Televisão e novas telas: entre o determinismo tecnológico e as práticas culturais
DOI:
https://doi.org/10.22235/d.v37i2.3354Palavras-chave:
televisão, novas telas, broadcasting, on demand, usos e práticasResumo
Este artigo tem como objetivo abordar a relação entre o determinismo tecnológico e as práticas culturais no âmbito dos debates dos estudos da comunicação, a transição da televisão como emblema do broadcasting, seu declínio como meio hegemônico e o surgimento de novas telas. Para isso, são retomadas e analisadas as práticas associadas aos modos de consumo de produções ficcionais na televisão e nas plataformas on demand. Além disso, são apresentadas as inovações dos dispositivos tecnológicos que, ao longo da história, modificaram os usos e as práticas dos sujeitos, bem como as novas habilidades e conhecimentos dos usuários que influenciaram a mídia. Este trabalho conclui que há uma tensão oscilante entre mídias e audiência, e entre tecnologias e práticas, razão pela qual certas modificações nos processos de um produzem mudanças no outro e vice-versa.
Downloads
Referências
Boczkowski, P., & Mitcheltein, E. (2022). El entorno digital. Breve manual para entender cómo vivimos, aprendemos, trabajamos y pensamos el tiempo libre hoy. Siglo XXI Editores.
Carlón, M. (2009). ¿Autopsia a la televisión? Dispositivo y lenguaje en el fin de una era. En M. Carlón & C. A. Scolari (Eds.), El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate (pp. 159-188). La Crujía.
Carlón, M., & Scolari, C. A. (Eds.). (2009). El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate. La Crujía.
Carlón, M., & Scolari, C. A. (2014). El fin de los medios masivos: el debate continúa. La Crujía.
Couldry, N., & Hepp, A. (2016). The mediated construction of reality. Polity.
Deuze, M. (2012). Media life. Polity.
De Cicco, J. (2008). YouTube: el archivo audiovisual de la memoria colectiva. Ciencia & Tecnología, (8), 39-35. https://www.palermo.edu/ingenieria/downloads/pdfwebc&T8/8CyT06.pdf
Gómez Mont, C. (2002). Los usos sociales de las tecnologías de información y comunicación. Funda-mentos teóricos. Versión. Estudios de Comunicación y Política, (12), 287-305. https://versionojs.xoc.uam.mx/index.php/version/article/view/189
Igarzábal, M. B. (2021). El vínculo de las audiencias con la televisión: representaciones, visibilidades y procesos de identificación de personas trans y travestis con contenidos audiovisuales [Tesis de Doctorado, FLACSO Sede Académica Argentina]. Flacso Andes. https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/bitstream/10469/18472/2/TFLACSO-2021-MBI.pdf
Jenkins, H. (2008). Convergence culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós.
Jenkins, H. (2010). Capas de significado. Los vídeos musicales de los fans y la poética de la piratería en Piratas de textos. Fans, cultura participativa y televisión. Paidós Comunicación.
Flichy, P. (2006). El individualismo conectado. Entre la técnica digital y la sociedad. Telos: Cuadernos de comunicación e innovación, (68), 13-25. https://telos.fundaciontelefonica.com/archivo/numero068/entre-la-tecnica-digital-y-la-sociedad/
Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Editorial Gustavo Gilli.
Montoya Bermúdez, D., & García Gómez, H. (2021). Estructuras narrativas en relatos cortos y serializados para la web. Anagramas.
Moreno Acosta, A. M. (2010). De la habitación al estrellato, celebridades youtuberas: Gary Blosma & Numa Numa. Memorias de las XIV Jornadas Nacionales de Investigadores en Comunicación, Universidad Nacional de Quilmes, Argentina.
Morley, D. (1996). Televisión, audiencias y estudios culturales. Amorrortu.
Murolo, L. (2019). Series Web en la Argentina. Universidad Nacional de Quilmes.
Murolo, L. (2021) Maratonear, spoilear y filtrar: el rol de las audiencias ante el audiovisual digital. En I. del Pizzo & L. Murolo (Eds.), Cultura Pop: resignificaciones y celebraciones de la industria cultural en el siglo XXI (pp. 17-29). Prometeo.
Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Gedisa.
Scolari, C. (2015). Ecología de medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Gedisa.
Scolari, C. (2020). Cultura snack. La marca editora.
Scolari, C., & Establés, M.-J. (2017). El ministerio transmedia: expansiones narrativas y culturas partici-pativas. Palabra Clave, 20(4), 1041. https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/1008
Silverstone, R. (1996). Televisión y vida cotidiana. Amorrortu.
Srnicek, N. (2021). Capitalismo de plataformas. Caja Negra.
van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Siglo XXI Editores.
Varela, M. (2014). Él miraba televisión, you tube. La dinámica del cambio en los medios. En M. Carlón & C. A. Scolari (Eds.), El fin de los medios masivos: el debate continúa (pp. 209-228). La Crujía.
Verón, E. (1987). La semiosis social: fragmentos de una teoría de la discursividad. Siglo XXI Editores.
Ward, K. (2006). The bald guy just ate an orange. Domestication, work and home. En T. Berker, M. Hart-mann, & Y. Punie (Eds.), Domestication of Media And Technology (pp. 145-163). McGraw-Hill In-ternational.
Williams, R. (2011). Televisión, tecnología y forma cultural. Paidós.
Winner, L. (1985). ¿Tienen política los artefactos?. Hipersociología.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Dixit
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A partir da edição 32, todo o conteúdo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).
As edições número 29-31 estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os conteúdos correspondentes às edições número 28 e anteriores estão sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.