Introdução ao dossiê: A cidade no cinema argentino contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/d.vi31.1887

Palavras-chave:

New Argentinean Cinema; film and city; film and space

Resumo

O presente dossiê “A cidade no cinema argentino contemporâneo” busca pensar como se concebe e se percebe a cidade no cinema argentino da última década. No denominado nuevo cine argentino (NCA), surgido a meados nos anos 1990, o espaço urbano consolidou-se como um lugar privilegiado para se pensar as relações sociais, políticas e culturais da Argentina desse momento. No cinema argentino mais recente, após alguns anos de intensas modificações no panorama cinematográfico (com a consolidação das carreiras de diversos diretores e produtoras do nuevo cine e o incessante aparecimento de novos cineastas, estéticas e modos de produção), o espaço urbano ainda seria privilegiado?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguilar, G. (2006, 2010). Otros mundos. Un ensayo sobre el nuevo cine argentino. Buenos Aires, Argentina: Santiago Arcos.

Andermann, J. (2015). Nuevo cine argentino. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Andrews, E. (2014). Place, Setting, Perspective. Narrative Space in the Films of Nanni Moretti. Madison, WI / Lanham, MD: Fairleigh Dickinson University Press e The Rowman and Littlefield Publishing Group.

Braga e Vaz da Costa, M. H. (2006). A cidade como cinema existencial. RUA – Revista de Urbanismo e Arquitetura, 7(2), 34-43. Recuperado de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3171/2280

Brignardello, H. J.; Pérez Rial, A. e Turquet, M. (2008). Espacio y política de la ciudad en algunas películas del cine argentino de ciencia ficción. Em Memorias de las Jornadas Nacionales de Investigadores en Comunicación (pp. 01-21). Rosario, Argentina: Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales de la Universidad Nacional de Rosario. Recuperado de http://sm000153.ferozo.com/memorias/pdf/2008Brponencia%20brignardello-perez%20rial-turquet%20ok.pdf

Calvino, Í. (2003). As cidades invisíveis. São Paulo, Brasil: Biblioteca Folha.

Campero, A. (2009). Nuevo cine argentino. De Rapado a Historias extraordinarias. Los Polvorines / Buenos Aires, Argentina: Universidad Nacional de General Sarmiento e Biblioteca Nacional.

Chamorro, A. (2011). Argentina, cine y ciudad. Espacio urbano y la narrativa fílmica de los últimos años. Mar del Plata, Argentina: EUDEM, 2011.

Christofoletti Barrenha, N. (2019). Espaços em conflito. Ensaios sobre a cidade no cinema argentino contemporâneo. São Paulo, Brasil: Intermeios.

Comolli, J-L. (2008). Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte, Brasil: Editora UFMG.

Cuarterolo, A. (2007). Distopías vernáculas. El cine de ciencia ficción en la Argentina. Em M. J. Moore e P. Wolkovicz (Orgs.), Cines al margen. Nuevos modos de representación en el cine argentino contemporáneo (pp. 81-107). Buenos Aires, Argentina: Libraria.

Dipaola, E. (2013). Imágenes indiscernibles. Un abordaje de las relaciones entre la imagen y el espacio urbano en el cine argentino contemporáneo. Bifurcaciones, 13, 1-12. Recuperado de http://www.bifurcaciones.cl/2013/07/imagenes-indiscernibles/

Gorelik, A. (2004). Miradas sobre Buenos Aires: historia cultural y crítica urbana. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Hallam, J. e Roberts, L. (Orgs). Locating the Moving Image. New Approaches to Film and Place. Bloomington, IN: Indiana University Press.

Hortiguera, H. (2012). Después de la globalización, la destrucción de lo social en dos films argentinos: Las viudas de los jueves y Carancho. Letras Hispanas, 8(1), 112-127. Recuperado de https://gato-docs.its.txstate.edu/jcr:73bf0177-ee9c-469e-9d1f-d48a2e3e8a05/H.Hortiguera.pdf

Hortiguera, H. (2013). Pensar las ciudades: espacios intermediales/espacios interdictorios como escenarios ficcionales en El hombre de al lado (de Mariano Cohn y Gastón Duprat) y Medianeras (de Gustavo Taretto). CiberLetras, 31. Recuperado de http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v31/hortiguera.htm

Hortiguera, H. (2014). Confianza, comunidad y eclipse del otro: una lectura de La vieja de atrás (2010) de Pablo José Meza y Un cuento chino (2011) de Sebastián Borensztein. Letras Hispanas, 10(2), 36-50. Recuperado de https://gato-docs.its.txstate.edu/jcr:597632d5-8a13-4bf6-be72-c0e5ade6af8a/10.2Hortiguera.pdf

Lury, K. e Massey, D. (1999). Making connections. Screen, 40(3) – Special issue “Space/Place/City and Film”, 229-238. Recuperado de https://academic.oup.com/screen/article-abstract/40/3/229/1595062/

Mello, C. (2011). Movimento e espaços urbanos no cinema mundial contemporâneo. Relatório final de pós-doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Recuperado de http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/CAM.pdf

Pena, J. (2009) (Ed.). Historias extraordinarias. Nuevo cine argentino 1999-2008. Madrid, Espanha: T&B Editores.

Pérez Llahí, M. A. (2007). La posibilidad de un territorio. En torno a una acotada renovación espacial en el cine argentino. Em M. J. Moore e P. Wolkovicz (Eds.), Cines al margen. Nuevos modos de representación en el cine argentino contemporáneo (pp. 69-80). Buenos Aires, Argentina: Libraria.

Pérez Llahí, M. A. (2013). La inscripción del lugar urbano en el discurso audiovisual: el caso de Buenos Aires en el cine argentino reciente. Em Programa de Investigación de la Facultad de Diseño y Comunicación. Buenos Aires, Argentina: Universidad de Palermo. Recuperado de https://fido.palermo.edu/servicios_dyc/proyectograduacion/archivos/1249.pdf

Pratt, G. e San Juan, R. M. (2014). Film and Urban Space: Critical Possibilities. Edimburgo, UK: Edinburgh University Press.

Prysthon, Â. (2006). Prefácio. Em Â. Prysthon (Org.). Imagens da cidade. Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas (pp. 7-16). Porto Alegre, Brasil: Sulina.

Rueda, C. (2012). Figuras fantasmagóricas en el cine latinoamericano del siglo XXI: trauma y huellas de crisis en el imaginario de la ciudad contemporánea. Tese de doutorado em Filosofia, University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA. Recuperado de http://d-scholarship.pitt.edu/16847/1/Dissertation_Carolina_Rueda_1.pdf

Veliz, M. (2010). Cartografías urbanas. Buenos Aires y el cine argentino contemporáneo. Espacios de crítica y producción, 44, 58-64. Recuperado de http://www.filo.uba.ar/contenidos/secretarias/seube/revistaespacios/articulos44.html

Verardi, M. (2009). Pizza, birra, faso: la ciudad y el margen. Bifurcaciones, 09. Recuperado de http://www.bifurcaciones.cl/009/pizzabirrafaso.htm

Wolf, S. (2007, 25 de abril). La estética: el nuevo cine argentino no ha muerto. Otros Cines, debate ¿Cuál es la verdadera situación del cine argentino? Recuperado de http://www.otroscines.com/nota-201-la-estetica-el-nuevo-cine-argentino-no-ha-muerto

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

Christofoletti Barrenha, N. (2019). Introdução ao dossiê: A cidade no cinema argentino contemporâneo. Dixit, (31), 04–13. https://doi.org/10.22235/d.vi31.1887

Edição

Secção

Editorial