Representações sociais de estudantes chilenos no ensino superior sobre a pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22235/cp.v15i2.2280Palavras-chave:
COVID-19, pandemia, representações sociais, modelo estrutural, psicologia da saúdeResumo
O COVID-19 provocou múltiplos efeitos na saúde física e mental da população mundial. A partir de uma perspectiva psicossocial, este estudo se propõe a compreender as representações sociais sobre a pandemia do COVID-19 de estudantes chilenos do ensino superior. Os participantes foram um total de 92 estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário de representações sociais, que incluiu as seguintes palavras estímulo: (a) COVID-19, (b) quarentena, e (c) distanciamento social. Os dados foram analisados por meio de análise de rede semântica natural. Os resultados mostram que as categorias temáticas sobre o COVID-19 estão relacionadas principalmente com aspectos biológicos, emocionais e apreciativos. Para quarentena e distanciamento social, as categorias temáticas estão relacionadas a aspectos emocionais e apreciativos. Os resultados são discutidos a partir da compreensão das categorias de pensamento que promovem o comportamento no contexto de uma emergência sanitária.
Downloads
Referências
Acevedo, I. (2002). Aspectos éticos en la investigación científica. Ciencia y Enfermería, 8(1), 15-18. doi: https://doi.org//10.4067/S0717-95532002000100003
Caniuqueo, A., Hernández-Mosqueira, C., Troyano, A. Riquelme, D., Vargas, A., Vargas, R. & Fernandes, J. (2018). Representaciones sociales: el significado de la educación física para los estudiantes de esa disciplina. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 104-111. doi: https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1497
Carrasquilla, D., González, G., Camargo, D., Soto, N., & Ramos, E. (2019). Representaciones sociales de salud, enfermedad y cuidado cultural en músicos tradicionales. Revista Cubana De Enfermería, 35(1).
Castañeda, A. (2016). Las redes semánticas naturales como estrategia metodológica para conocer las representaciones sociales acerca de la investigación en el contexto de la formación profesional de los comunicadores. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, XXII(43), 123-168.
Conejo, L., Chaverri-Chaves, P., & León-González, S. (2020). Las familias y la pandemia del COVID-19. Revista Electrónica Educare, 24(Suplemento), 37-40. doi: http://dx.doi.org/10.15359/ree.24-s.10
Guzmán, M. O., Guzmán, M. A. O., & Guzmán, M. G. O. (2011). Representación infantil de la influenza A, a través de un dibujo a tema. Psicologia para América Latina, (22), 1-13.
Hinojosa, G. (2008). El tratamiento estadístico de las redes semánticas naturales. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, XVIII(1), 133-154.
Höijer, B. (2011). Social Representations Theory. Nordicom Review, 32(2), 3-16. doi: https://doi.org/10.1515/nor-2017-0109
Jodelet, D. (1986). La representación social: fenómenos, concepto y teoría. En S. Moscovici (Ed.), Psicología social II. Pensamiento y vida social (pp. 469-493). Barcelona, España: Editorial Paidós.
Johnson M. C., Saletti-Cuesta L., & Tumas, N. (2020). Emociones, preocupaciones y reflexiones frente a la pandemia del COVID-19 en Argentina. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Suppl. 1), 2447-2456. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10472020
Lin, Y., Huang, L., Nie, S., Liu, Z., Yu, H., Yan, W., & Xu, Y. (2011). Knowledge, Attitudes and Practices (KAP) related to the Pandemic (H1N1) 2009 among Chinese General Population: a Telephone Survey. BMC Infect Dis 11, 128. doi: https://doi.org/10.1186/1471-2334-11-128
Marková, I. (2017). The making of the theory of social representations. Cadernos de Pesquisa, 47(163), 358-375. doi: https://doi.org/10.1590/198053143760
Organización Mundial de la Salud [OMS] (s.f.). Alerta y Respuesta Mundiales (GAR). Recuperado de https://www.who.int/csr/disease/swineflu/frequently_asked_questions/pandemic/es/
Páez, D. & Pérez, J. (2020). Social representations of COVID-19. International Journal of Social Psychology, 35(3), 600-610. doi: https://doi.org/10.1080/02134748.2020.1783852
Pérez, C. (2020). Actitudes frecuentes en una población de Alamar ante la COVID 19 en tiempo real. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 19(5), e3411.
Rateau, P., & Lo Monaco, G. (2013). La Teoría de las Representaciones Sociales: Orientaciones conceptuales, campos de aplicaciones y método. CES Psicología, 6(1), 22-42.
Rodríguez, G., Gil J., & García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. España: Ediciones Aljibe.
Roy, D., Tripathy, S., Kar, S. K., Sharma, N., Verma, S. K., & Kaushal, V. (2020). Study of knowledge, attitude, anxiety & perceived mental healthcare need in Indian population during COVID-19 pandemic. Asian journal of psychiatry, 51, 102083. doi: https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.102083
Rubira-García, R., & Puebla-Martínez, B. (2018). Representaciones sociales y comunicación: apuntes teóricos para un diálogo interdisciplinar inconcluso. Convergencia, 25(76), 147-167. doi: https://doi.org/10.29101/crcs.v25i76.4590
Torres-López, T. M., Matsui, O. J., & Aranda, C. (2012). Dimensiones culturales del concepto de influenza humana en estudiantes y docentes de ciencias de la salud que favorecen o dificultan su prevención. Desacatos, (39), 45-56.
Torres-López, T. M., Núñez-Sandoval, Y. C., & De la Cruz-Villarreal, A. (2017). Representaciones sociales de la influenza humana de adolescentes de la ciudad de Guadalajara, México. Actualidades en Psicología, 31(122), 17-30. doi: https://doi.org/10.15517/ap.v31i122.24578
Urzúa, A., Vera-Villarroel, P., Caqueo-Urízar, A., & Polanco-Carrasco, R. (2020). La Psicología en la prevención y manejo del COVID-19. Aportes desde la evidencia inicial. Terapia psicológica, 38(1), 103-118. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-48082020000100103
Vergara, M. C. (2008). La naturaleza de las representaciones sociales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 6(1), 55-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Universidad Católica del Uruguay
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.