A pesquisa como responsabilidade docente. Uma análise das políticas educacionais na Colômbia e no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v16i1.3060

Palavras-chave:

prática docente, formação docente, pesquisa educacional, políticas educacionais, sistema educacional

Resumo

A pesquisa docente tornou-se um dever, uma responsabilidade e um desafio no trabalho educativo. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar nas políticas educacionais os propósitos e as condições para implementar a pesquisa no labor docente e na formação inicial no Chile e na Colômbia. Com base na abordagem qualitativa, realizou-se uma análise documental, na qual foi feita uma revisão de 11 documentos. Os resultados obtidos demonstraram como responsabilidade docente em ambos países: a tarefa de pesquisar sua prática e a disciplina que leciona, bem como o fomento do desenvolvimento de habilidades de pesquisa em estudantes de todos os níveis do sistema educacional. Na Colômbia, são mencionadas com mais detalhes as condições para incentivar a pesquisa docente, enquanto no Chile a ação de pesquisar não é explicada em profundidade, mas destaca-se a reflexão e a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguerrondo, I., & Vaillant, D. (2015). El aprendizaje bajo la lupa: Nuevas perspectivas para América Latina y el Caribe. UNICEF.

Ander-Egg, E. (1995). Técnicas de investigación social. Lumen.

Arrillaga, C. E. L. (2018). La cartografía social como herramienta educativa. Revista Scientific, 3(10), 232-247. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2018.3.10.12.232-247

Brew, A., & Saunders, C. (2020). Making sense of research-based learning in teacher education. Teaching and Teacher Education, 87, 102935. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102935

Brunner, J. (2001). Globalización y el futuro de la educación: tendencias, desafíos, estrategias. En Análisis de prospectivas de la educación en la región de América Latina y el Caribe (pp. 47-89). UNESCO.

Buendía, X., Zambrano, L., & Insuasty, E. (2018). El desarrollo de competencias investigativas de los docentes en formación en el contexto de la práctica pedagógica. Folios, (47), 179-195. https://doi.org/10.17227/folios.47-7405

Cain, T., & Allan, D. (2017). The invisible impact of educational research. Oxford Review of Education, 43(6), 718-732. https://doi.org/10.1080/03054985.2017.1316252

Carrasco, J., & Caderero, J. (2007). Aprendo a Investigar en Educación (2.° ed.). RIALP.

Castells, M. (2003). La era de la información (vol. 2): Economía, sociedad y cultura. El poder de la identidad. Alianza.

Cervantes, E. (2019). Un acercamiento a la formación de docentes como investigadores educativos en México. REICE, 17(4), 59-74. https://doi.org/10.15366/reice2019.17.4.003

Cheng, E. C. K., & Ling, L. (2013). The approach of learning study: Its origin and implications. OECD Education. https://www.oecd.org/education/ceri/eric%20cheng.learning%20study.pdf

Chile. (2009, 12 de septiembre). Ley n.° 20370: Ley General de Educación. https://bcn.cl/3cv49

Chile. (2016, 1 de abril). Ley n.° 20903: Crea el sistema de desarrollo profesional docente y modifica otras normas. https://bcn.cl/2k85e

Cochran-Smith, M., & Lytle, S. (2009). The teacher research movement: A decade later. Educational Researcher, 28(7), 15-25.

Colombia. (1994, 8 de febrero). Ley n.° 115: Ley General de Educación. https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_colombia_0393.pdf

Colombia. (2002, 19 de junio). Decreto n.º 1278: Estatuto de profesionalización docente. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86102_archivo_pdf.pdf

Colombia. (2015, 17 de diciembre). Decreto n.º 2450. https://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Decretos/30019618

Colombia. (2020, 14 de septiembre). Decreto n.º 1236. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=141999

Comisión Nacional de Acreditación. (2021). Criterios y estándares de calidad para la acreditación de carreras y programas de Pedagogía. https://www.cnachile.cl/noticias/paginas/nuevos_cye.aspx

Couso, D. (2014, 10-12 de septiembre). De la moda de “aprender indagando” a la indagación para modelizar: una reflexión crítica [Conferencia inaugural]. XXVI Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Huelva, España. http://uhu.es/26edce/actas/docs/conferencias/pdf/26ENCUENTRO_DCE-ConferenciaPlenariaInaugural.pdf

De Juanas, Á., Del Pozo, R., & González, M. (2016). Competencias docentes para desarrollar la competencia científica en educación primaria. Bordón, 68(2), 103–120. https://doi.org/10.13042/Bordon.2016.68207

Elliot, J. (2015). Lesson y learning Study y la idea del docente como investigador. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 29(3), 29-46. https://www.redalyc.org/pdf/274/27443871003.pdf

Espinoza, E. (2020). La investigación formativa. Una reflexión teórica. Revista Conrado, 16(74), 45-53.

Fernández, C., & Yoshida, M. (2012). Lesson study: A Japanese approach to improving mathematics teaching and learning. Routledge.

Fujii, T. (2019). Designing and adapting tasks in lesson planning: A critical process of lesson study. En R. Huang, A. Takahashi & J. Da Ponte (Eds.), Theory and practice of lesson study in mathematics (pp. 681-704). Springer.

Gros, B., Viader, M., Cornet, A., Martínez, M., Palés, J., & Sancho, M. (2020). The Research-Teaching Nexus and Its Influence on Student Learning. International Journal of Higher Education, 9(3), 109-119. https://doi.org/10.5430/ijhe.v9n3p109

Hargreaves, A. (2003). Enseñar en la sociedad del conocimiento. La educación en la era de la inventiva. Octaedro.

Huchim, D., & Reyes, R. (2013). La investigación biográfico-narrativa, una alternativa para el estudio de los docentes. Actualidades investigativas en Educación, 13(3), 392-419. https://doi.org/10.15517/aie.v13i3.12026

Londoño, O., Maldonado, L., & Calderón, L. (2016). Guía para construir estados del arte. Iconk.

Lysenko, L. V., Abrami, P. C., Bernard, R. M., & Dagenais, C. (2015). Research use in Education: an online survey of school practitioners. Brock Education: A Journal of Educational Research and Practice, 25(1), 35-54. https://doi.org/10.26522/brocked.v25i1.431

Manfra, M. M. (2019). Action research and systematic, intentional change in teaching practice. Review of Research in Education, 43(1), 163-196. https://doi.org/10.3102/0091732X18821132

Mejía, M., & Manjarrez, M. (2013). La investigación como estrategia pedagógica una propuesta desde el sur. Ediciones Desde Abajo.

Miles, M., & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook (2a ed.). Sage.

Ministerio de Educación Nacional. (2013). Sistema Colombiano de Formación de Educadores y Lineamientos de Política. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-345485_anexo1.pdf

Ministerio de Educación Nacional. (2016, 3 de febrero). Resolución n.º 2041. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-356982_recurso_1.pdf

Ministerio de Educación. (2021a). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para Carreras de Pedagogía en Artes Visuales. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2021/08/Artes-visuales.pdf

Ministerio de Educación. (2021b). Marco para la Buena Enseñanza. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2021/08/MBE-2.pdf

Muñoz, M., & Garay, F. (2015). La investigación como forma de desarrollo profesional docente: Retos y perspectivas. Estudios pedagógicos, 41(2), 389-399. https://doi.org/10.4067/S0718-07052015000200023

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017). Educación 2030: Declaración de Buenos Aires. Reunión Regional de Ministros de Educación de América Latina y el Caribe. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247286

Palencia Salas, V., Villagrá Sobrino, S. L., & Rubia Avi, B. (2019). Posibilidades y tensiones del docente-investigador en la escuela. El caso de Argentina, Brasil, Colombia y México. Revista Fuentes, 21(1), 115-134.

Pérez, A. (2009). ¿Competencias o pensamiento práctico? La construcción de los significados de representación y de acción. En J. Gimeno (Comp.), Educar por competencias, ¿qué hay de nuevo? (pp. 59-102). Morata.

Perines, H. (2018). ¿Por qué la investigación educativa no impacta en la práctica docente? Estudios sobre Educación, (34), 9-27. https://doi.org/10.15581/004.34.9-27

Piñero, M., Rondón, L., & Piña, E. (2007). La investigación como eje transversal en la formación docente: una propuesta metodológica en el marco de la transformación curricular de la UPEL. Laurus, 13(24), 173-194.

Porlan, R., & García, F. F. (2000). El proyecto IRES (Investigación y renovación escolar). Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, (64), 1-16.

Restrepo, B. (2017). Conceptos y aplicaciones para la investigación formativa y criterios para evaluar la in¬vestigación científica en sentido estricto. https://www.epn.edu.ec/wp-content/uploads/2017/03/Investigaci%C3%B3n-Formativa-Colombia.pdf

Sánchez, R. (2014). Enseñar a investigar: una didáctica nueva de la investigación en ciencias. Cesu.

Sato, M., & Loewen, S. (2019). Do teachers care about research? The research–pedagogy dialogue. ELT Journal, 73(1), 1-10. https://doi.org/10.1093/elt/ccy048

Stringer, E. (2013). Action Research. Sage.

Tójar, J. (2006). Investigación cualitativa: Comprender y actuar. La Muralla.

Trapero, N., & Gómez, Á. (2019). Las disposiciones subjetivas de los docentes en la superación de las resistencias al cambio ante procesos cíclicos de formación basados en la investigación (Lesson Study): Estudio de un caso. Revista Complutense de Educación, 30(2), 569. https://doi.org/10.5209/RCED.57780

Vanderlinde, R., & Van Braak, J. (2010). The gap between educational research and practice: views of teachers, school leaders, intermediaries, and researchers. British Educational Research Journal, 36(2), 299-316.

Wahlgren, B., & Aarkrog, V. (2021). Bridging the gap between research and practice: how teachers use research-based knowledge. Educational action research, 29(1), 118-132. https://doi.org/10.1080/09650792.2020.1724169

Wood, P., & Smith, J. (2018). Investigar en educación: conceptos básicos y metodología para desarrollar proyectos de investigación. Narcea.

Zabalza, M. A. (2008). Diarios de clase: un instrumento de investigación y desarrollo profesional. Narcea.

Zeichner, K. M. (1983). Alternative Paradigms of Teacher Education. Journal of Teacher Education, 34(3), 3-9.

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Palencia Salas, V., & Verdugo Peñaloza, A. (2023). A pesquisa como responsabilidade docente. Uma análise das políticas educacionais na Colômbia e no Chile. Páginas De Educación , 16(1), 28–46. https://doi.org/10.22235/pe.v16i1.3060

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.