Relação entre ansiedade matemática e rendimento acadêmico em matemática em estudante de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22235/cp.v14i1.2174

Palavras-chave:

ansiedade matemática, estudante de ensino médio, matemática, relação, rendimento acadêmico

Resumo

Esta pesquisa correlacional buscou identificar a relação entre ansiedade matemática e rendimento acadêmico em matemática. Trabalhou-se com 127 estudantes de um colégio de ensino médio da Colômbia, 68 meninas e 59 meninos, com idade média de 13.34 anos, que responderam à Escala de ansiedade matemática de Fennema-Sherman, cujo nível de confiabilidade é de .88. Os resultados demonstraram que a média acadêmica é 4.1, considerada alta de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério de Educação Nacional da Colômbia; que as meninas têm uma média mais alta; e que seu nível de ansiedade é maior que o dos meninos. Em relação à ansiedade matemática vs. rendimento acadêmico em matemática, foi encontrada uma relação inversa, ou seja, quanto maior a ansiedade, menor o rendimento acadêmico. Como conclusão, se propõe à direção do colégio projetar um programa a favor da modificação das respostas emocionais, devido ao fato de a influência de fatores afetivos no aprendizado da matemática ser evidente nas meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agüero, E., Meza, L., Suárez, Z. & Schmidt, S. (2017). Estudio de la ansiedad matemática en la educación media costarricense. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1). DOI: https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.1.849
Álvarez, R. (13 de julio de 2012). La ansiedad a las matemáticas afecta más a las niñas. Vital. Recuperado de https://rpp.pe/vital/expertos/ansiedad-hacia-las-matematicas-afecta-mas-a-las-ninas-segun-estudio-noticia-501478
Ashcraft, M. & Kirk, E. (2001). The relationships among working memory, math anxiety, and performance. Journal of Experimental Psychology General, 130(2), 224-237. DOI: 10.1037//0096-3445.130.2.224
Ashcraft, M. & Moore, A. (2009). Mathematics anxiety and the affective drop in performance. Journal of Psychoeducational Aseasen, 27(3), 197-205. DOI: https://doi.org/10.1177/0734282908330580
Barrera, M., Gutiérrez, H., Lara, A. & Villalpando, J. (2011). El rendimiento académico de las mujeres en matemáticas: análisis bibliográfico y un estudio de caso en educación superior en México. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 11(2). DOI: 10.15517/AIE.V11I2.10198
Birgin, O., Baloğlu, M., Çatlıoğlu, H. & Gürbüz, R. (2010). An investigation of mathematics anxiety among sixth through eighth grade students in Turkey. Learning and Individual Differences, 20, 654-658. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2010.04.006
Caciá, D., Reyes, M., Rosales, C. & Marroquín, C. (2012). Factores que inciden en el rendimiento en matemática de niñas y niños del primer ciclo del nivel de educación primaria en escuelas públicas de Guatemala. Guatemala: Ministerio de Educación de Guatemala.
Caprile, M., Vallès, N., Potrony, J., Crèixams, C. & Arasanz, J. (2008). El sesgo de género en el sistema educativo. Su repercusión en las áreas de Matemáticas y Tecnología en secundaria (THEANO). (Informe N° 803-09-080-8). Barcelona: Instituto de la mujer. Recuperado de http://www.inmujer.gob.es/areasTematicas/estudios/estudioslinea2009/docs/elSesgoGenero.pdf
Castro, G. (2017). La ansiedad y logros de aprendizaje en el área de matemática en estudiantes del quinto año de secundaria de la institución educativa San José de Nazareth. UGEL N° 4. Puente Piedra. 2016 (Tesis maestría). Universidad Cesar Vallejo. Lima. http://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/UCV/5872/Castro_CGC.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Devine, A., Fawcett, K., Szűcs, D. & Dowker, A. (2010). Gender differences in mathematics anxiety and the relation to mathematics performance while controlling for test anxiety. Behavioral and Brain Functions, 8(33). DOI: https://doi.org/10.1186/1744-9081-8-33.
Dos Santos, J. & Morale, A. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, 17(2), 317-327. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200015.
Fernández, R., Hernández, C., Prada, R. & Ramirez, P. (2018). Dominio afectivo y prácticas
pedagógicas de docentes de Matemáticas: un estudio de revision. Revista Espacios, 39(23), 25-35.
Gamboa, R. (2012). ¿Equidad de género en la enseñanza de las Matemáticas? Revista Electrónica Educare, 16(1), 63-78.
González, J., Núñez, J., González, L., González, J. & Roces, C. (2003). ¿Cómo explicar tanto fracaso en el aprendizaje de las matemáticas? Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 8(10), 350-358.
Guerrero, E. & Blanco, L. (2004). Diseño de un programa psicopedagógico para la intervención en los trastornos emocionales en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación, 34(2), 1-14. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3422990
Hidalgo, S., Maroto, A. & Palacios, A. (2004). ¿Por qué se rechazan las matemáticas? Análisis evolutivo y multivariante de actitudes relevantes hacia las matemáticas. Revista de Educación, 334, 75-95.
Jaggernauth, S. & Jameson-Charles, M. (2010). Mathematics anxiety and the primary school teacher: an exploratory study of the relationship between mathematics anxiety, mathematics teacher efficacy, and mathematics avoidance. En M. Carmo (Ed. de la serie Educational Trends), Education Applications & Developments Advances in Education (pp. 45-58) Recuperado de https://uwispace.sta.uwi.edu/dspace/bitstream/handle/2139/12548/Sharon%20Jaggernauth.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Linares, A. (2013). ¿Por qué somos tan malos en matemáticas? Recuperado de https://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-13088961
Lozano, J. (12 de agosto de 2013). La ansiedad matemática de los alumnos españoles. El Mundo. Recuperado de https://www.elmundo.es/espana/2013/12/07/52a3004861fd3dd86b8b458f.html
Ma, X. & Xu, J. (2004). The causal ordering of mathematics anxiety and mathematics achievement: a longitudinal panel analysis. Journal of Adolescence, 27(2), 165-179. DOI https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2003.11.003
Martínez, J. (2010). ¿Debe un profesor continuar con los mismos estudiantes de un grado a otro por varios años consecutivos en una institución educativa? Recuperado de http://viref.udea.edu.co/contenido/pdf/264-debe.pdf
Mato, M. & Muñoz, J. (2010). Efectos generales de las variables actitud y ansiedad sobre el rendimiento en matemáticas en alumnos de educación secundaria obligatoria. Implicaciones para la práctica educativa. Ciencias Psicológicas, 4(1), 27-40.
Mendick, H. (2005). A Beautiful Myth? The Gendering of Being/Doing "Good at Maths”. Gender and Education, 17(2), 203-219. https://doi.org/10.1080/0954025042000301465
Mesa, F. (2016). Algunos factores que influyen en los resultados de las pruebas estandarizadas y censales. Revista Redipe, 5(3), 136-145.
Ministerio de Educación Nacional. (2009). Escala de valoración nacional (Decreto No 1290). Recuperado de: https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-187765_archivo_pdf_decreto_1290.pdf
Nortes, R. & Nortes, A. (2017). Ansiedad, motivación y confianza hacia las Matemáticas en futuros maestros de Primaria. Números, 95, 77-92.
OECD (2019). Colombia - Country Note - PISA 2018 Results. Recuperado de https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_COL_ESP.pdf
Palacios, A., Hidalgo, S., Maroto, A. & Ortega, T. (2013). Causas y consecuencias de la ansiedad matemática mediante un modelo de ecuaciones estructurales. Enseñanza de las ciencias, 31(2), 93-111.
Pérez-Tyteca, P. (2012). La ansiedad matemática como centro de un modelo causal predictivo de la elección de carreras. (Tesis doctoral). Universidad de Granada, España. https://hera.ugr.es/tesisugr/2108144x.pdf
Pérez-Tyteca, P., Castro, E., Segovia, I., Castro, E., Fernández, E. & Cano, F. (2007). Ansiedad matemática de los alumnos que ingresan en la Universidad de Granada. Investigación en Educación Matemática, 11, 171-180.
Pérez-Tyteca, P., Monje, J. & Castro, E. (2013). Afecto y matemáticas. Diseño de una entrevista para acceder a los sentimientos de alumnos adolescentes. Avances de Investigación en Educación Matemática, 4, 65-82. DOI: https://doi.org/10.35763/aiem.v1i4.55
Perina, K. (2002). Sum of All Fears. Recuperado de https://www.psychologytoday.com/us/articles/200211/sum-all-fears
Radovic, D. (2018). Diferencias de género en rendimiento matemático en Chile. Revista Colombiana de Educación. 74. 221-242.
Reali, F., Maldonado, C. & Jiménez, W. (2015). Ansiedad a las matemáticas y bajo desempeño: ¿Son las niñas y los estudiantes de últimos años escolares los más afectados? Sexteto, 6. Recuperado de https://sextante.uniandes.edu.co/index.php/ejemplares/sextante-6/horizontes/ansiedad-a-las-matematicas-y-bajo-desempeno-son-las-ninas-y-los-estudiantes-de-ultimos-anos-escolares-los-mas-afectados
Reyes, L. (1984). Affective variables and Mathematics education. The Elementary School Journal, 84(5, 558-581.
Richardson, F. & Suinn, R. (1972). The Mathematics Anxiety Rating Scale: Psychometric data. Journal of Counseling Psychology, 19(6), 551–554.
Rius, M. (21 de mayo de 2015). ¿Por qué muchos estudiantes odian las matemáticas? Vanguardia. Recuperado de www.lavanguardia.com/vida/20150521/54431772174/estudiantes-odian-matematicas.html
Rivas, F. (1997). El proceso de enseñanza/aprendizaje en la situación educativa. Barcelona: Ariel Planeta.
Sánchez, C. (2017). Las mediciones masivas: una producción política de sentidos y significados sobre los sistemas educativos. Sophia, 13(1), 64-74.
Sánchez, J., Segovia, I. & Miñán, A. (2011). Exploración de la ansiedad hacia las matemáticas en los futuros maestros de educación primaria. Profesorado, 15(3), 297-312.
Serrano, R. & Sánchez, G. (2017). La especificidad de la ansiedad matemática en estudiantes mexicanos de bachillerato. Acta Latinoamericana de Matemáticas Educativa, 30, 178-187.

Publicado

2020-05-20

Como Citar

Villamizar Acevedo, G. ., Araujo Arenas, T. Y. ., & Trujillo Calderón, W. J. . (2020). Relação entre ansiedade matemática e rendimento acadêmico em matemática em estudante de ensino médio. Ciencias Psicológicas, 14(1), e-2174. https://doi.org/10.22235/cp.v14i1.2174

Edição

Secção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos Similares

<< < 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.