Prevalência de neuromito em professores da Universidade de Cienfuegos
DOI:
https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2358Palavras-chave:
neurociências, educação superior, neuromitosResumo
A aplicação prematura de conhecimentos neurocientíficos gera crenças errôneas ou neuromitos em docentes. A partir daí a realização de um estudo descritivo com o objetivo de identificar a prevalência de neuromitos em 40 professores universitários da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Cienfuegos (Cuba) e os preditores que podem influenciar falsas crenças sobre o cérebro. Para tanto, foi contextualizado um questionário elaborado para avaliar neuromitos e preditores. Foram realizadas análises das variáveis: 1) características dos participantes, 2) neuromitos e 3) preditores; para as quais a regressão linear foi aplicada. A avaliação da hipótese do estudo foi realizada por meio do teste não paramétrico Chi Square Goodness of Fit. O resultado mais significativo foi a identificação de preditores sobre a predominância de neuromitos em professores para seu posterior tratamento na formação inicial e continuada.
Downloads
Referências
Ansari, D., De Smedt, B. & Grabner, R. (2012). Neuroeducation–A Critical Overview of An Emerging Field. Neuroethics, 5(2), 105-117. doi: 10.1007/s12152-011-9119-3
Bacigalupe, M. & Mancini, V.A. (2014). Contribuciones para la construcción de un enfoque de las neurociencias de y con la educación en la formación universitaria de pregrado en ciencias de la educación. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 18(3), 431-440.
Barraza, P., & Leiva, I. (2018). Neuromitos en educación: Prevalencia en docentes chilenos y el rol de los medios de difusión. Paideia, (63), 17-40.
Battro, A., Fischer, K. & Pierre, L. (Eds.) (2008). The educated brain: Essays in neuroeducation. Cambridge University Press, Cambridge UK.
Beiras, A. (1998). Estado actual de las Neurociencias. Educación y Neurociencias. (Trabajo de Grado). Universidad de Santiago de Compostela, España,
Blakemore, S. & Frith, U. (2007). Cómo aprende el cerebro, las claves para la educación (2da. ed.). Madrid: Ariel.
Bruer, J. (1997). Education and the brain: A bridge too far. Rev. Educational, 26(8), 4-16. doi: 10.3102/0013189X026008004
Bruer, J. (2016). Neuroeducación: Un panorama desde el puente. Rev. Propuesta Educativa, 46(2), 14-25
Calzadilla-Pérez, O. (5-7 de noviembre, 2015). La integración de las neurociencias en la malla curricular de la formación inicial de docentes en Cuba. Conferencia pronunciada en el Congreso Internacional Neurociencias, Familia y Educación, Temuco, Chile.
Calzadilla-Pérez, O. (2017). La integración de las neurociencias en la formación inicial de docentes para las carreras de la educación inicial y básica: caso Cuba. Rev. Actualidades Investigativas en Educación, 17(2), 1-27 doi: 10.15517/aie.v17i2.28709
Calzadilla-Pérez, O. Ponce, S., Calzadilla-González, O., Cepena, M., Hidalgo, R., Chávez, N. … & Torres, D. (2018). Caracterización de la integración del conocimiento neurocientífico en la formación del profesional de la educación en las especialidades Preescolar, Primaria, Especial y Logopedia de la Licenciatura en Educación. Monografía, proyecto nacional “La formación neurodidáctica del profesional de la Educación Inicial y Básica”. Universidad de Holguín, Cuba.
Carvalhoa, D. & Villas, A. (2018). Neurociências e formação de professores: reflexos na educação e economia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online], 26(98), 231-247. doi: 10.1590/S0104-40362018002601120.
Castorina, J.A. (2016). La relación problemática entre Neurociencias y educación. Condiciones y análisis crítico. Rev. Propuesta educativa, 2(46), 26-41
Codina, M. (2014). Neuroeducación en virtudes cordiales. Una propuesta a partir de la Neuroeducación y la ética discursiva cordial. (Tesis doctoral). Valencia: Universidad de Valencia, España. Recuperado de http://roderic.uv.es/handle/10550/35898
Dekker, S., Lee, NC., Howard-Jones, P. & Jolles, J. (2012). Neuromyths in education: Prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Rev. Frontiers in Psychology. 3, 1-8. doi: 10.3389/fpsyg.2012.00429
Falquez, J.F. & Ocampo, J.C. (2018). Del conocimiento científico al malentendido. Prevalencia de neuromitos en estudiantes ecuatorianos. Rev. Iberoamericana de Educación, 78(1), 87-106
Fernández, A. (2017). Neurodidáctica e inclusión educativa. Rev. Publicaciones didácticas, 80, 262-266
Ferreira, R.A. (2018). ¿Neurociencia o neuromitos? Avanzando hacia una nueva disciplina. En J. Osorio & M. Gloël, La didáctica como fundamento de la práctica profesional docente. Tendencias enfoques y avances (pp. 28-46). Editorial Universidad Católica de la Santísima Concepción.
Ferreira, R.A., & Gómez Álvarez, L. (2019). ¿Por qué la neurociencia debería ser parte de la formación inicial docente? Synergies Chili, 15, 45-56.
Fuentes, A. & Risso, A. (2015). Evaluación de conocimientos y actitudes sobre neuromitos en futuros/as maestros/as. Rev. Estudios e investigación en Psicología y Educación, Extr. (6), 1-6. doi: 10.17979/reipe.2015.0.06.530
Geake, J. (2005). Educational neuroscience and neuroscientific education: in search of a middleway. Research Intelligence, 92, 10-13.
Gleichgerrcht, E., Luttges, B.L., Salvarezza, F. & Campos, A.L. (2015). Educational neuromyths among teachers in Latin America. International Mind, Brain and Education Society, 9(3), 170-178. doi: 10.1111/mbe.12086
Goswami, U. (2004). Neuroscience and education. British Journal of Educational Psychology, 74, 1-14.
Goswami, U. (2006). Neuroscience and education: from research to practice? Nature Reviews Neuroscience, 7(5), 406-413. doi: 10.1038/nrn1907
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill.
Horvath, J. & Donoghue, G. (2016). A Bridge Too Far - Revisited: Reframing Bruer´s neuroeducation Argument for Modern Science of Learning Practitioners. Frontiers in Psychology, 7, 377. doi: 10.3389/fpsyg.2016.00377
Howard-Jones, P. (2010). Introducing Neuroeducational Research. Neuroscience, education and the brain from contexts to practice. Oxon: Routledge.
Howard-Jones, P. (2014). Neuroscience and education: myths and messages. Rev. Nature Reviews Neuroscience, 15(12), 817-824.
Karakus, O., Howard-Jones, P.A. & Jay T. (2015). Primary and secondary school teachers’ knowledge and misconceptions about the brain in Turkey. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 174, 1933-1940. doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.858
Lipina, S. (2016). Actualizaciones en neurociencia educacional. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Propuesta Educativa, 2(46), 6-13.
López, J. (2017). Conocimientos neurocientíficos frente a las actitudes de los estudiantes de educación del Instituto Superior Pedagógico Bilingüe de Yarincocha, 2017. Investigación Científica, 2(4), 41-46.
Luque, M. & García, M. (12-14 de diciembre, 2017). Neurociencias en Ciencias de la Educación. Coordinación y formación docente desde la Universidad. Ponencia presentada I Congreso Virtual Internacional Educacional Innovación y TICs. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/323366228
Martín, P. (2012). La neurociencia en la formación inicial de educadores: una experiencia innovadora. Participación educativa, 1(1), 92-102.
Melo, T. (1998). Neurociencia + pedagogía = neuropedagogía: repercusiones e implicaciones de los avances de la neurociencia para la práctica educativa (Tesis de Maestría). Universidad Internacional de Andalucía, Sevilla, España. Recuperado de: https://dspace.unia.es/handle/10334/2075
Ministerio de Educación Superior, Cuba [MES] (2016). Formación Pedagógica General para las especialidades Preescolar, Primaria, Especial y Logopedia (Plan de Estudio “E”). Documento inédito. La Habana.
Mora, F. (2013). Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. Madrid: Alianza Editorial.
Nancekivell, S. E., Shah, P., & Gelman, S. A. (2020). Maybe they’re born with it, or maybe it’s experience: Toward a deeper understanding of the learning style myth. Journal of Educational Psychology, 112(2), 221-235. doi: 10.1037/edu0000366
Pei, X., Howard-Jones, PA., Zhang, S., Liu, X., & Jin, Y. (2014). Teachers’ understanding about the brain in East China. Procedia - Social and Behaviour Sciences, 174, 3681-3688. doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.1091
Rato, J.R., Abreu, A.M. & Castro-Caldas, A. (2013). Neuromyths in education: what is fact and what is fition for Portuguese teachers? Educational Research, 55(4), 441-453. doi: 10.1080/00131881.2013.844947
Resende, A. & Colombo, P. (2018). Diálogos necessários: neurociência, emoções e a formação inicial de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, 78(1), 183-204.
Román, F. (2018). Neurociencias y formación de profesores para la educación infantil. RELAdEI. Revista Latinoamérica la de Educación Infantil, 7(1), 88-93.
Román, M. (2013). Conocimientos que tienen las personas docentes sobre neurociencia, e importancia que atribuyen a los aportes de ésta en los procesos de enseñanza aprendizaje (Tesis de maestría). Universidad Estatal a Distancia. Costa Rica. Recuperado de http://repositorio.uned.ac.cr/reuned/handle/120809/953
Tapia, I. (2013). Diseño y aplicación de un módulo de neurociencias para educadoras de párvulos: cambio de actitudes respecto de la disciplina (Tesis posgrado). Universidad de Chile. Recuperado de: http://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/130078/RESUMEN%20DISENO%20DE%20UN%20MODULO%20DE%20NEUROCIENCIAS%20PARA%20EDUCADORAS%20DE%20PARVULOS%20CAMBIO%20DE%20ACTITUDES%20RESPECTO%20DE%20LA%20DISCIPLINA.pdf?sequence=2
Tardif, E., Doudin, P.A., & Meylan, N. (2015). Neuromyths among teachers and student teachers. Rev. Mind, Brain, and Education, 9(1). doi: 10.1111 / mbe.12070
Zabalza, M. (2018). Neurociencias y formación de profesores para la educación infantil. Revista Latinoamérica la de Educación Infantil, 7(1), 78-85.
Zuluaga, J. (2018). Neurociencias y educación. Rev. Latinoamérica la de Educación Infantil, 7(1), 17-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Universidad Católica del Uruguay
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.