A gestão de conflitos no trabalho. Habilidades necessárias para o mediador trabalhista
DOI:
https://doi.org/10.22235/rd29.3694Palavras-chave:
gestão, relações de trabalho, conflito laboral, competências sociais, comunicação interpessoalResumo
O objetivo deste artigo é examinar as características próprias da gestão de conflitos na esfera trabalhista, dentro do contexto do diálogo social. Por meio de um levantamento da literatura especializada, são analisadas as competências necessárias para que o mediador trabalhista possa desenvolver uma gestão de conflitos de qualidade. Também são desenvolvidas as diferentes técnicas necessárias para que o mediador desempenhe sua função. Conclui-se que, para além da utilidade específica de cada técnica, o mais importante é que o momento da sua aplicação seja adequado. Entende-se também que é fundamental a profissionalização dos mediadores, que devem ter habilidades como empatia, escuta ativa, autocontrole, compaixão, pensamento criativo, linguagem assertiva e raciocínio crítico, assim como resiliência e autocuidado.
Downloads
Referências
Balletto, S., Briz Clariget, M., & Falca, L. (2019). Manual básico de mediación (2.a ed.). Universidad Católica del Uruguay.
Brown, B. (2016). El poder de ser vulnerable. ¿Qué te atreverías a hacer si el miedo no te paralizara? Urano.
Campos, J., Cardona, J., Bolaños, I., & Cuartero-Castañer, M. (2014, septiembre). La fatiga por compasión en la práctica de la mediación familiar. Hipótesis para una investigación [Comunicación]. X Congreso Mundial de Mediación, Génova, Italia.
Caram, M., Eilbaum, D., & Risolía, M. (2006). Mediación. Diseño de una práctica. Librería Histórica.
Cornelio Landero, E. (2019). Mediación laboral: justicia horizontal en México. En M. E. Cobas (Dir.), Mediación, Arbitraje y Conciliación. Una puesta al día (pp. 371-386). Tirant lo Blanch.
Dilts, R. (2022). El poder de la palabra. PNL. Urano.
Dirección de Trabajo. (s. f.). ¿Qué es la Mediación Laboral? Gobierno de Chile. https://www.dt.gob.cl/portal/1626/w3-article-72191.html
Fernández Fernández, J. L., & Bajo Sanjuán, A. (2012). La teoría del stakeholder o de los grupos de interés, pieza clave de la RSE, del éxito empresarial y de la sostenibilidad. Revista Internacional de Investigación en Comunicación aDResearch Esic, 6(6), 130-143.
Gelsi, P. (2011). Transferencia y empatía. Ciencias Psicológicas, 5(1), 117-122. https://doi.org/10.22235/cp.v5i1.103
Guisao, S., Rincón, L., & Arias-Pérez, J. (2018). Capacidad de tecnologías de información y desempeño organizacional: efecto mediador de la capacidad de absorción. Cuadernos de Administración, 30(55), 37-65. https://www.redalyc.org/pdf/205/20555522002.pdf
Iese Insight (2014). Negociación: el poder de la escucha activa. Las habilidades necesarias para cerrar un buen trato. Iese Insight, (20), 67-71.
Júdex-Orcasitas, J., Borjas, M., & Torres Saldaña, E. (2019). Evaluación de las habilidades del pensamiento crítico con la mediación de las TIC, en contextos de Educación Media. Reidocrea, 8(4), 21-34. http://hdl.handle.net/10481/54425
Lederach, J. (2007). Construyendo la paz. Reconciliación sostenible en sociedades divididas (2.ª ed.). Códice.
Martínez-Pecino, R., Munduate, L., & Medina, F. J. (2008). La gestión de conflictos organizacionales por medios extrajudiciales. Papeles del Psicólogo, 29(1), 41-48. https://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/1537.pdf
Moore, C. (1995). El proceso de mediación. Granica.
Otero Campodónico, R. (2005). El diálogo social: fundamentos y alternativas. Boletín Técnico Interamericano de Formación Profesional OIT, (156), 105-123. https://www.oitcinterfor.org/sites/default/files/file_articulo/denis.pdf
Pesqueira, J., & Ortiz, A. (2018). Mediación asociativa y cambio social. El arte de lo posible (3.a ed.). Universidad de Sonora.
Quiñones, M. (2004). Las nuevas dimensiones del diálogo social. Boletín Técnico Interamericano de Formación Profesional OIT, (156), 9-32. https://www.cinterfor.org/sites/default/files/file_articulo/quinones.pdf
Rancer, A., & Avtgis, T. (2006). Argumentative and Aggressive Communication: Theory, Research and Application. Sage.
Saiz, C. (2012). Pensamiento crítico: conceptos básicos y actividades prácticas. Pirámide.
Sepúlveda, M. (2017). La participación sindical en las decisiones empresariales. Documentación Laboral, 1(109), 213-226. https://hdl.handle.net/11441/92162
Slabbert, J. (1994). Creativity in education revisited: Reflection in aid of progression. The Journal of Creative Behavior, 28(1), 60-69. https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.1994.tb00720.x
Sternberg, R., & O’Hara, L. (2005). Creatividad e inteligencia. Cuadernos de Comunicación e Información, (10), 113-149. https://www.redalyc.org/pdf/935/93501006.pdf
Suares, M. (1996). Mediación. Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Paidós.
Vallejo, G. (2022). Algunas anotaciones sobre el conflicto. Especial referencia al conflicto laboral. En S. Rodríguez, H. Álvarez, & G. Vallejo (Dirs.), La mediación en el ámbito jurídico laboral. Perspectiva administrativa y penal (pp. 82-100). Bosch.
Walsh, F. (2004). Resiliencia familiar: estrategias para su fortalecimiento. Amorrortu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Edição cobertos Dec. 218/96. Comissão do papel. A reprodução total ou parcial em idêntico ou modificados escrevendo a máquina, multigrafo sistema, mimeógrafo, impresso, fotocopiar, scanner, mídia eletrônica, etc. não autorizado pelos direitos reservado de viola de editores. Qualquer utilização deve ser solicitada previamente. Os pareceres derramadas pelos autores em seus artigos não refletem necessariamente o parecer da faculdade de psicologia da Universidade Católica do Uruguai.
O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva do seu autor.
O autor concorda em ceder os direitos de reprodução do artigo de acordo com a licença Creative Commons PELO, sistema de acesso aberto.
Esta revista proporciona um acesso aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que o público acesso gratuito para pesquisa de suporte para um maior intercâmbio global de conhecimento para oferecer.