Os showrunners espanhóis na era Netflix: Indicadores de tarefas para a sua definição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.v37i2.3343

Palavras-chave:

showrunner, indicadores de tarefas, séries televisivas, Quality TV, audiovisual espanhol

Resumo

A recente evolução do guionista a produtor no renovado ecossistema televisivo da Espanha ainda carece de critérios consensuais para sua definição e delimitação académica. Este artigo apresenta uma tabela com os indicadores de tarefas a serem realizadas pelo produtor, como uma futura ferramenta metodológica na análise e definição do showrunner. Para a sua elaboração, foi utilizada uma metodologia que combina revisão da literatura académica com entrevistas em profundidade realizadas com 9 guionistas e/ou produtores executivos de 23 séries estreadas de 1998 a 2021. A aplicação desta tabela à produção espanhola demonstrou que o showrunner espanhol não cumpre todas as funções indicadas no instrumento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMA Sindicato de Guionistas. (2019). La figura del showrunner y la producción ejecutiva. https://www.sindicatoalma.es/wp-content/uploads/2019/06/nota-tecnica-showrunner-y-produccion-ejecutiva.pdf

ALMA Sindicato de Guionistas. (2020). Sistema de créditos para guiones de ficción y entretenimiento. https://www.sindicatoalma.es/wp-content/uploads/2020/01/sistema-de-creditos-para-guiones-de-ficcion-y-entretenimiento.pdf

Bennett, T. (2014). Showrunners: The Art of Running a TV Show (Illustrated edition). Titan Books.

Bignell, J. (2004). An Introduction to Television Studies. Routledge.

Blakey, E. (2017). Showrunner as Auteur: Bridging the Culture/Economy Binary in Digital Hollywood. Open Cultural Studies, 1(1), 321-332. https://doi.org/10.1515/culture-2017-0029

Carrión Domínguez, Á. (2019). La Quality TV y la edad de oro de las ficciones seriadas. ZER: Revista de Estudios de Comunicación = Komunikazio Ikasketen Aldizkaria, 24(46), Article 46. https://doi.org/10.1387/zer.20386

Cascajosa Virino, C. (2016). El ascenso de los showrunners: Creación y prestigio crítico en la televisión contemporánea. Index.comunicación: Revista científica en el ámbito de la Comunicación Aplicada, 6(2), 23-40.

Cascajosa Virino, C. (2016b). La cultura de las series. Barcelona, España: Laertes.

Castro, M. G. D., & Serra, C. C. (2016). Efectos de la crisis económica en la producción de contenidos de ficción televisiva en España entre 2010 y 2015. ZER: Revista de Estudios de Comunicación = Komunikazio Ikasketen Aldizkaria, 21(40), Article 40. https://doi.org/10.1387/zer.16422

Carver, D., & Dubois, B. (2009). Training Gap Analysis. Showrunners in Canadian Television. Cultural Human Resources Council CHRC. https://www.yumpu.com/en/document/read/15918497/showrunners-traininggaps-analysis-cultural-human-resources-

¿Cuántas producciones españolas debutaron en OTT durante 2022?. (2022, 16 de diciembre). Señal News. https://senalnews.com/es/research/cuantas-producciones-espanolas-debutaron-en-ott-durante-2022

De Rosendo, T., & Castro, J. G. (2015). Objetivo Writers’ Room: Las aventuras de dos guionistas españoles en Hollywood: 20. Alba.

Diego-González, P. (2005). The profile of the fiction producer in television. Communication & Society, 18(1), 9-30. https://doi.org/10.15581/003.18.36323

Gallego Calonge, F. J. (2012). La ficción española en el contexto internacional: La figura del productor ejecutivo en televisión [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. Docta Complutense. https://hdl.handle.net/20.500.14352/37223

García-Martínez, A. N. (2014). El fenómeno de la serialidad en la tercera edad de oro de la televisión. En E. Fuster (Coord.), La figura del padre nella serialitá televisiva (pp. 19-42). Pontificia Universitá della Santa Croce.Hadas, L. (2017). From the workshop of JJ Abrams: Bad robot, networked collaboration, and promotional authorship. In Collaborative Production in the Creative Industries (pp. 87-103). University of Westminster Press.

GECA. (2022). El balance GECA. Año 2022. https://webgeca.geca.es/wp-content/uploads/2023/03/Informe-GECA_Balance-anual-de-audiencias-2022.pdf

Higueras Ruiz, M. J. (2021). La producción ejecutiva-creativa de las series de ficción televisiva contemporánea: conceptualización, responsabilidades y dinámicas de autoría vinculadas al perfil audiovisual del showrunner. [Tesis Doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. DIGIBUG: Repositorio Institucional de la Universidad de Granada. http://hdl.handle.net/10481/65319

Higueras-Ruiz, M.-J., Gómez-Pérez, F.-J., & Alberich-Pascual, J. (2021). The showrunner’s skills and responsibilities in the creation and production process of fiction series in the contemporary north american television industry. Communication and Society, 34(4), 185-200. https://doi.org/10.15581/003.34.4.185-200

Kallas, C. (2014). Inside the Writers Room. Conversations with American TV Writers. Palgrave Macmillan.

Instituto Español de Comercio Exterior. (2019, 3 de abril). Situación de la industria audiovisual en España. https://www.investinspain.org/es/sectores/audiovisual

McCabe, J., & Akass, K. (Eds.). (2011). Quality TV: Contemporary American Television and Beyond. I. B. Tauris.

Mil maneras de ser ¿showrunner? | Mesa redonda de guionistas. (2019, 30 de abril). Academia de Cine. https://www.academiadecine.com/2019/04/30/mil-maneras-de-ser-showrunner-mesa-redonda-de-guionistas/

Muñoz Fernández, H. (2016). ¿Son arte las series de televisión? Index.comunicación: Revista científica en el ámbito de la Comunicación Aplicada, 6(2), 69-82. https://indexcomunicacion.es/index.php/indexcomunicacion/article/view/230/202

Newman, M. Z., & Levine, E. (2012). Legitimating television: Media convergence and cultural status. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203847640

Newcomb, H., & Alley, R. S. (1983). The Producer’s Medium: Conversations with Creators of American Television. Oxford University Press.

Saló Benito, G. (2016). Del productor ejecutivo a la figura de showrunner. En M. P. L. de Espinosa, C. C. Alcolea, & M. R. Rodríguez (Eds.), Competencias y perfiles profesionales en el ámbito de la comunicación. (1.ª ed., pp. 285-296). Dykinson.

Steiner, T. (2015). Steering the Author Discourse: The Construction of Authorship in Quality TV, and the Case of Game of Thrones. Series - International Journal of TV Serial Narratives, 1(2), Article 2. https://doi.org/10.6092/issn.2421-454X/5903

Wirth, J., & Melvoin, J. (Eds.). (2004). Writing for Episodic TV. From Freelance to Showrunner. Writers Guild of America.

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Fuentes Rueda, P., & Del Castillo Aira, I. (2023). Os showrunners espanhóis na era Netflix: Indicadores de tarefas para a sua definição . Dixit, 37(2), 53–68. https://doi.org/10.22235/d.v37i2.3343

Edição

Secção

Dossiê: Plataformas de streaming | Artigos

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.