Eficácia dos OVAs e avaliação atitudinal das competências químicas, em um período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/pe.v15i2.2854

Palavras-chave:

objetos virtuais de aprendizagem, ferramentas tecnológicas, mudança de atitude, COVID-19, competências, ensino superior

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a eficácia dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na aquisição de habilidades de química entre estudantes do primeiro ano em duas universidades em Coquimbo, Chile, e avaliar o desenvolvimento de habilidades para o emprego e a vida em sociedade. A pesquisa é limitada a uma metodologia quase-experimental de pré e pós-teste com um grupo de controle. Os instrumentos utilizados têm um índice Alfa de Cronbach de 0,8 e 0,9, respectivamente. Os resultados mostram a eficácia do OVA na apropriação de competências, com significância estatística entre 79 % e 100 %. Nas competências há evidências de articulação entre elas, o que deixa indicações para uma investigação mais profunda da relação entre atitudes e competências. Conclui-se que os OVAs, no processo de ensino-aprendizagem on-line supervisionado pelo professor, motivam os alunos a aprender e melhorar as habilidades de interpretação, modelagem de análise e execução de procedimentos para resolver problemas de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez, A., & Dal Sasso, T. (2011). Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 24(5), 707-711. https://doi.org/10.1590/S0103-1002011000500018

Arnau, L., & Montané, J. (2010). Aportaciones sobre la relación conceptual entre actitud y competencia, desde la teoría del cambio de actitud. Electronic Journal of Research in Educational psychology, 8(22). https://doi.org/10.25115/ejrep.v8i22.1416

Azjen, I. (2011). Nature and operation of attitudes. Annual Review of psychology, (58), 27-52. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.27

Ballesteros-Ricaurte, J. A., & Bernal Zamora, L. (2017). Metodología para la construcción de objetos virtuales de aprendizaje, apoyada en realidad aumentada. Sophia, 13(1), 4-12. https://doi.org/10.18634/sophiaj.13v.1i.209

Bendar, A., & Levie, W. H. (1993). Attitude–change principles. En M. Fleming y W. H. Levie (eds.), Instructional message design (pp. 283-304). Educational Technology Publications.

Caliguri, P., Jacobs, R., & Farr, J. (2000). The attitudinal and behavioural Openness Scale: Scale development and cnstruct validation. International Journal of Intercultural Relations, 24(1), 27-46. https://doi.org/10.1016/S0147-1767(99)00021-8

Campos, R. (2021). Modelos de integración de la tecnología en la educación de personas que desempeñan funciones ejecutivas y de dirección: el TPACK y el SAMR. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 1-27. https://doi.org/10.15517/aie.v21i1.42411

Carabelli, P. (2020). Respuesta al brote de COVID-19: tiempo de enseñanza virtual. Intercambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, 7(2), 189-198. https://doi.org/10.2916/inter.7.2.16

Cubillos, O. (2021). La cuarta revolución industrial de Klaus Schwab. https://cubillos.info/cuarta-revolucion-industrial-klaus-schwab/

Le Boterf, G. (2001). Ingeniería de las competencias. Gestión 2000.

Montané, J., Jariot, M., & Rodríguez, M. (2007). Actitudes. Cambio de actitudes y conducción segura: Un enfoque critico aplicado a la reducción de accidentes. Leatares.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. (2001). La definición y selección de competencias claves. https://www.deseco.ch/bfs/deseco/en/index/03/02.parsys.78532.downloadList.94248.DownloadFile.tmp/2005.dscexecutivesummary.sp.pdf

Panizzon, M., Costa, C., & Baptista de Oliveira, M. (2020). Prácticas de las universidades federales en el combate al COVID-19: la relación entre inversión pública y capacidad de implementación. Revista de Administração Pública, 54(4), 635-649. https://doi.org/10.1590/0034-761220200378

Poveda, D., & Cifuentes, J. (2020). Incorporación de las tecnologías de información y comunicación (TIC) durante el proceso de aprendizaje en la educación superior. Formación universitaria, 13(6), 95-104. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000600095

Rodríguez, C., De Ávila, N., & Batista, C. (2021). Saúde do idoso: discursos e práticas educativas na formação médica. Educação em Revista, 37, e20811. https://doi.org/10.1590/0102-469820811

Rodríguez, M. (2006). Evaluación, balance y formación de competencias laborales transversales. Propuesta para mejorar la calidad en la formación profesional y en el mundo del trabajo. Leartes.

Salas, R. (2018). Uso del modelo TPACK como herramienta de innovación para el proceso de enseñanza-aprendizaje en matemáticas. Perspectiva Educacional, 57(2), 3-26. https://doi.org/10.4151/07189729-vol.57-iss.2-art.689

Salazar, M., Vallejo, F., y Salazar, F. (2019). Interpretación del hemograma automatizado a través de un Objeto Virtual de Aprendizaje (OVA): Descripción de la experiencia. Entramado, 15(2), 276-285. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.5731

Tovar, I. (2014). Los objetos virtuales de aprendizaje y su impacto en la calidad del proceso de enseñanza en la educación virtual. Revista de Tecnología de Información y Comunicación en Educación, 8(1), 113-126. https://revistaeduweb.org/index.php/eduweb/article/view/136

Triquell, X., & Vidal, E. (2007). ¿Recursos virtuales para problemas reales? Experiencias y reflexiones en torno a la incorporación de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en los procesos de enseñanza - aprendizaje. Brujas.

Vásquez, A., & Manassero, M. (1995). Actitudes relacionadas con la ciencia una relación conceptual. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 13(3), 337-347. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21422

Veytia, M., & Contreras, Y. (2019). Factores motivacionales para la investigación y los objetos virtuales de aprendizaje en estudiantes de maestría en Ciencias de la Educación. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 9(18), 84-101. https://doi.org/10.23913/ride.v9i18.413

Visser, P., Bizer, G., & Krosnick, J. A. (2006). Exploring the latent structure of strength-related attitude attributes. En M. Zanna (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology Vol. 38 (pp. 1-67). Academic Press.

Zamarreño, R. (2017). Aumento en la mejora del aprendizaje por el uso de la pizarra interactiva en el curso de química general, para alumnos de ingeniería. Avances en Ciencias e Ingeniería, 8(4), 59-67. https://www.executivebs.org/publishing.cl/avances-en-ciencias-e-ingenieria-vol-8-nro-4-aa%c2%b1o-2017-articulo-6/

Zamarreño, R., Arce, E. & Soto, M. (2021). Procesos de enseñanza-aprendizaje en un programa de postítulo, con disposición de recursos digitales. Avances en Ciencias e Ingeniería, 12(1), 71-79. https://www.executivebs.org/publishing.cl/avances-en-ciencias-e-ingenieria-vol-12-nro-1-ano-2021-articulo-7/

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Zamarreño, R., & Loyola, N. (2022). Eficácia dos OVAs e avaliação atitudinal das competências químicas, em um período pandêmico. Páginas De Educación , 15(2), 68–97. https://doi.org/10.22235/pe.v15i2.2854

Artigos Similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.