A gestão de conflitos no trabalho. Habilidades necessárias para o mediador trabalhista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/rd29.3694

Palavras-chave:

gestão, relações de trabalho, conflito laboral, competências sociais, comunicação interpessoal

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar as características próprias da gestão de conflitos na esfera trabalhista, dentro do contexto do diálogo social. Por meio de um levantamento da literatura especializada, são analisadas as competências necessárias para que o mediador trabalhista possa desenvolver uma gestão de conflitos de qualidade. Também são desenvolvidas as diferentes técnicas necessárias para que o mediador desempenhe sua função. Conclui-se que, para além da utilidade específica de cada técnica, o mais importante é que o momento da sua aplicação seja adequado. Entende-se também que é fundamental a profissionalização dos mediadores, que devem ter habilidades como empatia, escuta ativa, autocontrole, compaixão, pensamento criativo, linguagem assertiva e raciocínio crítico, assim como resiliência e autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Balletto, S., Briz Clariget, M., & Falca, L. (2019). Manual básico de mediación (2.a ed.). Universidad Católica del Uruguay.

Brown, B. (2016). El poder de ser vulnerable. ¿Qué te atreverías a hacer si el miedo no te paralizara? Urano.

Campos, J., Cardona, J., Bolaños, I., & Cuartero-Castañer, M. (2014, septiembre). La fatiga por compasión en la práctica de la mediación familiar. Hipótesis para una investigación [Comunicación]. X Congreso Mundial de Mediación, Génova, Italia.

Caram, M., Eilbaum, D., & Risolía, M. (2006). Mediación. Diseño de una práctica. Librería Histórica.

Cornelio Landero, E. (2019). Mediación laboral: justicia horizontal en México. En M. E. Cobas (Dir.), Mediación, Arbitraje y Conciliación. Una puesta al día (pp. 371-386). Tirant lo Blanch.

Dilts, R. (2022). El poder de la palabra. PNL. Urano.

Dirección de Trabajo. (s. f.). ¿Qué es la Mediación Laboral? Gobierno de Chile. https://www.dt.gob.cl/portal/1626/w3-article-72191.html

Fernández Fernández, J. L., & Bajo Sanjuán, A. (2012). La teoría del stakeholder o de los grupos de interés, pieza clave de la RSE, del éxito empresarial y de la sostenibilidad. Revista Internacional de Investigación en Comunicación aDResearch Esic, 6(6), 130-143.

Gelsi, P. (2011). Transferencia y empatía. Ciencias Psicológicas, 5(1), 117-122. https://doi.org/10.22235/cp.v5i1.103

Guisao, S., Rincón, L., & Arias-Pérez, J. (2018). Capacidad de tecnologías de información y desempeño organizacional: efecto mediador de la capacidad de absorción. Cuadernos de Administración, 30(55), 37-65. https://www.redalyc.org/pdf/205/20555522002.pdf

Iese Insight (2014). Negociación: el poder de la escucha activa. Las habilidades necesarias para cerrar un buen trato. Iese Insight, (20), 67-71.

Júdex-Orcasitas, J., Borjas, M., & Torres Saldaña, E. (2019). Evaluación de las habilidades del pensamiento crítico con la mediación de las TIC, en contextos de Educación Media. Reidocrea, 8(4), 21-34. http://hdl.handle.net/10481/54425

Lederach, J. (2007). Construyendo la paz. Reconciliación sostenible en sociedades divididas (2.ª ed.). Códice.

Martínez-Pecino, R., Munduate, L., & Medina, F. J. (2008). La gestión de conflictos organizacionales por medios extrajudiciales. Papeles del Psicólogo, 29(1), 41-48. https://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/1537.pdf

Moore, C. (1995). El proceso de mediación. Granica.

Otero Campodónico, R. (2005). El diálogo social: fundamentos y alternativas. Boletín Técnico Interamericano de Formación Profesional OIT, (156), 105-123. https://www.oitcinterfor.org/sites/default/files/file_articulo/denis.pdf

Pesqueira, J., & Ortiz, A. (2018). Mediación asociativa y cambio social. El arte de lo posible (3.a ed.). Universidad de Sonora.

Quiñones, M. (2004). Las nuevas dimensiones del diálogo social. Boletín Técnico Interamericano de Formación Profesional OIT, (156), 9-32. https://www.cinterfor.org/sites/default/files/file_articulo/quinones.pdf

Rancer, A., & Avtgis, T. (2006). Argumentative and Aggressive Communication: Theory, Research and Application. Sage.

Saiz, C. (2012). Pensamiento crítico: conceptos básicos y actividades prácticas. Pirámide.

Sepúlveda, M. (2017). La participación sindical en las decisiones empresariales. Documentación Laboral, 1(109), 213-226. https://hdl.handle.net/11441/92162

Slabbert, J. (1994). Creativity in education revisited: Reflection in aid of progression. The Journal of Creative Behavior, 28(1), 60-69. https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.1994.tb00720.x

Sternberg, R., & O’Hara, L. (2005). Creatividad e inteligencia. Cuadernos de Comunicación e Información, (10), 113-149. https://www.redalyc.org/pdf/935/93501006.pdf

Suares, M. (1996). Mediación. Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Paidós.

Vallejo, G. (2022). Algunas anotaciones sobre el conflicto. Especial referencia al conflicto laboral. En S. Rodríguez, H. Álvarez, & G. Vallejo (Dirs.), La mediación en el ámbito jurídico laboral. Perspectiva administrativa y penal (pp. 82-100). Bosch.

Walsh, F. (2004). Resiliencia familiar: estrategias para su fortalecimiento. Amorrortu.

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Losada Crespo, B., & Briz Clariget, M. J. (2024). A gestão de conflitos no trabalho. Habilidades necessárias para o mediador trabalhista. Revista De Derecho, (29), e3694. https://doi.org/10.22235/rd29.3694

Edição

Secção

Doutrina

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.