SIMULAÇÃO CLÍNICA: OPINIÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DO CHILE, TEMUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/ech.v8i2.1845

Palavras-chave:

Simulação, Estudantes de Enfermagem, Educação Profissionalizante, Educação em Enfermagem

Resumo

A simulação clínica integra a complexidade da aprendizagem teórico-prática com a possibilidade de repetição, feedback, avaliação e reflexão para obter competências disciplinares e genéricas do aprendente. Objetivo de revelar a opinião de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica como estratégia de aprendizagem. Metodologia, pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, por meio de estudo de caso intrínseco, não probabilístico, amostra intencional de casos por critérios e conveniência, composta por 15 informantes, 2016, informações coletadas por grupos focais, analisadas por redução de dados em três níveis, seguindo a esquema de comparação constante, não agrupando-os em categorias predeterminadas, pelo processo de raciocínio indutivo, validadas com critérios de rigor e triangulação de pesquisadores. Resultados Primeiro nível: emergem 320 unidades de significado agrupadas em 6 categorias descritivas, segundo nível: três metacategorias, domínios qualitativos do segundo nível 2: contribuições dos alunos para a implementação da Simulação Clínica e sua contribuição como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de competências disciplinares e genérico. Conclusão Esta metodologia reduz a lacuna existente entre a teoria e a prática, fortalece as competências genéricas e permite que o aluno assuma a responsabilidade pela sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Tuning Educational Structures in Europe. Informe Final Proyecto Piloto-Fase 1. Bilbao: Edición y Cultura. Sócrates. 2003.

Barrios S, Masalán P, Cook MP. (2011). Educación en Salud: en la búsqueda de metodologías innovadoras. Cienc. enferm. 2011; 17(1): 57-69.

Alfaro-Lefevre R. Aplicación del proceso enfermero: fomentar el cuidado en colaboración. Quinta Edición. México: Masson. 2003.

Quirós S, Vargas A. (2014). Simulación clínica: una estrategia que articula prácticas de enseñanza e investigación en Enfermería. Texto & Contexto – Enferm. 2014; 23 (4): 815-816.

Juguera L, Díaz J, Pérez Mª L, Leal C, Rojo A, Echevarría P. La simulación clínica como herramienta pedagógica: percepción de los alumnos de Grado en Enfermería en la UCAM (Universidad Católica San Antonio de Murcia). Enfermería Global. 2014; 13 (33): 175-190.

Ministerio de Salud de Chile (MINSAL, 2016). Ley de Derechos y Deberes del Paciente N°20.584 [citado 2019 may. 15]. Disponible en: http://www.ssmso.cl/tmpArchivos/participacion/Escuelas/Leyes/Ley%20de%20Derechos%20y%20Deberes%20de%20los%20pacientes%20Superintendencia%20de%20Salud.pdf

Galindo J, Visbal L. Simulación, herramienta para la educación médica Simulation, a teaching aid for medical education. Salud Uninorte. Barranquilla (Col.). 2007: 23(1): 79-95.

Bland A, Topping A, Wood B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse Education Today. 2011; 31(7): 664-670.

Del Moral I, Díaz de Terán J, Rabanal J, Quesada A, Rodríguez J, Teja J, et al. Nuevos procedimientos de entrenamiento en el manejo de crisis y emergencias médicas. En Procedimientos técnicos en urgencias y emergencias. Editores Quesada A, Rabanal JM, editores. Madrid 2003 pp; 479-86.

De la Horra I. La simulación clínica como herramienta de evaluación de competencias en la formación de enfermería. Reduca (Enfermería, Fisioterapia y Podología). Serie Trabajos Fin de Master. 2010; 2(1): 549-580.

Ziv A. Simulators and simulation-based medical education, en Dent, J. y Harden, R.M. (eds.) A Practical Guide for Medical Teachers, Edinburgh; 2009. P 217-222.

Ausubel D, Novak J, Hanesian H. Psicología educativa. Un punto de vista cognitivo. Segunda Edición. México: Trillas; 2000.

Dewey J. Experiencia y educación Libro de John. Estados Unidos: Kappa Delta Pi; 1938.

Ruiz M. Enfoque integral del currículo para la formación de profesionales competentes. México: Instituto Politécnico Nacional; 2000.

Vázquez-Mata G, Guillamet-Lloveras A. El entrenamiento basado en la simulación como innovación imprescindible en la formación médica. Educ Med. 2009;12(3): 149-155.

Velazco-Martín A. Simulación Clínica y enfermería creando un ambiente de simulación [Tesis de Grado]. Universidad de Cantabria. Disponible en https://repositorio.unican.es/xmlui/bitstream/handle/10902/3949/VelascoMartinA.pdf. 2013.

Maestre J, Manuel-Palazuelos J, del Moral I, Simond Robert. La simulación clínica como herramienta para facilitar el cambio de cultura en las organizaciones de salud: aplicación práctica de la teoría avanzada del aprendizaje. Rev colomb. Anestesiol. 2014; 42(2): 124–128.

Maestre J, Rudolph J. Teorías y estilos de debriefing: el método con buen juicio como herramienta de evaluación formativa en salud. Rev Esp Cardiol. 2015;68(4): 282-5. DOI: 10.1016/j.recesp.2014.05.018

Niño CA, Vargas NG, Barragán JA. Fortalecimiento de la simulación clínica como herramienta pedagógica en enfermería: experiencia de internado. Rev Cuid. 2015; 6(1): 970-5. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v6i1.161

Barrios S, Urrutia M, Rubio M. Impacto de la simulación en el desarrollo de la autoeficacia y del locus de control en estudiantes de enfermería. Educación Médica Superior. 2017; 31(1):125-136.

Ching-Lan E, Shiah-Lian Ch, Shu-Yuan Ch, Yueh-Chih Ch. Using standardized patient with immediate feedback and group discussion to teach interpersonal and communication skills to advanced practice nursing students. Nurse Education Today. 2013; 33(6): 677-683.

Johannesson E, Silén Ch, Kvist J, Hult H. Students’ experiences of learning manual clinical skills through simulation. Adv in Health Sci Educ. 2013; 18(1):99–114.

Tagwa O. Nursing Students’ Perceptions of Satisfaction and Self-Confidence with Clinical Simulation Experience. Journal of Education and Practice. 2016; 7(5): 131-138.

Ruiz S. Simulación Clínica y su utilidad en la mejora de la seguridad de los pacientes. Trabajo Fin de Grado. 2012. Departamento de Enfermería, Universidad Cantabria. Disponible en http://www.asepur.org/wp-content/uploads/2014/06/Simulacion-Clinica-y-su-utilidad-en-la-mejora-de-la-seguridad-de-los-pacientes.pdf

Zhang J. Perceptions of simulation-assisted teaching among baccalaureate nursing students in Chinese context: Benefits, process and barriers. Journal of Professional Nursing. 2017; 33(4): 305–310.

Tas F, Sonay A, Celen R, Özkan S, Altıparmak D, Sahin A. Comparing Traditional and Simulation-Based Experiences in Pediatrics with Undergraduate Nursing Students in Turkey. Clinical Simulation in Nursing. 2018; 16: 62-69.

Lubbers J, Rossman C. The effects of pediatric community simulation experience on the self-confidence and satisfaction of baccalaureate nursing students: A quasi-experimental study. Nurse Educ Today. 2016; 39: 93–98.

Latorre A, Del Rincón D, Arnal J. Bases metodológicas de la investigación educativa. Barcelona: Hurtado; 1999.

Polit D, Hungler BP. Investigación Científica en Ciencias de la Salud. Sexta Edición. México: Mc Graw- Hill; 2000.

Martínez-Salgado C. (2012). El muestreo en investigación cualitativa: principios básicos y algunas controversias. Ciênc. Saúde Coletiva. 2012; 17 (3): 613-9. http://doi.org/b9qn.

Glaser BG, Strauss AL. El método de comparación constante de análisis cualitativo. In The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research New York: Aldine; 1967. P 45-77.

Gil-Flores J, Perera-Rodríguez VH. Análisis informatizado de datos cualitativos. Sevilla: Kronos; 2001.

Miles MB, Huberman AM. Qualitative data analysis: A sourcebook of new methods. Beverly Hills: Sage; 1984.

Latorre A. La investigación-acción: conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó; 2003.

Guba EG, Lincoln YS. Naturalist Inquiry. London: Sage; 1985.

Universidad Autónoma de Chile. Acta de Evaluación N° 0131-16. 2016.

Lolas F, Quezada A, editors. Pautas éticas de investigación en sujetos humanos: nuevas perspectivas. Chile: Programa Regional de Bioética OPS/OMS; 2003.

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Illesca Pretty, M., Novoa Moreno, R., Cabezas González, M., Hernández Díaz, A., & González Osorio, L. (2019). SIMULAÇÃO CLÍNICA: OPINIÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DO CHILE, TEMUCO. Enfermería: Cuidados Humanizados, 8(2), 89–116. https://doi.org/10.22235/ech.v8i2.1845