrato e uma temporalidade quebrada feita de anacronismos. É um procedimento de estranhamento: tenta traçar outra rota, outro território e outros ritmos de tempo. Confronta a forma de uma história: as comemorações do Bicentenário e as visões objetivistas do certo cinema de época para cristalizar a história argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agamben, G. (2011). Desnudez. Buenos Aires, Argentina: Adriana Hidalgo.

Aguilar, G. (2016). Más allá del pueblo. Imágenes, indicios y políticas del cine. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Alarcón, F. (en prensa). Fantasías coloreadas de ayer y hoy. Apuntes sobre luces, colores y texturas en dos ficciones históricas latinoamericanas contemporáneas. En I. Depetris Chauvin & N. Taccetta (Coords.), Performances Afectivas. Arte, cine, artivismo y modos de lo común en América Latina. Buenos Aires, Argentina: Ed. La Cebra.

Andermann, J. (17 de diciembre de 2018). Después del Nuevo Cine Argentino: Territorios, lenguajes, medialidades. Revista Icónica. Recuperado de http://revistaiconica.com/despues-del-nuevo-cine-argentino-territorios-lenguajes-medialidades

Barthes, R. (1986). Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Buenos Aires, Argentina: Paidós Comunicación.

Bourriaud, N. (2009). Altermodern. Londres, Reino Unido: Tate Triennial.

Didi-Huberman, G. (2011). Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Avellaneda, Argentina: Adriana Hidalgo Editora.

Didi-Huberman, G. (2014). Pueblos expuestos, pueblos figurantes. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Manantial.

Durruty, A. (20 de noviembre de 2020). Anacronía y distopía en “El movimiento”. Revista Taipei. Recuperado de https://taipeirevista.com/index.php/2020/11/20/anacronia-y-distopia-en-el-movimiento-2015/

Foster, H. (2001). El retorno de lo real. Madrid, España: Akal.

Fradkin, R., & Gelman, J. (2015). Juan Manuel de Rosas: la construcción de un liderazgo político. Buenos Aires, Argentina: Edhasa.

Iparraguirre, M. (2015). El kirchnerismo en el cine de ficción argentino (Tesis de Maestría). Universidad Católica de Córdoba, Argentina.

Iparraguirre, M. (2019). El kirchnerismo en el cine de ficción argentino. En X. Triquell & S. Ruiz (Coords.), Imágenes en conflicto. Construcciones audiovisuales de la conflictividad social en Argentina (pp. 50-73). Córdoba, Argentina: Universidad Nacional de Córdoba.

Koza, R. (9 de diciembre de 2015). Una visión desde algún lugar: un misterioso fuera de campo (de la ficción). Con los ojos abiertos. Recuperado de http://www.conlosojosabiertos.com/una-vision-desde-algun-lugar-el-misterioso-fuera-de-campo-de-la-ficcion/

Koza, Roger (12 de mayo de 2020). Breves apuntes sobre una física de la crítica. Con los ojos abiertos, Argentina. Recuperado de http://www.conlosojosabiertos.com/breves-apuntes-sobre-una-fisica-de-la-critica/

Lattanzi Vizzolini, M. L. (2018). Cine argentino contemporáneo: un presente cargado de temporalidades [Tesis doctoral]. Universidad de Chile. Recuperado de http://repositorio.conicyt.cl/bitstream/handle/10533/235151/tesis%20final_ed%20Agosto.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Lopes, D. (2018). Afecto y artificio en América Latina. En E. Calderón Rivera & A. Zirión (Coords.), Cultura y afectividad. Aproximaciones antropológicas y filosóficas al estudio de las emociones (pp. 349 - 379). México D. F., México: Ediciones del Lirio.

Lusnich, A. L. (2007). El drama social-folclórico. El universo rural en el cine argentino. Buenos Aires, Argentina: Biblos.

Martin, A. (2008). ¿Qué es el cine moderno? Santiago de Chile, Chile: Uqbar editores.

Natanson, J. (24 de noviembre de 2013). Ficciones de lo real. Página/12. Recuperado de https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/9-9301-2013-11-24.html

Prysthon, A. (2019). Paisajes soñados: imaginación geográfica y deriva melancólica en Jauja. En I. Depetris Chauvin & M. Urzúa Opazo (Coords), Más allá de la naturaleza: Prácticas y configuraciones espaciales en la cultura latinoamericana contemporánea (pp. 81-100). Santiago de Chile, Chile: Universidad Alberto Hurtado.

Pérez, G. (2019). El fantasma material. Córdoba, Argentina: Los Ríos.

Prividera, N. (2014). El país del cine. Córdoba, Argentina: Los Ríos.

Trimboli, J. (24 de marzo de 2016). Qué hacemos con la historia. Revista Kilómetro 111. Recuperado de http://kilometro111cine.com.ar/que-hacemos-con-la-historia/

Filmes

Agüero, P. (director). (2015). Eva no duerme [Película]. Argentina-España-México-Alemania: JBA Productions, Haddock Films, Tornasol Films, Canana Films, Rohfilm.

Alonso, L. (director). (2014). Jauja [Película]. Argentina-Estados Unidos-México-Países Bajos: 4L, Massive Inc, Perceval Pictures, Mantarraya Producciones, Fortuna Films.

Ávila, B. (director). (2001). Infancia clandestina [Película]. ArgentinaBrasil-España: Habitación 1520 Producciones, Historias Cinematográficas, Antártida, Academia de Filmes.

Campanella, J. J. (director). (2009). El secreto de sus ojos [Película]. Argentina-España: 100 Bares, Tornasol Films, Haddock Films, Telefé, RTVE, Canal+ España.

Fregonese, H., & Demare, L. (director). (1945). Pampa bárbara [Película]. Argentina: Artistas Argentinos Asociados.

Gil Lavedra, N. (director). (2011). Verdades verdaderas. La vida de Estela [Película]. Argentina: Aleph Media.

Ipiña, L. (director). (2010). Revolución: el cruce de los Andes [Película]. Argentina: TV Pública.

Juárez, N. (director). (2010). La revolución es un sueño eterno [Película]. Argentina: Anaconda Producciones.

Llinás, M. (director). (2008). Historias extraordinarias [Película]. Argentina: I-Sat, El Pampero Cine, Universidad del Cine.

Martel, L. (directora). (2018). Zama [Película]. Argentina-España-Francia-México-Brasil-Estados Unidos-Países Bajos: Rei Cine, El Deseo, Canana Films, KNM, Bananeira Filmes, Louverture Films, Netherland Filmfund, INCAA.

Naishtat, B. (director). (2015). El movimiento [Película]. Argentina-Corea del Sur: Pucara Cine, Varsovia Films, Jeonju International Film Festival, INCAA.

Naishtat, B. (director). (2018). Rojo [Película]. Argentina-Francia-Brasil: Ecce Films, Bord Cadre Films, Desvia Produções, Pucara Cine, Sutor Kolonko, INCAA.

Pivotto, S. (director). (2010). Belgrano [Película]. Argentina: INCAA, Canal 7-La televisión pública, Canal Encuentro.

Soffici, M. (director). (1939). Prisioneros de la tierra [Película]. Argentina: Pampa Films.

Testa, A., & Márquez, F. (directores). (2016). La larga noche de Francisco Sanctis [Película]. Argentina: Pensar con las manos.

Torre Nilsson, L. (director). (1970). El santo de la espada [Película]. Argentina: Producciones Maipú.

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Zgaib, I. (2022). Quem vai filmar a história? Artifício e heterocronia em El Movimiento de Benjamín Naishtat. Dixit, 36(1), 17–28. https://doi.org/10.22235/d.v36i1.2790

Edição

Secção

Artigos de pesquisa

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.