Mobilidade estudantil e idade adulta emergente: Um estudo exploratório sobre a construção da identidade em jovens estudantes universitarios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/cp.v17i2.3152

Palavras-chave:

internacionalização, mobilidade estudantil, identidade profissional, idade adulta emergente

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender a relação entre os processos de mobilidade estudantil e a construção da identidade em estudantes da Universidade Católica de Temuco. A investigação desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade com estudantes que realizaram uma mobilidade estudantil internacional de saída. Os resultados revelaram que o processo de mobilidade estudantil constitui um marco que possibilitou o autoconhecimento e a construção de um eu ideal. Isso evidencia a contribuição da mobilidade estudantil em aspectos acadêmicos, profissionais e na construção do eu do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Javiera Brandt, Fundación de Desarrollo Educacional para la Innovación Cruzando

Javiera Brandt, Carrera de Ciencia Política, Universidad Católica de Temuco. Correo: jbrandt2018@alu.uct.cl. https://orcid.org/0000-0002-2805-9296

Paulina Latorre, Universita Sacro Cuore

Paulina Latorre, Dirección de Relaciones Internacionales, Universidad Católica de Temuco. Correo: platorre@uct.cl. https://orcid.org/0000-0002-5962-9546

Leonor Riquelme-Segura, Universidad de la Frontera, Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo

Leonor Riquelme, Departamento de Trabajo Social y Programa de Doctorado en Ciencias Sociales, Universidad de la Frontera. Correo: leonor.riquelme@ufrontera.cl. https://orcid.org/0000-0001-6154-5141. 

Mabel Zapata, Universidad Católica de Temuco

Mabel Zapata, Dirección de Relaciones Internacionales, Universidad Católica de Temuco. Correo: mzapata@uct.cl

Referências

Altbach, P. G., & Knight, J. (2006). Visión panorámica de la internacionalización en la educación superior: Motivaciones y realidades. Perfiles Educativos, 28(112), 13-39.

Amendola, A., & Restaino, M. (2016). An evaluation study on students’ international mobility experience. Quality & Quantity, 51(2), 525-544. ttp://dx.doi.org/10.1007/s11135-016-0421-3

Araujo, K., & Martuccelli, D. (2012). Desafíos comunes. Retrato de la sociedad chilena y sus individuos (Tomo I). LOM.

Arnett, J. (2000). Emerging adulthood: A theory of development from the late teens through the twenties. American Psychologist, 55(5), 469-480. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066x.55.5.469

Balduzzi, M., & Egle, R. (2010). Representaciones sociales e ideología en la construcción de la identidad profesional de estudiantes universitarios avanzados. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 12(2), 65-83.

Barrera, A., & Vinet, E. (2017). Adultez emergente y características culturales de la etapa en universitarios chilenos. Terapia Psicológica, 35(1), 47-56. https://doi.org/10.4067/s0718-48082017000100005

Barrera, A., Vinet, E., & Ortiz, M. (2020). Evaluación de la adultez emergente en Chile: validación del IDEA-extendido en universitarios chilenos. Terapia Psicológica, 38(1), 47-61. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-48082020000100047

Berger, P., & Luckmann, T. (2003). La construcción social de la realidad. Amorrortu.

Bilecen, B., & Van Mol, C. (2017). Introduction: international academic mobility and inequalities. Journal of Ethnic and Migration Studies, 43(8), 1241-1255. https://doi.org/10.1080/1369183X.2017.1300225

Bolívar, A., Fernández, M., & Molina, E. (2005). Investigar la identidad profesional del profesorado: Una triangulación secuencial. Forum: Qualitative Social Research, 6(1). https://doi.org/10.17169/fqs-6.1.516

Bonilla-García, M., & López-Suárez, A. (2016). Ejemplificación del proceso metodológico de la teoría fundamentada. Cinta de Moebio, (57), 305-315. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2016000300006

Bourdieu, P., & Passeron, J. (2009). Los herederos. Siglo XXI.

Bustos-Aguirre, M. (2022). ¿Por qué algunos estudiantes realizan movilidad internacional y otros no? Sociologías, 24(61), 290-321. https://doi.org/10.1590/18070337-121922

Cea D’Ancona, M. (1996). Metodología Cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social. Síntesis.

Chao, R. Y. (2020). Intra‐ASEAN student mobility: overview, challenges and opportunities. Journal of Applied Research in Higher Education. https://doi.org/10.1108/jarhe-07-2019-0178

Charmaz, K. (2006). Constructing Grounded Theory: A Practical Guide Through Qualitative Analysis. SAGE.

Consejo Nacional de Educación. (2021). Índices de Educación Superior. https://www.cned.cl/indices-educacion-superior

Corbella, V., & Elías, S. (2018). Movilidad estudiantil universitaria ¿qué factores inciden en la decisión de elegir Argentina como destino? Perfiles Educativos, 40(160), 120-140. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.160.58399

Correa, P. S., Mola, D. J., & Reyna, C. (2020). Efecto de la disponibilidad de recursos económicos sobre funciones cognitivas y preferencias sociales. Ciencias Psicológicas, 14(1), e-2080. https://doi.org/10.22235/cp.v14i1.2080

Corti, A., Oliva, D., & de la Cruz, S. (2015). La internacionalización y el mercado universitario. Revista de la Educación Superior, 44(2), 47-60.

Dubet, F. (2005). Los estudiantes. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 1, 1-78. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i1.148

Erikson, E. (1985). El ciclo vital completado. Paidós.

Evetts, J. (2003). Identidad, diversidad y segmentación profesional: el caso de la ingeniería. En M. Sánchez-Martínez, J. Sáez & L. Svensson (Coords.), Sociología de las profesiones. Pasado, presente y futuro (pp. 141-154). Diego Marín Librero.

Findlay, A., King, R., Smith, F., Geddes, A., & Skeldon, R. (2011). World class? An investigation of globalisation, difference and international student mobility. Transactions of the Institute of British Geographers, 37(1), 118-131. https://doi.org/10.1111/j.1475-5661.2011.00454.x

Finkel, L., Parra, P., & Baer, A. (2008). La entrevista abierta en investigación social: trayectorias profesionales de ex deportistas de élite. En A. Gordo & A. Serrano (Coord.), Estrategias y prácticas cualitativas de investigación social (pp. 127-154). Pearson-Prentice Hall.

Gacel-Ávila, J. (2018). Internacionalización comprehensiva en América Latina y el Caribe. https://eulacfoundation.org/es/system/files/Internacionalización%20comprehensiva%20ALC.pdf

Gaínza, Á. (2006). La entrevista en profundidad individual. En M. Canales (Ed.), Metodologías de investigación social: Introducción a los oficios (pp. 219-263). LOM.

Gerhards, J., & Hans, S. (2013). Transnational Human Capital, Education, and Social Inequality. Analyses of International Student Exchange. Zeitschriftfür Soziologie, 42(2), 99-117. http://dx.doi.org/10.1515/zfsoz-2013-0203

Gibbs, G. (2007). El análisis de datos cualitativos en Investigación Cualitativa. Morata.

Glaser, B., & Strauss, A. (1967). The discovery of Grounded theory: Strategies for qualitative research. Aldine.

Guzmán, C. (2017). Las nuevas figuras estudiantiles y los múltiples sentidos de los estudios universitarios. Revista de la Educación Superior, 46(182), 71-87. http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2017.03.002

Ibarra, B. (2016). Patlani, un instrumento estadístico de la movilidad estudiantil en México. Revista de la Educación Superior, 45(180), 113-119. http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2016.10.001

Knight, J. (2004). Internationalization remodeled definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5-31. http://dx.doi.org/10.1177/1028315303260832

Kumpikaitė, V., & Duoba, K. (2011). Development of intercultural competencies by student mobility. The Journal of Knowledge Economy & Knowledge Management, 6(4), 41-50.

Lloyd, M. (2016). ¿El gran negocio de la internacionalización de la educación superior? Campus Milenio, (680), 34-35.

Martuccelli, D., & de Singly, F. (2012). Las sociologías del individuo. LOM.

Ministerio de Educación (2021, 8 de junio). Matrícula de educación superior aumenta en 2021: total supera 1.200.000 estudiantes. https://acortar.link/kljcsj

Mulone, M. (2016). El proceso de construcción de la identidad profesional de los traductores de inglés. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 17(19), 152-166.https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2016.19.192

Otero, M., Giraldo, W., & Sánchez, J. (2019). La movilidad académica internacional: experiencias de los estudiantes en Instituciones de Educación Superior de Colombia y México. Revista de la Educación Superior, 48(190), 71-92. https://doi.org/10.36857/resu.2019.190.712

Petzold, K., & Moog, P. (2017). What shapes the intention to study abroad? An experimental approach. Higher Education, 75(1), 35-54. http://dx.doi.org/10.1007/s10734-017-0119-z

Pogodzinski, B., Cook, W., Lenhoff, S. W., & Singer, J. (2021). School climate and student mobility. Leadership and Policy in Schools, 21(4), 984–1004. https://doi.org/10.1080/15700763.2021.1901121

Pozo, J., & Rojo, E. (2003). Movilidad estudiantil, integración y convergencia. Calidad en la Educación, (19), 143-149.https://doi.org/10.31619/caledu.n19.367

Quintano, F., & Denegri, M. (2021). Actitudes hacia el endeudamiento en estudiantes secundarios chilenos. Suma Psicológica, 28(2), 79-87. https://doi.org/10.14349/sumapsi.2021.v28.n2.2

Resnik, J. (2012). The Denationalization of Education and the Expansion of the International Baccalaureate. Comparative Education Review, 56(2), 248-269. https://doi.org/10.1086/661770

Rienties, B., Hernández, N., Jindal, D., & Alcott, Peter. (2013). The role of cultural background and team divisions in developing social learning relations in the classroom. Journal of Studies in International Education, 17(4), 322-353. http://dx.doi.org/10.1177/1028315312463826

Rivera, D., Cruz, C., & Muñoz, C. (2011). Satisfacción en las relaciones de pareja en la adultez emergente: el rol del apego, la intimidad y la depresión. Terapia Psicológica, 29(1), 77-83. https://doi.org/10.4067/s0718-48082011000100008

San Martín, D. (2014). Teoría fundamentada y Atlas.ti: recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 16(1), 104-122.

Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquía.

Suárez, M. (2018). Génesis de la juventud de los estudiantes universitarios. Perfiles Educativos, 11(159), 177-191. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.159.57971

Taylor, C. (1996). Identidad y Reconocimiento. Revista Internacional de Filosofía Política, (7), 10-19.

Tokas, S., Sharma, A., Mishra, R., & Yadav, R. (2023). Non-economic motivations behind international student mobility: An interdisciplinary perspective. Journal of International Students, 13(2), 155-171. https://doi.org/10.32674/jis.v13i2.4577

Torche, F., & Wormald, G. (2004). Estratificación y movilidad social en Chile: entre la adscripción y el logro. CEPAL. https://digitallibrary.un.org/record/544893?ln=es

Vaicekauskas, T., Duoba, K. & Humpikateite-Valiuniene, V. (2013). The role of international mobility in students core competences development. Economics and Management, 18(4), 847-856. http://dx.doi.org/10.5755/j01.em.18.4.5686

Valles, M. (2009). Técnicas cualitativas de investigación social: Reflexiones metodológicas y práctica profesional. Síntesis.

Verbik, L., & Lasanowski, V. (2007). International Student Mobility: Patterns and Trends. Observatory of Borderless Higher Education.

Webb, G. (2005). Internationalisation of curriculum: an institutional approach. En J. Carroll & J. Ryan (Eds.) Teaching International Students, Improving Learning for All (pp. 631-648). Routledge.

Zelizer, V. (2011). El significado social del dinero. Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Quintano-Méndez, F., Brandt, J., Latorre, P., Riquelme-Segura, L., & Zapata, M. (2023). Mobilidade estudantil e idade adulta emergente: Um estudo exploratório sobre a construção da identidade em jovens estudantes universitarios. Ciencias Psicológicas, 17(2), e-3152. https://doi.org/10.22235/cp.v17i2.3152

Edição

Secção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos Similares

<< < > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.